In lieu of an abstract, here is a brief excerpt of the content:

  • Um foco nos estudos luso-brasileiros
  • Sheri Spaine Long, Editor

Écom muito prazer que destacamos o ensino de Português na nossa materia do Estado-do-Estado na véspera do centenário da Hispania. Desde o início da minha função como editora (2010) Domnita Dumitrescu e eu temos trabalhado diligentemente para incluir um artigo e uma recensão crítica de livro (no mínimo) em cada número da Hispania que pertence aos assuntos de interesse aos que ensinam e fazem pesquisa sobre estudos luso-brasileiros. Um exemplo é o artigo premiado “AfroReggae: Antropofagia, Sublimation, and Intimate Revolt in the Favela” de John T. Maddox que apareceu na Hispania 97.3 (2014): 463–76. O artigo aparece na página da Hispania em www.aatsp.org (consulte “Open Access”).

Para avançar o comprometimento da Hispania em contribuir na discussão de Português, comissionei a publicação da nossa primeira coluna dedicada ao Estado-do-Estado dedicada dos estudos brasilieros em Austin, Texas. Na convenção da Modern Languages Association (MLA), Charles Perrone (Universidade da Flórida) e Margo Milleret (Universidade do Novo México) convocaram uma sessão especial em homenagem ao falecido Fred P. Ellison (da Universidade do Texas em Austin). Ellison era um membro proeminente da AATSP e um pioneiro no desenvolvimento da profissão de português. As apresentações do painel foram adaptadas e expandidas para relatar o desenvolvimento do português nos Estados Unidos através dos anos e ajudar-nos a contextualizar o presente Estado-do-Estado dos estudos luso-brasileiros.

Para enquadrar a discussão, também dei a palavra para a Diretora Executiva Emily Spinelli (consulte seu curriculum abaixo) que escreveu um panorama titulado “The AATSP and the Teaching of Portuguese”. Convido a todos a ler a coluna da professora Spinelli e sobre o trabalho do professor Ellison e o estado dos estudos luso-brasileiros nas páginas seguintes. [End Page 521]

Sheri Spaine Long, Editor
Hispania
...

pdf

Share