Este artigo tem por objetivo relatar a reflexão dos licenciandos em música sobre a prática nortea... more Este artigo tem por objetivo relatar a reflexão dos licenciandos em música sobre a prática norteada pelas metodologias ativas no curso superior à distância. A pesquisa ocorreu na disciplina Estratégias de Aprendizagem a Distância por meio da pesquisa ação. Participaram da pesquisa os 142 alunos matriculados na disciplina, a professora investigadora e o tutor da disciplina. Os pressupostos da aprendizagem colaborativa, motivação para aprender, estratégias de aprendizagem e metodologias ativas em educação pautaram as ações nas dinâmicas do ensino durante o curso da disciplina. Os resultados mostraram que a articulação de saberes, o diálogo e a mediação tecnológica puderam abrir perspectivas para motivação, capacitação e desenvolvimento musical por parte dos licenciandos em música. Em suma, a utilização de metodologias ativas amplia possibilidades no fazer musical de modo a promover e a apoiar a formação docente no ensino superior à distância.
O uso das tecnologias tem sido discutido na area educacional, revelando possibilidades, duvidas e... more O uso das tecnologias tem sido discutido na area educacional, revelando possibilidades, duvidas e questionamentos por educadores e gestores, na busca de acoes efetivas para desenvolver as praticas escolares. No intuito de contribuir com essa tematica, este texto objetiva demonstrar algumas possibilidades para utilizar as tecnologias digitais nas aulas de musica no ensino regular. Com base no genero musical rock, elaboramos uma proposta de aprendizagem colaborativa: integrar o interesse dos alunos pelas tecnologias digitais utilizando aplicativos gratuitos e facilmente adaptaveis A s diferentes realidades escolares. Para os professores e educadores musicais, esperamos que esta proposta possa contribuir para o uso das tecnologias digitais em sala de aula, com praticas pedagogicas positivas no ensino de musica.
Este artigo tem como objetivo conhecer os tipos de interacoes estabelecidas entre os licenciandos... more Este artigo tem como objetivo conhecer os tipos de interacoes estabelecidas entre os licenciandos de pedagogia com a aprendizagem musical utilizando o blog como ferramenta de aprendizagem. Para desenvolvimento do estudo, primeiramente foi realizado uma proposta metodologica de ensino hibrido, com aulas presenciais semanais somadas as atividades online via blog . Para conhecer se tal ferramenta contribuiu para a aprendizagem musical destes alunos, um questionario foi utilizado para coleta de dados, a fim de revelar as impressoes, potencialidades, dificuldades e importância das proposicoes realizadas em sala de aula para a formacao destes licenciandos. Os resultados obtidos nesse estudo visam discutir de forma problematizada o uso de ferramentas tecnologicas para o processo de ensino e aprendizagem e suas potencialidades para o desenvolvimento da aprendizagem colaborativa em sala de aula.
Este artigo tem como objetivo relatar uma experiencia ocorrida num curso de formacao continuada p... more Este artigo tem como objetivo relatar uma experiencia ocorrida num curso de formacao continuada para professores de Arte utilizando tecnologias digitais. Este trabalho faz parte de uma pesquisa desenvolvida pelo Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) com professores da rede publica estadual do Parana em parceria com a Universidade Estadual de Maringa. O curso de capacitacao ocorreu na cidade de Quinta do Sol, no periodo de marco a maio de 2017. Para elaboracao, implementacao e realizacao do curso foi necessario a confeccao de um material pedagogico proprio envolvendo conhecimentos tecnologicos e de Artes (artes visuais e musica). Os resultados deste estudo revelam a importância da formacao dos professores de Arte utilizando as Tecnologias de Informacao e Comunicacao (TIC) no contexto escolar assim como a potencializacao de praticas pedagogicas no processo ensino/aprendizagem de forma dinâmica, problematizada e colaborativa.
Este artigo tem como objetivo refletir como dois aspectos existentes na relacao professor-aluno e... more Este artigo tem como objetivo refletir como dois aspectos existentes na relacao professor-aluno em sala de aula ( feedback informacional e desafios no nivel de habilidade do aluno) podem contribuir para a percepcao de competencia durante as atividades musicais em sala de aula. Amparado pela Teoria da Autodeterminacao, a pesquisa foi delineada por meio de uma pesquisa acao com alunos do ensino fundamental II. Os resultados do estudo refletem a importância do professor em auxiliar a percepcao de competencia dos alunos no momento da aprendizagem musical escolar.
O presente artigo discute a reflexao de uma pratica pedagogico-musical realizada em um contexto e... more O presente artigo discute a reflexao de uma pratica pedagogico-musical realizada em um contexto escolar com alunos do segundo ano do ensino fundamental. A proposta de ensino foi idealizada envolvendo os conteudos de musica por meio de fontes sonoras diversas, denominados aqui por instrumentos cotidiafonos. A partir da experiencia relatada realizou-se uma reflexao por parte das autoras observando a postura profissional durante e apos a acao pedagogica e suas implicacoes na motivacao dos alunos para as praticas musicais. Esta reflexao esta fundamentada a partir dos pressupostos apresentados por Schon (1997) e Deci e Ryan (2008; 2012). Os resultados deste estudo evidenciam a importância da reflexao pedagogica desde o inicio da profissionalizacao docente e reflete diretamente para a motivacao dos alunos para a aprendizagem musical em sala de aula.
Este artigo tem como objetivo refetir como as experiencias coletivas dos alunos utilizando as tec... more Este artigo tem como objetivo refetir como as experiencias coletivas dos alunos utilizando as tecnologias digitais podem melhorar a aprendizagem musical em sala de aula. A pesquisa geradora, delineada por meio de uma pesquisa acao, foi fundamentada na perspectivada da aprendizagem colaborativa e aponta as diferentes estrategias adotadas pelos alunos durante as atividades musicais realizadas coletivamente. Como resultado, o estudo refete sobre os desafios dos professores de musica que procuram praticas pedagogicas para contribuir com a aprendizagem colaborativa no contexto educacional.
O uso das tecnologias tem sido discutido na Airea educacional, revelando possibilidades, dAovidas... more O uso das tecnologias tem sido discutido na Airea educacional, revelando possibilidades, dAovidas e questionamentos por educadores e gestores, na busca de aA§Aµes efetivas para desenvolver as prAiticas escolares. No intuito de contribuir com essa temAitica, este texto objetiva demonstrar algumas possibilidades para utilizar as tecnologias digitais nas aulas de mAosica no ensino regular. Com base no gAanero musical rock, elaboramos uma proposta de aprendizagem colaborativa: integrar o interesse dos alunos pelas tecnologias digitais utilizando aplicativos gratuitos e facilmente adaptAiveis A s diferentes realidades escolares. Para os professores e educadores musicais, esperamos que esta proposta possa contribuir para o uso das tecnologias digitais em sala de aula, com prAiticas pedagA³gicas positivas no ensino de mAosica.
O presente simposio tem como objetivo relatar pesquisas desenvolvidas no grupo de pesquisa Formac... more O presente simposio tem como objetivo relatar pesquisas desenvolvidas no grupo de pesquisa Formacao e Atuacao de Profissionais em Musica (FAPROM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre a motivacao para aprender e ensinar musica utilizando as tecnologias digitais. O primeiro trabalho envolve uma tese de doutorado cujo objetivo foi de investigar a aprendizagem musical colaborativa utilizando as tecnologias digitais e a motivacao dos alunos para aprender amparado pela Teoria da Autodeterminacao. A metodologia foi delineada por meio da pesquisa acao com alunos do 7o ano do ensino fundamental II em uma cidade no norte do Estado do Parana. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semi estruturadas, questionarios online, fotografias, gravacoes em video, diarios de campo, redes sociais e blog criado colaborativamente. A autora relata como o uso de uma abordagem colaborativa apoiada pelo uso das tecnologias digitais pode auxiliar na satisfacao das necessidades psic...
Este artigo tem por objetivo discutir sobre a formação de professores a partir das experiências d... more Este artigo tem por objetivo discutir sobre a formação de professores a partir das experiências desenvolvidas por meio do estágio supervisionado em música durante o período de ensino remoto emergencial. O referencial teórico foi constituído a partir dos seguintes eixos: tecnologias digitais e mídias sociais, aprendizagem colaborativa e formação para a docência em música. A metodologia utilizada foi a pesquisa ação. Para tanto, os licenciandos foram instigados a desenvolver uma proposta de estágio que culminou na produção colaborativa e aplicação de um material pedagógico-musical virtual no contexto da educação básica. Foram estabelecidas reflexões sobre o papel do estágio supervisionado em novos contextos e cenários a partir da realização e implementação desta produção, bem como discussões sobre suas implicações para a profissionalização de licenciandos. As impressões reveladas pontuam positivamente para a construção colaborativa de propostas educacionais pautadas na identificação, ...
Este artigo tem por objetivo relatar a reflexão dos licenciandos em música sobre a prática nortea... more Este artigo tem por objetivo relatar a reflexão dos licenciandos em música sobre a prática norteada pelas metodologias ativas no curso superior à distância. A pesquisa ocorreu na disciplina Estratégias de Aprendizagem a Distância por meio da pesquisa ação. Participaram da pesquisa os 142 alunos matriculados na disciplina, a professora investigadora e o tutor da disciplina. Os pressupostos da aprendizagem colaborativa, motivação para aprender, estratégias de aprendizagem e metodologias ativas em educação pautaram as ações nas dinâmicas do ensino durante o curso da disciplina. Os resultados mostraram que a articulação de saberes, o diálogo e a mediação tecnológica puderam abrir perspectivas para motivação, capacitação e desenvolvimento musical por parte dos licenciandos em música. Em suma, a utilização de metodologias ativas amplia possibilidades no fazer musical de modo a promover e a apoiar a formação docente no ensino superior à distância.
O uso das tecnologias tem sido discutido na area educacional, revelando possibilidades, duvidas e... more O uso das tecnologias tem sido discutido na area educacional, revelando possibilidades, duvidas e questionamentos por educadores e gestores, na busca de acoes efetivas para desenvolver as praticas escolares. No intuito de contribuir com essa tematica, este texto objetiva demonstrar algumas possibilidades para utilizar as tecnologias digitais nas aulas de musica no ensino regular. Com base no genero musical rock, elaboramos uma proposta de aprendizagem colaborativa: integrar o interesse dos alunos pelas tecnologias digitais utilizando aplicativos gratuitos e facilmente adaptaveis A s diferentes realidades escolares. Para os professores e educadores musicais, esperamos que esta proposta possa contribuir para o uso das tecnologias digitais em sala de aula, com praticas pedagogicas positivas no ensino de musica.
Este artigo tem como objetivo conhecer os tipos de interacoes estabelecidas entre os licenciandos... more Este artigo tem como objetivo conhecer os tipos de interacoes estabelecidas entre os licenciandos de pedagogia com a aprendizagem musical utilizando o blog como ferramenta de aprendizagem. Para desenvolvimento do estudo, primeiramente foi realizado uma proposta metodologica de ensino hibrido, com aulas presenciais semanais somadas as atividades online via blog . Para conhecer se tal ferramenta contribuiu para a aprendizagem musical destes alunos, um questionario foi utilizado para coleta de dados, a fim de revelar as impressoes, potencialidades, dificuldades e importância das proposicoes realizadas em sala de aula para a formacao destes licenciandos. Os resultados obtidos nesse estudo visam discutir de forma problematizada o uso de ferramentas tecnologicas para o processo de ensino e aprendizagem e suas potencialidades para o desenvolvimento da aprendizagem colaborativa em sala de aula.
Este artigo tem como objetivo relatar uma experiencia ocorrida num curso de formacao continuada p... more Este artigo tem como objetivo relatar uma experiencia ocorrida num curso de formacao continuada para professores de Arte utilizando tecnologias digitais. Este trabalho faz parte de uma pesquisa desenvolvida pelo Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) com professores da rede publica estadual do Parana em parceria com a Universidade Estadual de Maringa. O curso de capacitacao ocorreu na cidade de Quinta do Sol, no periodo de marco a maio de 2017. Para elaboracao, implementacao e realizacao do curso foi necessario a confeccao de um material pedagogico proprio envolvendo conhecimentos tecnologicos e de Artes (artes visuais e musica). Os resultados deste estudo revelam a importância da formacao dos professores de Arte utilizando as Tecnologias de Informacao e Comunicacao (TIC) no contexto escolar assim como a potencializacao de praticas pedagogicas no processo ensino/aprendizagem de forma dinâmica, problematizada e colaborativa.
Este artigo tem como objetivo refletir como dois aspectos existentes na relacao professor-aluno e... more Este artigo tem como objetivo refletir como dois aspectos existentes na relacao professor-aluno em sala de aula ( feedback informacional e desafios no nivel de habilidade do aluno) podem contribuir para a percepcao de competencia durante as atividades musicais em sala de aula. Amparado pela Teoria da Autodeterminacao, a pesquisa foi delineada por meio de uma pesquisa acao com alunos do ensino fundamental II. Os resultados do estudo refletem a importância do professor em auxiliar a percepcao de competencia dos alunos no momento da aprendizagem musical escolar.
O presente artigo discute a reflexao de uma pratica pedagogico-musical realizada em um contexto e... more O presente artigo discute a reflexao de uma pratica pedagogico-musical realizada em um contexto escolar com alunos do segundo ano do ensino fundamental. A proposta de ensino foi idealizada envolvendo os conteudos de musica por meio de fontes sonoras diversas, denominados aqui por instrumentos cotidiafonos. A partir da experiencia relatada realizou-se uma reflexao por parte das autoras observando a postura profissional durante e apos a acao pedagogica e suas implicacoes na motivacao dos alunos para as praticas musicais. Esta reflexao esta fundamentada a partir dos pressupostos apresentados por Schon (1997) e Deci e Ryan (2008; 2012). Os resultados deste estudo evidenciam a importância da reflexao pedagogica desde o inicio da profissionalizacao docente e reflete diretamente para a motivacao dos alunos para a aprendizagem musical em sala de aula.
Este artigo tem como objetivo refetir como as experiencias coletivas dos alunos utilizando as tec... more Este artigo tem como objetivo refetir como as experiencias coletivas dos alunos utilizando as tecnologias digitais podem melhorar a aprendizagem musical em sala de aula. A pesquisa geradora, delineada por meio de uma pesquisa acao, foi fundamentada na perspectivada da aprendizagem colaborativa e aponta as diferentes estrategias adotadas pelos alunos durante as atividades musicais realizadas coletivamente. Como resultado, o estudo refete sobre os desafios dos professores de musica que procuram praticas pedagogicas para contribuir com a aprendizagem colaborativa no contexto educacional.
O uso das tecnologias tem sido discutido na Airea educacional, revelando possibilidades, dAovidas... more O uso das tecnologias tem sido discutido na Airea educacional, revelando possibilidades, dAovidas e questionamentos por educadores e gestores, na busca de aA§Aµes efetivas para desenvolver as prAiticas escolares. No intuito de contribuir com essa temAitica, este texto objetiva demonstrar algumas possibilidades para utilizar as tecnologias digitais nas aulas de mAosica no ensino regular. Com base no gAanero musical rock, elaboramos uma proposta de aprendizagem colaborativa: integrar o interesse dos alunos pelas tecnologias digitais utilizando aplicativos gratuitos e facilmente adaptAiveis A s diferentes realidades escolares. Para os professores e educadores musicais, esperamos que esta proposta possa contribuir para o uso das tecnologias digitais em sala de aula, com prAiticas pedagA³gicas positivas no ensino de mAosica.
O presente simposio tem como objetivo relatar pesquisas desenvolvidas no grupo de pesquisa Formac... more O presente simposio tem como objetivo relatar pesquisas desenvolvidas no grupo de pesquisa Formacao e Atuacao de Profissionais em Musica (FAPROM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre a motivacao para aprender e ensinar musica utilizando as tecnologias digitais. O primeiro trabalho envolve uma tese de doutorado cujo objetivo foi de investigar a aprendizagem musical colaborativa utilizando as tecnologias digitais e a motivacao dos alunos para aprender amparado pela Teoria da Autodeterminacao. A metodologia foi delineada por meio da pesquisa acao com alunos do 7o ano do ensino fundamental II em uma cidade no norte do Estado do Parana. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semi estruturadas, questionarios online, fotografias, gravacoes em video, diarios de campo, redes sociais e blog criado colaborativamente. A autora relata como o uso de uma abordagem colaborativa apoiada pelo uso das tecnologias digitais pode auxiliar na satisfacao das necessidades psic...
Este artigo tem por objetivo discutir sobre a formação de professores a partir das experiências d... more Este artigo tem por objetivo discutir sobre a formação de professores a partir das experiências desenvolvidas por meio do estágio supervisionado em música durante o período de ensino remoto emergencial. O referencial teórico foi constituído a partir dos seguintes eixos: tecnologias digitais e mídias sociais, aprendizagem colaborativa e formação para a docência em música. A metodologia utilizada foi a pesquisa ação. Para tanto, os licenciandos foram instigados a desenvolver uma proposta de estágio que culminou na produção colaborativa e aplicação de um material pedagógico-musical virtual no contexto da educação básica. Foram estabelecidas reflexões sobre o papel do estágio supervisionado em novos contextos e cenários a partir da realização e implementação desta produção, bem como discussões sobre suas implicações para a profissionalização de licenciandos. As impressões reveladas pontuam positivamente para a construção colaborativa de propostas educacionais pautadas na identificação, ...
Uploads
Papers by Francine Cernev