ILIMITADO
UM JATO VERSÁTIL
Manhã nublada e fria de terça-feira. Chego ao São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional (SBJH), em São Roque, no interior paulista, para a demonstração do Pilatus PC-24. A aeronave pertence ao Grupo Amaro Aviation e está hangarada em um dos aeroportos mais bem equipados para receber a aviação de negócios do país. Com uma belíssima sala VIP, além de academia e apartamentos para descanso de tripulantes ou passageiros, a infraestrutura aeroportuária é capaz de receber operações visuais e por instrumentos (VFR/IFR) durante 24 horas por dia e realizar atendimento para voos internacionais, infelizmente, com restrições de dias e horários.
Encontro-me na sala VIP com o comandante Igor Bueno, diretor de Operações da Amaro Aviation, e tomamos um café acompanhado de biscoitos (por sinal, excelentes!). Em seguida, prosseguimos para o avião. Chegando à aeronave, realizamos uma minuciosa inspeção externa, atentos a algumas peculiaridades deste verdadeiro “jipão do ar”.
INSPEÇÃO EXTERNA
De superfícies lisas, as asas contam com cinco painéis na parte posterior de cada lado, os quais durante as curvas, atuam como (freios aerodinâmicos) em voo e (redutores de sustentação) após o pouso. O ar sangrado do motor garante o aquecimento do bordo de ataque, evitando a formação de gelo, o que acontece de modo automático. Já o estabilizador horizontal da cauda conta com o sistema , que infla uma superfície emborrachada capaz de quebrar e desprender placas de gelo da superfície aerodinâmica. Próximo à raiz da asa esquerda, há um pequeno compartimento próprio para armazenar alguns pertences da aeronave, como funil, lata de óleo, calços, copo para dreno e assim por diante.
Você está lendo uma prévia, inscreva-se para ler mais.
Comece seus 30 dias grátis