O que mudará
Em 16 de setembro de 2019, começaremos a implantar gradualmente um novo sistema de gerenciamento do Android chamado "API Android Management". Os apps gerenciados com o novo sistema também usarão o
Android Device Policy, um novo cliente de gerenciamento no dispositivo que substituirá o
Google Apps Device Policy.
O novo cliente tem praticamente os mesmos recursos, mas há diferenças de gerenciamento e uso que afetarão os administradores e os usuários finais do G Suite. Com essas mudanças, os administradores e usuários terão mais facilidade de configurar e gerenciar os dispositivos Android para empresas.
Você receberá uma notificação por e-mail com antecedência A implantação será feita em etapas e poderá levar vários meses para chegar a todos os domínios. Cerca de três semanas antes que elas cheguem ao seu domínio, enviaremos um e-mail para o
administrador principal da organização com datas mais específicas.
Veja abaixo mais detalhes sobre as alterações.
Quem é afetado
Administradores e usuários finais
Por que usar
Como o novo cliente será mais integrado à infraestrutura do Android, nós poderemos adicionar novos recursos rapidamente e desenvolver atualizações mais facilmente para aumentar a segurança. Além disso, os usuários finais também terão uma experiência melhor, com menos apps para gerenciar e mais funcionalidades integradas.
Como começar
- Administrador: analise as alterações descritas nesta postagem, inclusive a seção de detalhes adicionais abaixo. Avise as mudanças que os usuários podem esperar.
- Usuário final: nenhuma ação é necessária.
Mais detalhes
Dispositivos que usarão o novo cliente de gerenciamento do Android Quando a mudança estiver implantada no seu domínio, os novos dispositivos inscritos serão gerenciados automaticamente pela API Android Management nestes casos:
- O dispositivo usa o Android M ou superior.
- O dispositivo é compatível com um perfil de trabalho e o modo de dispositivo da empresa (totalmente gerenciado).
- O gerenciamento avançado de dispositivos móveis está ativado na conta do usuário.
Os dispositivos inscritos antes não serão afetados. Eles continuarão gerenciados no cliente do Android legado.
O que mudará no gerenciamento de dispositivos com o novo cliente No Admin Console, a maioria das funcionalidades será mantida. Todos os dispositivos serão exibidos e gerenciados na mesma interface em
Admin Console > Gerenciamento de dispositivos.
No entanto, haverá algumas mudanças nos dispositivos gerenciados no novo cliente.
Os seguintes recursos não estarão disponíveis:
Estes novos recursos estarão disponíveis:
Os seguintes recursos serão alterados:
- Se você escolher excluir o dispositivo permanentemente de forma manual, poderá manter ou apagar as configurações de proteção ao fazer a redefinição para a configuração original.
- A configuração Limpeza automática da conta realizará a ação "Excluir o dispositivo permanentemente" nos dispositivos no modo "Proprietário do dispositivo" totalmente gerenciado. Além de ser aplicada quando os dispositivos não estiverem sincronizados, a configuração "Limpeza automática da conta" será acionada quando os dispositivos não estiverem em conformidade com algumas políticas (por exemplo, quando uma política de senha mais restritiva foi aplicada pelo administrador). Em ambos os casos, o usuário terá um período de carência e receberá notificações para corrigir o problema antes da limpeza.
- As regras de gerenciamento de dispositivos iniciarão a exclusão permanente do dispositivo em vez de uma limpeza de conta no caso de dispositivos no modo "Proprietário do dispositivo" totalmente gerenciado.
Você pode ver qual cliente está gerenciando um dispositivo no Admin Console em
Detalhes de segurança > User agent. Os dispositivos que usam o cliente legado terão uma versão do Google Apps Device Policy, e os que usam o novo cliente terão uma versão do Android Device Policy. Consulte a Central de Ajuda para saber
como ver detalhes de dispositivos móveis.
O que mudará no uso do dispositivo com o novo cliente Estas são algumas das principais alterações para os usuários finais:
- A experiência de registro será atualizada.
- Quando a nova versão for implantada, os usuários não verão mais o app Device Policy na gaveta de apps. O novo sistema de gerenciamento e o app Android Device Policy serão integrados ao Android para simplificar a experiência.
- Os usuários não poderão utilizar Meus dispositivos (só Encontre Meu Dispositivo) no gerenciamento.
- Se sua organização exigir uma senha forte, será preciso usar um símbolo, além de letras e números.
Os usuários terão um fluxo de configuração um pouco diferente ao registrar novos dispositivos.
Como migrar do sistema legado para a API Android Management Depois que essa alteração for implantada no seu domínio, você poderá migrar usuários e dispositivos manualmente para a nova API Android Management das seguintes maneiras:
- Redefina para a configuração original e registre novamente qualquer dispositivo qualificado.
- Informe e registre um novo dispositivo.
No futuro, adicionaremos opções e ferramentas para ajudar você a migrar os dispositivos para a API Android Management. Veja as mudanças mais recentes e atualizações sobre a migração no
blog G Suite Updates.
Disponibilidade
Detalhes da implantação - Todos os domínios: implantação estendida a partir de 16 de setembro de 2019, que pode levar mais de 15 dias para a visibilidade do recurso. A implantação será feita em etapas e poderá levar vários meses para chegar a todos os domínios.
- Os administradores principais serão notificados por e-mail cerca de três semanas antes de ela chegar ao domínio.
Edições do G Suite - Disponível para todas as edições do G Suite
Ativado/desativado por padrão? - Esse recurso estará ATIVADO por padrão para os novos dispositivos que atenderem aos requisitos acima.