Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree

Estruturação de uma nova cadeia produtiva de biogás baseada em agave

Processo: 20/02524-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2020 - 31 de outubro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Gonçalo Amarante Guimarães Pereira
Beneficiário:Gonçalo Amarante Guimarães Pereira
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Ana Cristina Fermino Soares ; Aristóteles Góes Neto ; Gustavo Mockaitis ; Marcelo Falsarella Carazzolle ; Maria Angélica Pereira de Carvalho Costa ; Sarita Candida Rabelo
Assunto(s):Novas fontes de energias  Biomassa  Sisal  Agave sisalana  Biometano  Biogás  Biologia computacional  Transcriptômica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bioinformática | Biomassa | Biometano | Transcriptômica | Melhoramernto e genômica

Resumo

A Bahia é o maior produtor de fibra de sisal do mundo, uma fibra extraída da espécie Agave sisalana. A produção da Bahia é de cerca de 20.400 toneladas, que corresponde a 58% da produção mundial. Entretanto, de uma planta de Agave, a fibra representa apenas 4% do peso da folha, restando o bagaço úmido, um material riquíssimo em matéria orgânica e diversas moléculas com potencial para a química fina, que é abandonado no campo, o que acaba por se constituir em um problema por ser foco de pragas e doenças, inclusive para o ser humano. A cana de açúcar experimentou situação parecida na década de 70, quando o Brasil iniciou o Pró-álcool. Nesse setor a solução encontrada foi a conversão desse material em energia elétrica a partir da queima em caldeiras. Hoje em dia é produzido cerca de 27,1 TWh anualmente desse material, sendo a segunda maior fonte de energia elétrica renovável no país. No caso do Sisal, entretanto, a situação é diferente. Trata-se de agricultura familiar, com nível de organização muito baixo e pouca capacidade de investimento. Assim, uma possibilidade para geração de energia a partir do bagaço do sisal está na geração de biogás. Dito isso, o objetivo do presente projeto é caracterizar do ponto de vista genético, fenotípico e químico diferentes acessos de Agave plantados na região produtora de sisal no semiárido da Bahia, além de plantas importadas com alta produtividade, avaliando o potencial de produção de biogás de alguns acessos, considerando a planta inteira e o bagaço deixado no campo pelo sistema produtivo de fibra de sisal atualmente aplicado na Bahia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARONE, MARINA PUPKE; ZANELI CAMPANARI, MARIA FERNANDA; RAYA, FABIO TRIGO; GUIMARAES PEREIRA, GONCALO AMARANTE; CARAZZOLLE, MARCELO FALSARELLA. Fungal communities represent the majority of root-specific transcripts in the transcriptomes of Agave plants grown in semiarid regions. PeerJ, v. 10, p. 24-pg., . (13/08293-7, 20/02524-0)
CARVALHO, LUCAS M.; SILVA, NICHOLAS VINICIUS; DE ABREU, LUIS GUILHERME F.; MARONE, MARINA PUPKE; CARDELLI, ALEXANDRA RUSSOLO; RAYA, FABIO TRIGO; ARAUJO, GUIDO; CARAZZOLLE, MARCELO FALSARELLA; PEREIRA, GONCALO AMARANTE GUIMARAES. Analysis of protein-protein interaction and weighted co-expression networks revealed key modules and genes in multiple organs of Agave sisalana. FRONTIERS IN CHEMICAL ENGINEERING, v. 5, p. 15-pg., . (20/02524-0, 13/08293-7, 19/12914-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.