ILIMITADO
JARDINS DE BOLSO
Ébem provável que você já tenha ouvido alguém dizer que um determinado espaço é muito pequeno para se fazer um jardim. Bom, a ideia do “jardim de bolso” — ou, originalmente, pocket garden — surgiu para combater este pensamento tão restritivo. De acordo com esta poderosa tendência, nenhum lugar é pequeno demais para hospedar plantas, e a ideia nem é assim tão nova — na verdade, é tão antiga quanto o próprio conceito de jardim. De novo mesmo, só o nome criado para definir esse conceito.
Ao longo da história, vários povos se destacaram fazendo jardins de bolso. Muitas casas gregas e romanas tinham uma área central aberta rodeada por varandas, uma estrutura chamada peristilo. Inicialmente, pensou-se que tal característica só existiria nas grandes residências. Entretanto, na cidade romana de Pompeia, foi descoberto que tais áreas podiam ser compactas e abrigar exuberantes jardins, mesmo em casas mais humildes.
Há milênios, chineses e japoneses foram ases na ideia de aproveitar cada cantinho para compor verdadeiras obras de arte. O conceito de que um jardim sempre vale a pena engloba desde átrios, corredores e “cantinhos” até aqueles jardins tão pequenos que não cabe ninguém dentro, como os terrários e jardins em bandejas, o nanopaisagismo. Independentemente da sua escolha, o importante é que você possa se divertir criando esses pedacinhos da natureza, dando cor e vida a espaços inimagináveis.
Você está lendo uma prévia, inscreva-se para ler mais.
Comece seus 30 dias grátis