Location via proxy:   
[Report a bug]   [Manage cookies]                

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Ativ2_8 Izabel

No dia vinte e um de outubro de dois mil e nove às 13h45min realizamos a atividade 2_7 com a turma do 7º ano da EEEFM Professor Odilon de Figueiredo na cidade de Várzea PB, sobre a criação de hipertextos, uma turma pequena composta apenas por nove anos, na faixa etária entre 12 e 13 anos.

Depois que mostramos a eles um texto da Wikipédia sobre equações para que eles pudessem navegar nos links e entender o que é realmente um hipertexto orientamos eles para que criassem os hipertextos envolvendo o assunto em pauta que era equações.

Durante a realização das atividades, nós acompanhamos cada aluno e observamos que eles estavam com muito interessados na aula. Em seguida fizemos a socialização da aula planejada com discussões sobre o conteúdo e todos os alunos estavam muito motivados.

Para nós que formamos a equipe, trabalhar direto com os alunos na criação de hipertextos foi uma experiência muito agradável, pois eles demonstraram muito interesse na aula visto que como a turma era bastante pequena, pudemos acompanhá-los um por um para ver o andamento da aula.

Depois de concluir a socialização da aula, liberamos a turma e postamos a atividade nos nossos blogs aqui mencionados mariaizabeldemedeiros.blogspot.com e marlidantas.blogspot.com

Ativ2_7 Izabel

* Equação é uma sentença aberta expressa por uma igualdade envolvendo expressões matemáticas. As equações normalmente propõem um problema sobre sua validade. Grosseiramente falando, uma equação é composta por incógnitas e coeficientes. Os coeficientes são entidades matemáticas conhecidas. Resolver a equação, ou seja, o problema por ela proposto, consiste em determinar quais são os elementos de um determinado conjunto (o das possíveis soluções) que tornam a equação verdadeira.
Exemplos:

X + 5 = 10 3X – 2 = 13



* Sentença aberta com uma variável em um conjunto a ou apenas sentença aberta em A, é uma expressão p(x) tal que p(a) é falsa (F) ou verdadeira (V) para todo a Î A. O conjunto A recebe o nome de conjunto-universo ou apenas universo (ou ainda domínio) da variável x. Qualquer elemento a Î A diz-se um valor da variável x.


Se a Î A é tal que p(a) é uma proposição verdadeira (V), diz-se que a satisfaz ou verifica p(x).Uma sentença aberta com uma variável em A também se chama função proposicional com uma variável em A ou simplesmente função proposicional em A (ou ainda condição em A). Exemplos: São sentenças abertas em N = {1, 2, 3, ..., n, ... } (conjunto dos números naturais) as seguintes expressões:

a) x + 1 > 8



* Expressão matemática é uma combinação de números, operadores, símbolos gráficos (como colchetes e parênteses) e variáveis livres ou ligadas agrupadas de forma significativa de modo a permitir a verificação de valores, formas, meios ou fins.

Exemplo:

Vejamos esta situação:
Pensei em um número, adicionei quatro, dupliquei o resultado e, então, subtrai sete. Obtive treze como resultado. Em que número pensei?

Pensei em número X

Adicionei 4 = ( x+4 )

Dobrei o resutado 2 = 2 (x + 4)

Subtrai por 7 = 2(x + 4) – 7

Equação 2 (x+4) -7 = 13




* Incógnita significa desconhecida. É uma variável cujo valor deve ser determinado de forma a resolver uma equação ou inequação.

Exemplos:

2x + 3 = 13 X – 9 ≤ 3



* Coeficiente é a parte numérica num produto de fatores numéricos e literais. Exemplos:
Identifique os coeficientes numéricos. a) 3x coeficiente = 3 b) 6x² coeficiente 6 c) 10a²bc coeficiente 10.



* Solução é o resultado de um problema ou de uma equação. Ex: Resolver a equação 4x – 4 = 20

Solução:

4x – 4 = 20 4x = 20 – 4 4x = 16 x = 16/4 x = 4
Logo, a solução foi o número 4.



* Equação do 1º grau

Equação é qualquer igualdade que só é satisfeita para alguns valores dos seus domínios.
Ex: 2x – 5 = 3 » o número desconhecido x recebe o nome de incógnita De princípio, sem conhecer o valor da incógnita x, não podemos afirmar se essa igualdade é verdadeira ou falsa.
Porém podemos verificar facilmente que a equação acima se torna verdadeira para x = 4. 2x – 5 = 3 » 2x = 8 » x = 4

Logo o conjunto verdade (V) ou conjunto solução (S) é 4.

Chamamos equação do 1º grau na incógnita x a toda equação que pode ser escrita na formaax + b = 0 , onde a é diferente de 0.

ax + b = 0 ( a e b são números reais e a > 0 ) Uma equação do 1º grau pode ser resolvida usando a propriedade: ax + b = 0 » ax = -b x = -b / a

* Convém lembrar que podemos transformar uma equação em outra equação equivalente mais simples. Podemos adicionar ou subtrair um mesmo número a ambos os membros da igualdade.
E multiplicar ou dividir ambos os membros de uma equação por um número diferente de zero.
Ex: x – 5 = 0 » x –5 + 3 = 0 + 3 » x = 5 4x = 8 » 3.4x = 3.8 » x = 2


* Resolução

Resolver uma equação significa encontrar valores de seus domínios que a satisfazem. Para resolver equações do 1º grau, basta colocar as incógnitas de um lado do sinal (=) e os "números" do outro.

Para assimilarmos, vamos resolver alguns exemplos. Determine o valor da incógnita x:

a) 2x – 8 = 10 2x = 10 + 8 2x = 18 x = 9 » V = {9}

b) 3 – 7.(1-2x) = 5 – (x+9) 3 –7 + 14x = 5 – x – 9 14x + x = 5 – 9 – 3 + 7 15x= 0 x = 0 » V= {0}

O método de resolução de equações do 1º grau, no qual coloca-se os valores de um lado do sinal (=) e as incógnitas do outro é apenas um "macete". Vamos ver o que realmente ocorre: Numa equação:

2x + 8 = 10

Adicionamos -8 a ambos os lados, afim de deixarmos o valor de 2x "sozinho". Observem:
2x + 8 - 8 = 10 - 8 2x = 2 x = 1


V={1}A resolução acima é a exposição do que ocorre na resolução de equações do 1º grau. O "macete" de "jogar" os números de um lado e as incógnitas de outro pode ser utilizado para agilizarmos a resolução.



* Reflexões da Atividade. Para realizar as atividades 2_6; 2_7; 2_8 e 2_9 da unidade 2 do curso Paraíba Digital Ensinando e Aprendendo com as TIC`S, planejei junto com a professora Maria Marli Dantas uma aula em hipertexto sobre Equações para ser executada com o 7º ano da EEEFM professor Odilon de Figueiredo na cidade de Várzea PB.



Depois que realizamos o planejamento da aula levamos nossos alunos para o laboratório de Informática para colocarmos em prática com os alunos.



De início pedimos que cada aluno abrisse uma pasta com o nome deles e em seguida entrasse na Internet, abrindo o site do Google para que eles fizessem uma busca no assunto Equações. Como estávamos interessados em hipertextos pedimos a eles que entrasse no link Equações Wikipédia a enciclopédia livre e navegassem um pouco sobre ele, clicando em cada link que ia surgindo.


Quando eles terminaram, pedimos a eles que colassem nas suas pastas os conceitos de equações, sentença matemática, expressões matemáticas, incógnita, coeficiente, soluções e equações do 1º grau e em seguida fomos organizar os hipertextos criando em Inserir os hiperlinks necessários.

Para finalizar houve a socialização da aula planejada com discussões sobre hipertextos e os alunos demonstraram que gostaram bastante da aula, pois para eles foi uma grande novidade visto que eles não conheciam textos através de link´s e muito menos trabalhado com eles.
A motivação deles muito tamanha e no final todos saíram felizes por terem descoberto algo novo para eles.

Para nós trabalhar direto com os alunos na criação de hipertextos foi uma experiência muito agradável, pois tivemos a oportunidade de acompanhá-los um por um e observar o grande interesse que eles demonstraram em aprender.

O texto principal desta aula está nos seguintes endereço: mariaizabeldemedeiros.blogspot.com e marlidantas.blogspot.com

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Ativ2_6 Izabel


PLANEJAMENTO DE UMA AULA SOBRE A COSTRUÇÃO DE UM LINK/HIPERTEXTO GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA GERÊNCIA DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS CURSO: PARAÍBA DIGITAL ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC`S. PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO CARGA HORÁRIA: 100 H/A CURSISTAS: MARIA IZABEL DE MEDEIROS E MARIA MARLI DANTAS
Objetivos:
Capacitar os educandos os 7º ano da Escola EEEFM Professor Odilon de Figueiredo a utilizarem satisfatoriamente o computador como ferramenta indispensável em suas atividades pessoais, acadêmicos e profissionais, produzindo hipertextos e agregando links sobre o conteúdo trabalhado.

Conteúdo: Equações

Metodologia:
Aulas simultaneamente teóricas e práticas, utilizando os recursos computacionais disponíveis no laboratório de informática da escola.

Recursos:
Computador periférico e programas especializados.

Cronologia: 90 minutos

Avaliação:
A avaliação é processual e formativa.