Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree

Francisco William da Cruz Junior

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências (IGC)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995), mestrado em Geociências com ênfase a geomorfologia e geologia de terrenos cársticos pelo programa de pós graduação em Geoquímica e Geotectônica pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em geoquímica isotópica pelo mesmo programa na Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado pela Universidade de Massachusetts nos EUA, entre 2004 e 2007, também trabalhando com geoquímica de isotópos estáveis. Foi bolsista Jovem pesquisador da FAPESP entre 2007 e 2011. Atualmente é Professor Titular do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Vem atuando principalmente no estudo paleoclimático e paleoambiental a partir da geoquímica de espeleotemas de diversas regiões brasileiras. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 06/07/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

SP Pesquisa - Paleoclimatologia - 1º Bloco


Publicado em 21 de junho de 2015 - SP Pesquisa - Paleoclimatologia - 1º Bloco. Pesquisadores da USP que estudam cavernas, o fundo mar e florestas se juntaram numa ciência chamada Paleoclimatologia. Cada um à sua maneira, eles querem mapear o clima do passado. O biólogo marinho consegue enxergar nas bactérias calcificadas no fundo do mar informações sobre o clima de milhares de anos atrás. O geólogo visita cavernas, observa estalagmites e estalactites e delas consegue extrair dados sobre as chuvas do passado e ainda dizer de onde elas vieram. O biólogo que estuda testemunhos de árvores também consegue observar dados sobre as chuvas e a temperatura no passado. O programa acompanha essas três pesquisas e conta como os cientistas descobrem informações sobre o clima do passado e para que isso serve.

Geogenômica


Publicado em 16 de junho de 2016 - Pesquisa FAPESP. A Geogenômica é uma nova disciplina que busca explicar a diversidade biológica das florestas tropicais. Com projetos centrados na Amazônia e Mata Atlântica, biólogos e geólogos explicam como a integração de diferentes áreas do conhecimento ajuda no desenvolvimento de pesquisas.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: