Resumo No debate sobre masculinidades negras, entende-se que homens negros historicamente são red... more Resumo No debate sobre masculinidades negras, entende-se que homens negros historicamente são reduzidos a imagens de controle, fundamentadas por imaginários a serviço da colonialidade e do dispositivo de racialidade. No entanto, há a emergência de práticas performáticas artísticas importantes na construção de estratégias de ressignificação, buscando questionar o regime racializado de representação e propondo novos modos de fabular o corpo e as subjetividades do homem negro. Este trabalho analisa como as performances dos artistas contemporâneos Antonio Obá e Tiago Sant’Ana buscam estratégias contranarrativas de contestação dos artefatos simbólicos representacionais. Suas obras apresentam o corpo negro masculino inscrito enquanto tática fabulatória de resistência em raça e gênero.
O presente trabalho pretende reflectir sobre a função da imagem fotográfica enquanto documento e ... more O presente trabalho pretende reflectir sobre a função da imagem fotográfica enquanto documento e janela para a descoberta de um mundo ainda desconhecido e novo, repleto de lugares exóticos e povos de costumes singulares. A partir de conceitos fundamentados na teoria da imagem e do fotojornalismo, será traçada uma análise sobre a fotografia enquanto espelho e representação da realidade, os seus processos de reprodução do real. Como estudo de caso, e através de uma análise semiótica e simbólica estruturada,será estudada a representação imagética dos povos do Medio Oriente na revista National Geographic, editada em Portugal. Alguns conceitos que passam pela antropologia visual serão levantados como base teórica para uma análise empírica das técnicas estéticas e estruturas narrativas da linguagem para-verbal utilizada pela publicação nas imagens referentes as sociedades árabes, muçulmanas e islâmicaspublishersversionpublishe
O artigo investiga elementos simbólicos de ancestralidade e os ritos do Candomblé no videoclipe B... more O artigo investiga elementos simbólicos de ancestralidade e os ritos do Candomblé no videoclipe Banho de Folhas (2017) da cantora negra baiana Luedji Luna. Promove uma análise estética em torno das narrativas visuais e estratégias de contestação das representações das orixás femininas – ialodê – no videoclipe Banho de Folhas (2017). Recorre aos conceitos de imagens de controle e transcodificações de imagens racializadas, enquanto método, para refletir a presença simbólica de entidades afro-religiosas femininas na produção musical e audiovisual brasileira. Indica que, neste trabalho, Luedji Luna busca um reposicionamento interseccional interpelado pelos marcadores de raça, gênero e classe atravessado pela inscrição por um sistema de significação ancestral em que o corpo memória se configura como um receptáculo de busca e aproximação espiritual.
O presente artigo desenvolve uma análise sobre as práticas corpográficas decoloniais e de perform... more O presente artigo desenvolve uma análise sobre as práticas corpográficas decoloniais e de performatividades a partir da enunciação de identidades individuais e coletivas da dança swingueira. A análise do documentário Swingueira nos possibilita investigar as estratégias de contestação e de inscrição de corpos insurgentes, que passam a vivenciar a música a partir de estratégias de escapismos que ocorrem nas bordas da cultura popular e dos imaginários de autenticidade nacionais e regionais. O objetivo é inter-relacionar imagens e narratividades presentes na construção dessas identidades corporais sob categorias como territorialidade, trauma e fuga. Os resultados nos permitem compreender como a swingueira tenciona, para além de um movimento artístico, a autoinscricão de vivências, violências e disputas em corpos dissidentes que contestam o regime colonial e racializado de representação.
Este artigo apresenta uma reflexão em torno das experiências desenvolvidas na prática de docência... more Este artigo apresenta uma reflexão em torno das experiências desenvolvidas na prática de docência assistida pelos autores, estudantes do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, da UFRN, nos cursos de publicidade, jornalismo e audiovisual. O objetivo é compreender os desafios e limitações encontradas no processo de planejamento e prática docente supervisionada no contexto contemporâneo da área da Comunicação Social e para o processo de integração entre pesquisa e ensino na pós-graduação. O percurso metodológico passa por um estudo de caso e a análise dos planos de atuação e dos relatórios produzidos sobre o processo de ensino-aprendizagem, evidenciando a contribuição no desenvolvimento de competências para o exercício da docência universitária em Comunicação.
Este artigo busca investigar como o coletivo de fotógrafos negros Afrotometria utiliza de prática... more Este artigo busca investigar como o coletivo de fotógrafos negros Afrotometria utiliza de práticas ancestrais e tecnologias sociais de aquilombamento enquanto tática de contestação estética do regime de representação antirracista. O objetivo é traçar um panorama sobre as dimensões estratégicas em um regime de visibilidade, representação e modos de presença. Tece reflexões sobre as relações estabelecidas entre as ações autênticas de organização e resistência negra brasileira quilombista com as formas de coletividade artística em torno da presença afro-diaspórica na arte. A partir de entrevistas, analisa a possibilidade de novos lugares de enunciação na fotografia negra contemporânea brasileira.
O artigo tenta compreender a percepção geral de um grupo de telespectadores sobre o programa poli... more O artigo tenta compreender a percepção geral de um grupo de telespectadores sobre o programa policial Patrulha da Cidade, no Rio Grande do Norte, bem como a construção dos seus posicionamentos em torno da violência, segurança pública, justiça e direitos humanos. O objetivo busca refletir sobre os estímulos que levam os indivíduos a reproduzirem discursos de intolerância direcionados aos sujeitos que ameaçam a ordem social num tribunal midiático criado pelo programa, a partir do aporte teórico do desengajamento moral. A partir de entrevistas semiestruturadas esta pesquisa analisa as cumplicidades na construção do discurso moral da audiência a partir dos modos de endereçamento do programa.
O artigo situa a cidade como território de produção e disseminação de práticas artísticas organiz... more O artigo situa a cidade como território de produção e disseminação de práticas artísticas organizada pelas múltiplas e plurais formas de resistência, ativismo e contestação utilizadas nas lutas culturais, sociais, políticas e identitárias. Destacamos, como característica da arte ativista contemporânea, as narrativas e estratégias tem estetizado os pólos de conflito e presenças a partir das dimensões macro e micropolíticas de territórios e corpos-políticos de enunciação. Entre essas performances visuais chamamos atenção para as estratégias de visibilidade e exposição a partir de práticas artísticas e poéticas contra-coloniais. Por fim, relatamos um percurso de organização de olhares cruzados sobre arte, imagem e resistências urbanas tema da edição número 56 da Revista Iluminuras (PPGAS/UFRGS).Palavras-chave: Arte. Cidades. Resistências. Subjetividades. Imagem. CROSSED LOOKS ABOUT ART, IMAGES AND URBAN RESISTANCES : The article locates the city as a territory for the production and d...
Sabemos que a imagem, apesar de ser utilizada com alguma assidui- dade em processos de pesquisa v... more Sabemos que a imagem, apesar de ser utilizada com alguma assidui- dade em processos de pesquisa variados, tem sido frequentemente su- balternizada e tratada com algum ceticismo pelos cientistas sociais. Ape- sar de muitos considerarem que existe um potencial imenso no uso da imagem em pesquisa social, o certo é que esta ainda não se impôs verda- deiramente e existe uma série de razões históricas que o justificam. Tere- mos, ao longo deste texto, oportunidade de detalhar alguma delas. To- davia, o propósito desta reflexão é, a partir do caso concreto de uma pesquisa transnacional (Portugal e Brasil) realizada com jovens, refletir sobre o potencial heurístico das tecnologias visuais. Ou seja, pretendemos não apenas debater os desafios que se levantam a uma pesquisa com me- todologias visuais, mas, mais especificamente, pensá-lo em função de in- vestigações que envolvem jovens.
Este artigo traz a experiencia do coletivo e Festival Girls on X que ocorreu em Natal/RN em 201... more Este artigo traz a experiencia do coletivo e Festival Girls on X que ocorreu em Natal/RN em 2011 e 2012, reunindo grandes nomes da cena Riot Grrrl nacional como as bandas Anti-Corpos (SP) e Noskill (PB). Ao trazer uma retrospectiva da teoria feminista de Gayle Rubin (2017), e discutido o conceito de sexo/genero cunhado pela autora para guiar a busca pelo fim da opressao as mulheres. Utilizando o termo “mulheres” de maneira estrategica, o artigo busca aplicar a teoria aqui resumida ao festival Girls on X , enfatizando sua relacao com o movimento estadunidense Riot Grrrl . A metodologia passa por entrevistas qualitativascom as mulheres participantes do coletivo Girls on X , atraves de perguntas que tiveram como intencao recriar a atmosfera da cena musical existente na epoca. Para este fim, foram utilizados os conceitos de cenas musicais de William Straw (1991) e as discussoes sobre silenciamento das mulheres subalternas de Gayatri Spivak (2010).
Este artigo busca identificar padroes contemporâneos de resistencia a imagens de controle nas art... more Este artigo busca identificar padroes contemporâneos de resistencia a imagens de controle nas artes visuais, entendendo que o corpo negro serviu, sob violenta apropriacao, a construcao da modernidade e de suas esteticas coloniais. Mulheres negras, sobretudo, sao reduzidas a imagens de controle que restringem suas existencias, em um continuo processo de fortalecimento de dinâmicas de opressao de genero e raca. No entanto, ao perceber a emergencia de iniciativas artisticas que resistem a estas reducoes de subjetividade, este trabalho identifica modos de producao estetica imersos no projeto decolonial, questionando os modos de fazer arte sob a inscricao e/ou projecao do corpo negro feminino. Sao identificados tres modos de resistencia as imagens de controle - enfrentamentos a submissao, ressignificacao das ausencias e reivindicacao da autonomia sexual -, com o intuito de contribuir para o olhar epistemologico sobre estas manifestacoes artisticas e seus impactos comunicacionais.
The present work intends to bring up the reflection upon the function of the photographic image a... more The present work intends to bring up the reflection upon the function of the photographic image as document and window to a world yet to discover, full of exotic places and people with singular habits. From concepts based on the image theory and photojournalism, it will be traced an analysis about photography as a mirror, representing a reality, and its processes of reproduction of the real. As a case study and thought a structured semiotic and symbolic analysis, it will be studied the imagetic representation of the people of the Middle East in the Portuguese edition of the National Geographic magazine. Some concepts regarding visual anthropology will be used as theoretical bases to an empirical analysis of esthetic techniques and narrative structures of the non-verbal language showed in the images on that publication referring to Arab, Muslim and Islamic societies.
Resumo As imagens do artista visual Kgomotso Neto revelam práticas narrativas e estéticas decolon... more Resumo As imagens do artista visual Kgomotso Neto revelam práticas narrativas e estéticas decoloniais africanas representadas a partir de novos marcadores de liberdade e do registro da vida cotidiana nas townships e centros urbanos da África do Sul. O artigo faz uma leitura dos lugares, simbologias e identidades a partir das suas fotografias, enfatizando os modos como a negritude é percebida e construída através de uma lente que dá a ver novas formas de contestação do legado colonial. A partir da análise de dois projetos do artista, o texto argumenta que seu trânsito por distintas referências e linguagens e sua relação íntima com o cotidiano urbano lhe permitem realizar jogos com as representações de corpos e de espaços, convidando-nos a perceber estilos de vida, de liberdade e de moda como lugares de luta e de resistência, com os quais busca apontar e ultrapassar lacunas e opressões coloniais.
Este artigo pretende discutir o papel da imagem fotográfica e da visualidade como ferramenta meto... more Este artigo pretende discutir o papel da imagem fotográfica e da visualidade como ferramenta metodológica de photo-elicitation. A técnica é comumente aplicada pela engenharia de sistemas da informação na interação com usuários, atores ou envolvidos em atividades para se obter informações relativas a um processo ou procedimento. A reflexão aqui proposta nos oferece respostas para questionamentos sobre o verdadeiro valor epistemológico da imagem fotográfica no ato e na produção de indicadores e categorias no caso de um grupo de jovens envolvidos no projeto de fotografia participativa Olhares em Foco, com fins de análise em torno de suas problemáticas comunitárias e preocupações pessoaisABSTRACTIn this article we intended to discuss the photographic image role and visuality as a methodological tool of photo-elicitation. This technique is commonly applied by information systems engineering while interacting with users, actors or people who are involved in activities that obtain informat...
O artigo convida-nos a refletir sobre o modo como um grupo de 16 crianças e jovens, de quatro a 1... more O artigo convida-nos a refletir sobre o modo como um grupo de 16 crianças e jovens, de quatro a 15 anos, moradores do antigo aterro sanitário do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, atua como agentes narradores das suas próprias histórias. A partir da análise das fotografias produzidas pelo grupo de participantes, o trabalho propõe-se perceber como representam visualmente as práticas sociais de consumo contemporâneo e o ambiente de descarte em que vivem. A fotografia participativa é a ferramenta de construção e reflexão crítica de significados que possibilita uma percepção crítica em torno do consumo, mas não da aquisição de bens como brinquedos, ambientes de brincadeiras e outros objetos através do método photovoice. A pesquisa se integra ao projeto de intervenção social “Olhares do Gramacho” que desenvolveu em novembro de 2018 um conjunto de oficinas e culminou numa exposição fotográfica no fim da ação.
Resumo No debate sobre masculinidades negras, entende-se que homens negros historicamente são red... more Resumo No debate sobre masculinidades negras, entende-se que homens negros historicamente são reduzidos a imagens de controle, fundamentadas por imaginários a serviço da colonialidade e do dispositivo de racialidade. No entanto, há a emergência de práticas performáticas artísticas importantes na construção de estratégias de ressignificação, buscando questionar o regime racializado de representação e propondo novos modos de fabular o corpo e as subjetividades do homem negro. Este trabalho analisa como as performances dos artistas contemporâneos Antonio Obá e Tiago Sant’Ana buscam estratégias contranarrativas de contestação dos artefatos simbólicos representacionais. Suas obras apresentam o corpo negro masculino inscrito enquanto tática fabulatória de resistência em raça e gênero.
O presente trabalho pretende reflectir sobre a função da imagem fotográfica enquanto documento e ... more O presente trabalho pretende reflectir sobre a função da imagem fotográfica enquanto documento e janela para a descoberta de um mundo ainda desconhecido e novo, repleto de lugares exóticos e povos de costumes singulares. A partir de conceitos fundamentados na teoria da imagem e do fotojornalismo, será traçada uma análise sobre a fotografia enquanto espelho e representação da realidade, os seus processos de reprodução do real. Como estudo de caso, e através de uma análise semiótica e simbólica estruturada,será estudada a representação imagética dos povos do Medio Oriente na revista National Geographic, editada em Portugal. Alguns conceitos que passam pela antropologia visual serão levantados como base teórica para uma análise empírica das técnicas estéticas e estruturas narrativas da linguagem para-verbal utilizada pela publicação nas imagens referentes as sociedades árabes, muçulmanas e islâmicaspublishersversionpublishe
O artigo investiga elementos simbólicos de ancestralidade e os ritos do Candomblé no videoclipe B... more O artigo investiga elementos simbólicos de ancestralidade e os ritos do Candomblé no videoclipe Banho de Folhas (2017) da cantora negra baiana Luedji Luna. Promove uma análise estética em torno das narrativas visuais e estratégias de contestação das representações das orixás femininas – ialodê – no videoclipe Banho de Folhas (2017). Recorre aos conceitos de imagens de controle e transcodificações de imagens racializadas, enquanto método, para refletir a presença simbólica de entidades afro-religiosas femininas na produção musical e audiovisual brasileira. Indica que, neste trabalho, Luedji Luna busca um reposicionamento interseccional interpelado pelos marcadores de raça, gênero e classe atravessado pela inscrição por um sistema de significação ancestral em que o corpo memória se configura como um receptáculo de busca e aproximação espiritual.
O presente artigo desenvolve uma análise sobre as práticas corpográficas decoloniais e de perform... more O presente artigo desenvolve uma análise sobre as práticas corpográficas decoloniais e de performatividades a partir da enunciação de identidades individuais e coletivas da dança swingueira. A análise do documentário Swingueira nos possibilita investigar as estratégias de contestação e de inscrição de corpos insurgentes, que passam a vivenciar a música a partir de estratégias de escapismos que ocorrem nas bordas da cultura popular e dos imaginários de autenticidade nacionais e regionais. O objetivo é inter-relacionar imagens e narratividades presentes na construção dessas identidades corporais sob categorias como territorialidade, trauma e fuga. Os resultados nos permitem compreender como a swingueira tenciona, para além de um movimento artístico, a autoinscricão de vivências, violências e disputas em corpos dissidentes que contestam o regime colonial e racializado de representação.
Este artigo apresenta uma reflexão em torno das experiências desenvolvidas na prática de docência... more Este artigo apresenta uma reflexão em torno das experiências desenvolvidas na prática de docência assistida pelos autores, estudantes do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, da UFRN, nos cursos de publicidade, jornalismo e audiovisual. O objetivo é compreender os desafios e limitações encontradas no processo de planejamento e prática docente supervisionada no contexto contemporâneo da área da Comunicação Social e para o processo de integração entre pesquisa e ensino na pós-graduação. O percurso metodológico passa por um estudo de caso e a análise dos planos de atuação e dos relatórios produzidos sobre o processo de ensino-aprendizagem, evidenciando a contribuição no desenvolvimento de competências para o exercício da docência universitária em Comunicação.
Este artigo busca investigar como o coletivo de fotógrafos negros Afrotometria utiliza de prática... more Este artigo busca investigar como o coletivo de fotógrafos negros Afrotometria utiliza de práticas ancestrais e tecnologias sociais de aquilombamento enquanto tática de contestação estética do regime de representação antirracista. O objetivo é traçar um panorama sobre as dimensões estratégicas em um regime de visibilidade, representação e modos de presença. Tece reflexões sobre as relações estabelecidas entre as ações autênticas de organização e resistência negra brasileira quilombista com as formas de coletividade artística em torno da presença afro-diaspórica na arte. A partir de entrevistas, analisa a possibilidade de novos lugares de enunciação na fotografia negra contemporânea brasileira.
O artigo tenta compreender a percepção geral de um grupo de telespectadores sobre o programa poli... more O artigo tenta compreender a percepção geral de um grupo de telespectadores sobre o programa policial Patrulha da Cidade, no Rio Grande do Norte, bem como a construção dos seus posicionamentos em torno da violência, segurança pública, justiça e direitos humanos. O objetivo busca refletir sobre os estímulos que levam os indivíduos a reproduzirem discursos de intolerância direcionados aos sujeitos que ameaçam a ordem social num tribunal midiático criado pelo programa, a partir do aporte teórico do desengajamento moral. A partir de entrevistas semiestruturadas esta pesquisa analisa as cumplicidades na construção do discurso moral da audiência a partir dos modos de endereçamento do programa.
O artigo situa a cidade como território de produção e disseminação de práticas artísticas organiz... more O artigo situa a cidade como território de produção e disseminação de práticas artísticas organizada pelas múltiplas e plurais formas de resistência, ativismo e contestação utilizadas nas lutas culturais, sociais, políticas e identitárias. Destacamos, como característica da arte ativista contemporânea, as narrativas e estratégias tem estetizado os pólos de conflito e presenças a partir das dimensões macro e micropolíticas de territórios e corpos-políticos de enunciação. Entre essas performances visuais chamamos atenção para as estratégias de visibilidade e exposição a partir de práticas artísticas e poéticas contra-coloniais. Por fim, relatamos um percurso de organização de olhares cruzados sobre arte, imagem e resistências urbanas tema da edição número 56 da Revista Iluminuras (PPGAS/UFRGS).Palavras-chave: Arte. Cidades. Resistências. Subjetividades. Imagem. CROSSED LOOKS ABOUT ART, IMAGES AND URBAN RESISTANCES : The article locates the city as a territory for the production and d...
Sabemos que a imagem, apesar de ser utilizada com alguma assidui- dade em processos de pesquisa v... more Sabemos que a imagem, apesar de ser utilizada com alguma assidui- dade em processos de pesquisa variados, tem sido frequentemente su- balternizada e tratada com algum ceticismo pelos cientistas sociais. Ape- sar de muitos considerarem que existe um potencial imenso no uso da imagem em pesquisa social, o certo é que esta ainda não se impôs verda- deiramente e existe uma série de razões históricas que o justificam. Tere- mos, ao longo deste texto, oportunidade de detalhar alguma delas. To- davia, o propósito desta reflexão é, a partir do caso concreto de uma pesquisa transnacional (Portugal e Brasil) realizada com jovens, refletir sobre o potencial heurístico das tecnologias visuais. Ou seja, pretendemos não apenas debater os desafios que se levantam a uma pesquisa com me- todologias visuais, mas, mais especificamente, pensá-lo em função de in- vestigações que envolvem jovens.
Este artigo traz a experiencia do coletivo e Festival Girls on X que ocorreu em Natal/RN em 201... more Este artigo traz a experiencia do coletivo e Festival Girls on X que ocorreu em Natal/RN em 2011 e 2012, reunindo grandes nomes da cena Riot Grrrl nacional como as bandas Anti-Corpos (SP) e Noskill (PB). Ao trazer uma retrospectiva da teoria feminista de Gayle Rubin (2017), e discutido o conceito de sexo/genero cunhado pela autora para guiar a busca pelo fim da opressao as mulheres. Utilizando o termo “mulheres” de maneira estrategica, o artigo busca aplicar a teoria aqui resumida ao festival Girls on X , enfatizando sua relacao com o movimento estadunidense Riot Grrrl . A metodologia passa por entrevistas qualitativascom as mulheres participantes do coletivo Girls on X , atraves de perguntas que tiveram como intencao recriar a atmosfera da cena musical existente na epoca. Para este fim, foram utilizados os conceitos de cenas musicais de William Straw (1991) e as discussoes sobre silenciamento das mulheres subalternas de Gayatri Spivak (2010).
Este artigo busca identificar padroes contemporâneos de resistencia a imagens de controle nas art... more Este artigo busca identificar padroes contemporâneos de resistencia a imagens de controle nas artes visuais, entendendo que o corpo negro serviu, sob violenta apropriacao, a construcao da modernidade e de suas esteticas coloniais. Mulheres negras, sobretudo, sao reduzidas a imagens de controle que restringem suas existencias, em um continuo processo de fortalecimento de dinâmicas de opressao de genero e raca. No entanto, ao perceber a emergencia de iniciativas artisticas que resistem a estas reducoes de subjetividade, este trabalho identifica modos de producao estetica imersos no projeto decolonial, questionando os modos de fazer arte sob a inscricao e/ou projecao do corpo negro feminino. Sao identificados tres modos de resistencia as imagens de controle - enfrentamentos a submissao, ressignificacao das ausencias e reivindicacao da autonomia sexual -, com o intuito de contribuir para o olhar epistemologico sobre estas manifestacoes artisticas e seus impactos comunicacionais.
The present work intends to bring up the reflection upon the function of the photographic image a... more The present work intends to bring up the reflection upon the function of the photographic image as document and window to a world yet to discover, full of exotic places and people with singular habits. From concepts based on the image theory and photojournalism, it will be traced an analysis about photography as a mirror, representing a reality, and its processes of reproduction of the real. As a case study and thought a structured semiotic and symbolic analysis, it will be studied the imagetic representation of the people of the Middle East in the Portuguese edition of the National Geographic magazine. Some concepts regarding visual anthropology will be used as theoretical bases to an empirical analysis of esthetic techniques and narrative structures of the non-verbal language showed in the images on that publication referring to Arab, Muslim and Islamic societies.
Resumo As imagens do artista visual Kgomotso Neto revelam práticas narrativas e estéticas decolon... more Resumo As imagens do artista visual Kgomotso Neto revelam práticas narrativas e estéticas decoloniais africanas representadas a partir de novos marcadores de liberdade e do registro da vida cotidiana nas townships e centros urbanos da África do Sul. O artigo faz uma leitura dos lugares, simbologias e identidades a partir das suas fotografias, enfatizando os modos como a negritude é percebida e construída através de uma lente que dá a ver novas formas de contestação do legado colonial. A partir da análise de dois projetos do artista, o texto argumenta que seu trânsito por distintas referências e linguagens e sua relação íntima com o cotidiano urbano lhe permitem realizar jogos com as representações de corpos e de espaços, convidando-nos a perceber estilos de vida, de liberdade e de moda como lugares de luta e de resistência, com os quais busca apontar e ultrapassar lacunas e opressões coloniais.
Este artigo pretende discutir o papel da imagem fotográfica e da visualidade como ferramenta meto... more Este artigo pretende discutir o papel da imagem fotográfica e da visualidade como ferramenta metodológica de photo-elicitation. A técnica é comumente aplicada pela engenharia de sistemas da informação na interação com usuários, atores ou envolvidos em atividades para se obter informações relativas a um processo ou procedimento. A reflexão aqui proposta nos oferece respostas para questionamentos sobre o verdadeiro valor epistemológico da imagem fotográfica no ato e na produção de indicadores e categorias no caso de um grupo de jovens envolvidos no projeto de fotografia participativa Olhares em Foco, com fins de análise em torno de suas problemáticas comunitárias e preocupações pessoaisABSTRACTIn this article we intended to discuss the photographic image role and visuality as a methodological tool of photo-elicitation. This technique is commonly applied by information systems engineering while interacting with users, actors or people who are involved in activities that obtain informat...
O artigo convida-nos a refletir sobre o modo como um grupo de 16 crianças e jovens, de quatro a 1... more O artigo convida-nos a refletir sobre o modo como um grupo de 16 crianças e jovens, de quatro a 15 anos, moradores do antigo aterro sanitário do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, atua como agentes narradores das suas próprias histórias. A partir da análise das fotografias produzidas pelo grupo de participantes, o trabalho propõe-se perceber como representam visualmente as práticas sociais de consumo contemporâneo e o ambiente de descarte em que vivem. A fotografia participativa é a ferramenta de construção e reflexão crítica de significados que possibilita uma percepção crítica em torno do consumo, mas não da aquisição de bens como brinquedos, ambientes de brincadeiras e outros objetos através do método photovoice. A pesquisa se integra ao projeto de intervenção social “Olhares do Gramacho” que desenvolveu em novembro de 2018 um conjunto de oficinas e culminou numa exposição fotográfica no fim da ação.
Manual Olhares em Foco - Fotografia Participativa , 2020
O Manual Olhares em Foco é um guia prático que percorre os passos para a implementação da tecnolo... more O Manual Olhares em Foco é um guia prático que percorre os passos para a implementação da tecnologia social Olhares em Foco e da metodologia Fotograa Participativa (FP) enquanto ferramentas de intervenção e ação social. Neste documento, nossa proposta é introduzir como podemos trabalhar, em consonância com a garantia de direitos, a partir da produção e discussão de fotograas e imagens. A visualidade para nós é a linguagem e o meio pelo qual podemos empoderar jovens e outros públicos para um processo que incentiva pessoas e comunidades a assumir o controle de responsabilidade e engajamento para a promoção de mudanças sociais positivas e combate ao sistema de desigualdades.
Uploads
Papers by Daniel Meirinho