Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree

Presidencialismos e governos de coalizão: Brasil e América Latina

Processo: 21/01393-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2021
Vigência (Término): 14 de março de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Comportamento Político
Pesquisador responsável:Fernando de Magalhães Papaterra Limongi
Beneficiário:Fernando Meireles
Instituição Sede: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/14525-6 - Instituições políticas, padrões de interação executivo-legislativo e capacidade governativa, AP.TEM
Assunto(s):Presidencialismo   Governo   Coalizão   Poder legislativo   Brasil   América Latina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:América Latina | Apoio ao governo | Brasil | coalizão | presidencialismo | Votações Nominais | Presidencialismo de coalizão em perspectiva comparada

Resumo

Este projeto visa obtenção de uma bolsa de pós-doutorado destinada a financiar pesquisa em acordo com os objetivos centrais do projeto temático "Instituições políticas, padrões de interação executivo-legislativo e capacidade governativa". Entre eles, destaca-se a intenção de testar de forma sistemática, com evidências robustas os efeitos dos poderes legislativos do executivo e da centralização do processo decisório no interior do congresso no funcionamento dos sistemas democráticos. Ainda que o projeto tenha logrado êxito em adotar uma perspectiva comparada, a maior parte dos resultados obtidos até aqui se ancora em pesquisas sobre o caso brasileiro. O objetivo principal desta bolsa é a de ampliar nossos conhecimentos, procurando estabelecer bases para pesquisas que testem o alcance dos resultados obtidos até o momento em perspectiva mais declaradamente comparada. Sendo mais específico, nosso maior objetivo é estender a base da pesquisa para outros sistemas políticos presidencialistas, localizados geralmente na América Latina. Sabemos que, ao contrário do que rezava a teoria, presidentes recorrem a coalizões para obter apoio do poder legislativo. Contudo, como funcionam as coalizões partidárias em regimes presidencialistas é um tema que não tem recebido a atenção devida na literatura. Recorrer a comparação entre países que adotam o mesmo sistema possibilita primeiramente um entendimento mais profundo do sistema político brasileiro, ao mesmo tempo em que possibilita uma compreensão mais abrangente sobre os regimes democráticos em especial dos que adotam a forma presidencialista. Com esta proposta, o projeto temático almeja incentivar pesquisadores a se dedicar ao tema. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDO MEIRELES. Política Distributiva em Coalizão. Dados, v. 67, n. 1, . (21/01393-2)
CARROLL, ROYCE; MEIRELES, FERNANDO. Multi-level legislative representation in an inchoate party system: Mass-elite ideological congruence in Brazil. PARTY POLITICS, v. N/A, p. 15-pg., . (21/01393-2)
FERNANDO MEIRELES; GUILHERME RUSSO. Pesquisas eleitorais no Brasil: tendências e desempenho. Estudos avançados, v. 36, n. 106, p. 117-131, . (21/01393-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.