Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação de esteróis biogênicos em ambiente antártico, ao longo dos últimos 20 anos, e a relação com mudanças ambientais recentes.

Processo: 22/14244-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2023
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Química
Pesquisador responsável:Rafael Andre Lourenço
Beneficiário:Gabrielle Vieira Lube
Instituição Sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Matéria orgânica   Mudanças ambientais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:esteróis biogênicos | Marcadores geoquímicos | matéria orgânica | Mudanças ambientais | Peninsula Antártica | Sedimentos superficiais | Geoquímica Orgânica Marinha

Resumo

O Continente Antártico é considerado uma das áreas mais intocadas do planeta devido à sua localização geográfica e à distância de regiões povoadas. Nas últimas décadas, a Península Antártica apresentou uma acentuada elevação da temperatura, sendo maior que a média global. A principal consequência desta alteração, está ligada a perda de área e volume das geleiras, gerando uma maior descarga de material continental para o ambiente glacio-marinho, trazendo assim, mudanças na dinâmica do carbono na área. Os esteróis são importantes ferramentas biogeoquímicas, utilizadas para compreender as fontes, o transporte e o destino de compostos orgânicos no compartimento marinho, além de atuarem como impressões digitais da produção primária em diferentes escalas de tempo. Assim, o estudo irá investigar a distribuição espaço-temporal de esteróis biogênicos em amostras de sedimentos superficiais e material particulado em suspensão (MPS) ao longo das três grandes enseadas da Baía do Almirantado, Ilha de Rei George, Antártica nas últimas duas décadas. Com isso, será possível investigar o papel do clima na transferência desses compostos e, consequentemente, os possíveis efeitos do aquecimento global em um ambiente mais suscetível às mudanças climáticas, como a Antártica. Por fim, os métodos de amostragem, para análise analítica e instrumental, serão implementados e otimizados. Estas ferramentas vão contribuir com a obtenção de dados para o inventário global de compostos orgânicos, temática que está em consonância com o Protocolo ao Tratado da Antártica sobre Proteção ao Meio Ambiente, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, e com os resultados esperados para a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021 - 2030).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)