Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree

Astolfo Gomes de Mello Araujo

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor Doutor Livre Docente do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Vice-diretor da Estação Ciência - Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo. Conselheiro do Monumento Nacional Ruínas do Engenho dos Erasmos. Coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas em Evolução, Cultura e Meio Ambiente - LEVOC. Graduado em Geologia pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (1989), com mestrado em Arqueologia - Museu de Arqueologia e Etnologia / USP (1995), doutorado em Arqueologia - Museu de Arqueologia e Etnologia /USP (2001) e doutorado parcial (SWE) em Antropologia / Arqueologia na University of Washington, Seattle, EUA (1998). Ex-Pesquisador Visitante do Departamento de Arqueologia da Universidade de Exeter, Inglaterra. Pesquisador Associado ao Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos - LEEH do IB / USP. Pesquisador Associado do "Powars II Archaeological Project", Wyoming, EUA. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Geoarqueologia e Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia, Estudos do Quaternário, Geomorfologia, paleoambientes, métodos arqueológicos. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 27/07/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

SP Pesquisa - A origem do Homem Americano - 1º bloco


O programa apresenta as novas descobertas sobre a origem do Homem americano. Como a espécie humana chegou a América é um dos mistérios que a Ciência ainda não desvendou. Mas os cientistas do Brasil têm encontrado cada vez mais provas de que a ocupação da América foi muito mais diversificada do que se pensava em décadas passadas. O bioantropólogo Walter Neves mostra os fósseis que confirmam que os primeiros habitantes da América do Sul pertenciam ao chamado Povo de Luzia. O São Paulo Pesquisa mostra como os cientistas investigam os costumes dos nossos ancestrais, e porque os mais recentes achados podem mudar o conhecimento sobre a história pré-colombiana.

SP Pesquisa - A origem do Homem Americano - 2º bloco


O programa apresenta as novas descobertas sobre a origem do Homem americano. Como a espécie humana chegou a América é um dos mistérios que a Ciência ainda não desvendou. Mas os cientistas do Brasil têm encontrado cada vez mais provas de que a ocupação da América foi muito mais diversificada do que se pensava em décadas passadas. O bioantropólogo Walter Neves mostra os fósseis que confirmam que os primeiros habitantes da América do Sul pertenciam ao chamado Povo de Luzia. O São Paulo Pesquisa mostra como os cientistas investigam os costumes dos nossos ancestrais, e porque os mais recentes achados podem mudar o conhecimento sobre a história pré-colombiana

Pontas pré-históricas de São Paulo são diferentes dos artefatos sulinos


Publicado em 18 de junho de 2012 - Pesquisa FAPESP. As pontas de flecha ou de lança pré-históricas foram encontradas em maior concentração do interior de São Paulo até o Rio Grande do Sul. Independente do local, todos os projéteis de pedra resgatados nessa vasta área costumam ser rotulados como pertencentes à tradição Umbu, uma cultura arqueológica associada a antigos caçadores-coletores. Porém, o estudo mostra que as pontas encontradas no estado de São Paulo são diferentes das do Sul. Pode ser que essas diferenças estejam relacionadas com distintas culturas.

Pedro Leopoldo: O berço de Luzia (parte 1)


Publicado em 10 de fevereiro de 2010 - Pesquisa FAPESP. O filme mostra os sítios arqueológicos de Pedro Leopoldo, na região mineira de Lagoa Santa, nos arredores de Belo Horizonte, onde foi encontrado um crânio de 11 mil anos de idade, chamado informalmente de Luzia. A área é alvo de um grande projeto de pesquisa sobre a origem do homem nas Américas coordenado pelo arqueólogo Waltes Neves, do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos (LEEH) do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB/USP) . Produzido pela prefeitura de Pedro Leopoldo e pelo LEEH em 2007, o vídeo foi gentilmente cedido a Pesquisa FAPESP por Walter Neves.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: