Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree

Green analytical chemistry applied to the investigation of agro industrial wastes generated in Brazil and Australia

Processo: 18/50025-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2018 - 30 de junho de 2024
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Convênio/Acordo: Australian Technology Network of Universities (ATN)
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Vanderlan da Silva Bolzani
Beneficiário:Vanderlan da Silva Bolzani
Pesq. responsável no exterior: Emily Frances Hilder
Instituição no exterior: University of South Australia (UniSA), Austrália
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50926-0 - INCT 2014: biodiversidade e produtos naturais, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Química analítica  Sustentabilidade  Resíduos agroindustriais  Resíduos agrícolas  Solventes eutéticos profundos  Cromatografia líquida de alta pressão 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Quimica

Resumo

De acordo com as Nações Unidas, é necessário intensificar a pesquisa sobre tecnologias para a conversão de resíduos agrícolas em recursos úteis para a sociedade. Estima-se que mais de 30% da massa de resíduos gerada no Brasil e na Austrália advenha de produção agrícola. A busca de compostos de interesse em resíduos por meio de estratégias avançadas de valor agregado com base em tecnologias verdes, antes de adicioná-los a produtos de baixo valor agregado, é vista como uma forma de preservar os recursos ambientais e de diversificar a geração de produtos a partir de uma mesma matéria-prima. Esses esforços devem ser conduzidos por pesquisas baseadas em princípios de sustentabilidade desde o início. O objetivo deste projeto é desenvolver abordagens e metodologias analíticas sustentáveis na investigação química de resíduos agroindustriais gerados no Brasil e na Austrália. Os procedimentos experimentais consistirão em extração de resíduos agrícolas usando componentes de NADES, análise das amostras preparadas por HPLC verde, MS e RMN e separação de analitos e NADES com adsorventes poliméricos porosos, cinco missões de cada lado foram planejadas em 2 anos. Com o potencial de obter um valor significativo dos resíduos de biomassa, espera-se que trabalhos futuros incluam colaboração com parceiros da indústria que possam se beneficiar dos resultados desse trabalho. Recursos adicionais serão buscado em agências locais em ambos os países, por meio de um projeto colaborativo de médio-longo prazo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ASSIRATI, JULIA; RINALDO, DANIEL; RABELO, SARITA CANDIDA; BOLZANI, VANDERLAN DA SILVA; HILDER, EMILY FRANCES; FUNARI, CRISTIANO SOLEO. A green, simplified, and efficient experimental setup for a high-throughput screening of agri-food by-products - From polar to nonpolar metabolites in sugarcane solid residues. Journal of Chromatography A, v. 1634, . (18/50025-3, 17/06216-6, 18/09886-5, 18/01786-1, 14/50926-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: