Seja o líder que o momento exige
De César Souza
()
Sobre este e-book
Leia mais títulos de César Souza
Clientividade: A arte de falar a linguagem do cliente Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPassaporte para o futuro: Sua carreira e seus negócios no mundo em reconfiguração Nota: 0 de 5 estrelas0 notasVocê é do tamanho dos seus sonhos Nota: 5 de 5 estrelas5/5O jeito de ser Magalu: Lições de quem se transformou numa potência no mundo dos negócios Nota: 0 de 5 estrelas0 notas
Relacionado a Seja o líder que o momento exige
Ebooks relacionados
O líder de A a Z: aprenda com quem lidera na prática e de forma humanizada Nota: 0 de 5 estrelas0 notasLíder de resultado: O poder da gestão que entende de gente, desenvolve pessoas e multiplica resultados Nota: 0 de 5 estrelas0 notasSeja um líder de heróis: Como transformar sua equipe em um esquadrão imbatível em tudo o que faz Nota: 5 de 5 estrelas5/5O líder alfa: Desenvolva o instinto da liderança e forme equipes de alta performance Nota: 5 de 5 estrelas5/5A estratégia do olho do tigre: Atitudes poderosas para o sucesso na carreira e nos negócios Nota: 5 de 5 estrelas5/5Liderança Saudável Nota: 0 de 5 estrelas0 notasQuem lidera prospera: O guia definitivo para gerar resultado e se tornar um líder de sucesso Nota: 0 de 5 estrelas0 notasOtimizando relações: dos métodos tradicionais de relacionamentos ás técnicas mais avançadas de liderança Nota: 0 de 5 estrelas0 notasFeedback: crescendo com a visão do outro!: motivação, engajamento e direcionamento para equipes Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAs 3 leis do desempenho Nota: 0 de 5 estrelas0 notasLiderança produtiva: como montar e gerenciar equipes de alta performance sem deixar de lado o fator humano Nota: 0 de 5 estrelas0 notasO Mentor-Minuto Nota: 5 de 5 estrelas5/5Liderança 4.0: um estudo prático em uma grande companhia de transporte e logística do Brasil Nota: 0 de 5 estrelas0 notasGestão da singularidade: Alta performance para equipes e líderes diferenciados Nota: 0 de 5 estrelas0 notasGestão de Carreira: Gerenciando corretamente o seu crescimento profissional Nota: 5 de 5 estrelas5/5Como ser um grande líder e influenciar pessoas Nota: 0 de 5 estrelas0 notas7000 dias de Liderança Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA culpa não é minha: Guia para resolver seus conflitos e tomar decisões Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAs Dificuldades e Barreiras Enfrentadas na Gestão de Pessoas Nota: 5 de 5 estrelas5/5Liderança humilde: O poder dos relacionamentos da franqueza e da confiança na vida profissional Nota: 0 de 5 estrelas0 notasElas na liderança!: desenvolvendo uma gestão mais humanizada Nota: 0 de 5 estrelas0 notasDiGestão de competências: Uma dieta saudável para sua carreira Nota: 0 de 5 estrelas0 notasEmpresários no divã: Como Freud, Jung e Lacan podem ajudar sua empresa e deslanchar Nota: 4 de 5 estrelas4/5Reputação e Valor Compartilhado: Conversas com CEOs das empresas líderes em ESG Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA nova gestão: prepare sua empresa para a nova economia Nota: 5 de 5 estrelas5/5
Liderança para você
As 48 leis do poder Nota: 4 de 5 estrelas4/5Você é o que você faz: Como criar a cultura da sua empresa Nota: 1 de 5 estrelas1/5Engole Já Esse Sapo! Nota: 5 de 5 estrelas5/512 dias para atualizar sua vida: Como ser relevante em um mundo de constantes mudanças Nota: 5 de 5 estrelas5/5Os segredos da Disney para encantar e fidelizar seus clientes Nota: 5 de 5 estrelas5/5A dor da liderança: Lições para o crescimento Nota: 5 de 5 estrelas5/5Lições de liderança de Jesus: Um modelo eterno para os líderes de hoje Nota: 5 de 5 estrelas5/5Escola dos Deuses: Formação dos líderes da nova Economia Nota: 4 de 5 estrelas4/5As Competências das Pessoas: Potencializando seus Talentos Nota: 4 de 5 estrelas4/5Quem lidera prospera: O guia definitivo para gerar resultado e se tornar um líder de sucesso Nota: 0 de 5 estrelas0 notasO algoritmo da vitória Nota: 5 de 5 estrelas5/5Dominando a arte de contar histórias: Como atrair a atenção e comunicar eficazmente com qualquer audiência Nota: 0 de 5 estrelas0 notasComunicação Não-Violenta: Como comunicar produtivamente em situações difíceis Nota: 0 de 5 estrelas0 notasLiderança humilde: O poder dos relacionamentos da franqueza e da confiança na vida profissional Nota: 0 de 5 estrelas0 notas
Avaliações de Seja o líder que o momento exige
0 avaliação0 avaliação
Pré-visualização do livro
Seja o líder que o momento exige - César Souza
2018
1. O enigma da Liderança
Só posso lhe dizer uma coisa: não existe receita pronta. Se quiser realmente se tornar um Líder Inspirador, você terá, por si mesmo, de encontrar as respostas para suas perguntas. Ou correrá o risco de desperdiçar a vida. Decifrar os enigmas da Liderança é a razão do êxito de vários líderes no mundo inteiro. Essa não é uma missão fácil, exigirá muita determinação para superar obstáculos.
Passava das 23h quando resolvi conferir meus e-mails. Sem muita esperança, procurava a resposta de uma mensagem que enviara pela manhã, pouco antes de sair de casa para o escritório. Tinha quase certeza de que não a receberia. Afinal, eu estava tentando falar com o presidente da empresa onde trabalho, uma multinacional presente em vários países. Ele é um executivo com experiência internacional que regressou ao Brasil há pouco mais de três anos para assumir o comando dos negócios da subsidiária brasileira. Seu retorno ao país, após ter comandado algumas filiais menores, vivendo sete anos no exterior, foi cercado, na época, de grande expectativa.
Os resultados do seu trabalho não tardaram a aparecer. O faturamento e a rentabilidade da empresa cresceram bastante no período. Em pouco tempo, o presidente da empresa era reverenciado por todos. Essa admiração podia ser claramente percebida quando ele circulava pelos diferentes departamentos, sempre pedindo a opinião das pessoas.
Mas ele parecia inacessível a funcionários como eu, um novato, e vários degraus abaixo dele na hierarquia. Talvez por ter garagem privativa, usar o elevador exclusivo da diretoria, raramente almoçar no restaurante da empresa e estar sempre em reuniões com clientes importantes, fornecedores e acionistas.
No e-mail que enviei, me identificava apenas como um colaborador angustiado
. Tive o cuidado de usar meu e-mail pessoal, que não levava o nome da empresa. Por isso era alta a chance de aquela mensagem ser mais uma sumariamente ignorada, da mesma forma que as duas anteriores. Mesmo assim, naquela manhã, decidi insistir outra vez. Mal pude acreditar quando vi sua resposta na minha caixa de mensagens. Ele havia respondido às 20h45!
Li e reli a mensagem várias vezes, como se quisesse me convencer de que não estava enganado. Pensei em chamar minha esposa, mas ela dormia profundamente. As palavras do presidente me deixaram intrigado. O que ele queria dizer com decifrar os enigmas da Liderança
?
Tratei de relembrar o que havia perguntado a ele. Não foi difícil, já que eram questões que me atormentavam havia muito tempo. Passara o dia todo recordando as frases escritas na mensagem que eu reenviara:
"O que é ser um líder eficaz?
O senhor se considera um deles? Qual é o perfil do líder ideal?
O senhor é um líder em tempo integral, isto é, lidera também em casa e na comunidade?
Ou é líder apenas quando está de paletó e gravata dentro dos domínios da empresa?
O líder já nasce pronto? Liderança é arte ou ciência?
Quais os melhores exemplos de líder que conhece?
É possível fazer de uma carreira como a sua uma ferramenta para ajudar as pessoas a crescerem pessoal e profissionalmente?
Poderia sugerir o melhor curso ou livro para um candidato a líder como eu, que está tendo problemas com seus liderados?"
Apesar de ter feito esse questionário, na realidade, o que eu gostaria de ter perguntado era apenas: Como o senhor chegou aonde está? Como construiu sua carreira? Que contribuição o senhor tem dado ao longo da sua vida?
Mas tive medo de ser identificado facilmente e talvez mal-interpretado, como se fosse apenas um funcionário novato e ambicioso, tentando pavimentar seu caminho para o sucesso e ao mesmo tempo puxando o saco
do chefão.
Não passou pela minha cabeça dizer que tinha sido admitido havia apenas dois meses e que ali eu estava começando a trabalhar em uma multinacional de verdade. Até o momento, minha carreira seguira um caminho tradicional, linear, sem muitos sobressaltos. Trabalhei alguns anos em uma empresa familiar do ramo de autopeças. Saí quando recebi o convite para assumir o cargo de gerente de franquias de uma indústria de produtos de beleza. Na época, fiquei empolgado com a possibilidade de atuar em uma firma de maior porte, em um negócio completamente diferente do anterior. Aos poucos, no entanto, fui percebendo que os horizontes daquela empresa eram mais estreitos do que eu esperava. Meu sonho era trabalhar em uma grande multinacional onde pudesse fazer carreira e, inclusive, passar um período no exterior.
Durante uma festinha em comemoração ao meu aniversário, tomei a decisão de mudar de emprego. No dia seguinte, enquanto tomávamos o café da manhã, contei à minha esposa o que havia resolvido e pedi a ela que marcasse um almoço com um conhecido recrutador de executivos. Ela é gerente de Recursos Humanos de outra multinacional que tem vários negócios no Brasil e tem contato com muitos especialistas envolvidos na recolocação de profissionais no