Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
An Entity of Type: Thing, from Named Graph: http://dbpedia.org, within Data Space: dbpedia.org

Merz (art style) is a synonym for the more common expression and term Dada, and traces back to Kurt Schwitters.

Property Value
dbo:abstract
  • Der Begriff Merz ist ein Synonym für den allgemein geläufigeren Begriff Dada, mit dem Hugo Ball, der Gründer des 1916 in Zürich ins Leben gerufenen Cabaret Voltaire, die von ihm und seinen Mitstreitern anvisierte neue Kunstrichtung bezeichnet hat – den Dadaismus. (de)
  • Merz est un mouvement artistique créé par Kurt Schwitters en parallèle du dada. (fr)
  • Merz (art style) is a synonym for the more common expression and term Dada, and traces back to Kurt Schwitters. (en)
  • Merz é uma palavra criada pelo alemão Kurt Schwitters – o inventor da instalação artística – para designar cada um dos seus processos criativos e o seu próprio estilo. Sendo artista plástico e poeta, além de produzir obras de outros gêneros, como a fotografia, Schwitters não se condicionava às regras de nenhum "-ismo", embora se identificasse com vários movimentos de vanguarda do início do século XX. A palavra Merz não tem significado. O nome surgiu de um fragmento de um impresso de um banco – o Kommerzbank; em português, 'Banco do Comércio'. Esse fragmento de papel fora utilizado por Schwitters em um dos seus trabalhos de colagem. Assim, o artista decidiu usar esse pedaço de palavra para designar o conjunto das suas colagens e pinturas. Posteriormente, estendeu a denominação à sua poesia e, depois, a toda a sua atividade.. Sendo os seus quadros e a sua poesia Merz feitos com aquilo que seriam os restos ignorados pela sociedade após o consumo pela sociedade industrial e comercial, fazia sentido utlizar um fragmento de uma palavra para denominar a sua arte. Schwitters produzia suas pinturas e colagens com materiais encontrados no lixo – jornais, impressos, revistas em quadrinhos, etc. Seus poemas também eram construídos com "restos" de linguagem verbal – ditos populares, frases feitas, slogans, etc, sem que houvesse, no entanto, a esperada conexão lógica entre eles, a não ser em termos de gestalt. Da mesma forma, sons com sentido meramente primordial – fonemas reproduzindo balbucios, cicios, trilos que foram gravados –, pré-lógico apenas, embora carregados de um sentido cultural, usados na linguagem falada quotidiana (oralidade), embora praticamente ignorados pela linguagem na forma escrita. Como toda a sua obra posterior foi batizada como Merz, o artista produziu, entre 1922 a 1932, uma revista que também tinha este nome, além de criar uma agência de publicidade e design chamada 'Merz Werbe, nos anos 1920. Para as primeiras instalações artísticas, seus trabalhos de ocupação espacial, Schwitters usou o fragmento Merz na composição do nome. A primeira, feita em Hannover, em 1923, ocupou toda a sua residência e chamou-se Merzbau(Obra Merz). Roupas, cabelos e garrafas com urina eram presos às paredes com arames. Pra Schwitters, Merz representava um "movimento de um homem só". De certa forma, é assim que ele é visto hoje. (pt)
dbo:thumbnail
dbo:wikiPageExternalLink
dbo:wikiPageID
  • 41492431 (xsd:integer)
dbo:wikiPageLength
  • 3370 (xsd:nonNegativeInteger)
dbo:wikiPageRevisionID
  • 1087321907 (xsd:integer)
dbo:wikiPageWikiLink
dcterms:subject
rdfs:comment
  • Der Begriff Merz ist ein Synonym für den allgemein geläufigeren Begriff Dada, mit dem Hugo Ball, der Gründer des 1916 in Zürich ins Leben gerufenen Cabaret Voltaire, die von ihm und seinen Mitstreitern anvisierte neue Kunstrichtung bezeichnet hat – den Dadaismus. (de)
  • Merz est un mouvement artistique créé par Kurt Schwitters en parallèle du dada. (fr)
  • Merz (art style) is a synonym for the more common expression and term Dada, and traces back to Kurt Schwitters. (en)
  • Merz é uma palavra criada pelo alemão Kurt Schwitters – o inventor da instalação artística – para designar cada um dos seus processos criativos e o seu próprio estilo. Sendo artista plástico e poeta, além de produzir obras de outros gêneros, como a fotografia, Schwitters não se condicionava às regras de nenhum "-ismo", embora se identificasse com vários movimentos de vanguarda do início do século XX. A palavra Merz não tem significado. O nome surgiu de um fragmento de um impresso de um banco – o Kommerzbank; em português, 'Banco do Comércio'. Esse fragmento de papel fora utilizado por Schwitters em um dos seus trabalhos de colagem. Assim, o artista decidiu usar esse pedaço de palavra para designar o conjunto das suas colagens e pinturas. Posteriormente, estendeu a denominação à sua poesia (pt)
rdfs:label
  • Merz (Kunstbegriff) (de)
  • Merz (mouvement) (fr)
  • Merz (art style) (en)
  • Merz (pt)
owl:sameAs
prov:wasDerivedFrom
foaf:depiction
foaf:isPrimaryTopicOf
is dbo:movement of
is dbo:wikiPageDisambiguates of
is dbo:wikiPageRedirects of
is dbo:wikiPageWikiLink of
is dbp:movement of
is foaf:primaryTopic of
Powered by OpenLink Virtuoso    This material is Open Knowledge     W3C Semantic Web Technology     This material is Open Knowledge    Valid XHTML + RDFa
This content was extracted from Wikipedia and is licensed under the Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License