Dinâmica
()
Sobre este e-book
Leia mais títulos de Ana Maria Toffoletto
Leis Da Física Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAulas De Física Nota: 0 de 5 estrelas0 notasFísica Clássica Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCinemática Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCiências Da Natureza: Física Nota: 0 de 5 estrelas0 notasFísica Clássica E Moderna - Volume 1 Nota: 0 de 5 estrelas0 notas
Relacionado a Dinâmica
Ebooks relacionados
Física Clássica E Moderna - Volume 1 Nota: 0 de 5 estrelas0 notasO manual de Física Moderna Nota: 5 de 5 estrelas5/5Introdução à Teoria da Relatividade Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCinemática Nos Vestibulares Nota: 0 de 5 estrelas0 notasO Livro da Física: Volume 1 Nota: 0 de 5 estrelas0 notasO Livro da Física: Volume 2 Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPesquisa Em Educação Matemática: Desafios À Prática Docente Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA física no ensino médio:: Livro do professor Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMecânica Quântica Nota: 0 de 5 estrelas0 notasEinstein - verdades e mentiras Nota: 1 de 5 estrelas1/5Integração de Múltiplas Representações em Atividades de Função do 1° Grau Nota: 0 de 5 estrelas0 notasSoluções de Certas Congruências Quadráticas Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA Importância Da Matemática Na Física Nota: 0 de 5 estrelas0 notasIntrodução Ao Ensino De Física Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPiadas nerds - as melhores piadas de física Nota: 0 de 5 estrelas0 notasArtigos Matemáticos Nota: 0 de 5 estrelas0 notasLivros Didáticos do School Mathematics Study Group (SMSG): e o Movimento da Matemática Moderna (MMM) no Brasil Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAlunos Caóticos, Professores Neuróticos Nota: 0 de 5 estrelas0 notasInglês E Espanhol – Pare Tudo Agora Nota: 0 de 5 estrelas0 notasExercícios de Derivadas Nota: 0 de 5 estrelas0 notasOs Saberes Elementares Matemáticos Presentes em Concursos para Professores em Sergipe Nota: 0 de 5 estrelas0 notasDicionário De Matemática Nota: 0 de 5 estrelas0 notasConexões e educação matemática: Brincadeiras, explorações e ações - Vol 1 Nota: 0 de 5 estrelas0 notasEnsino de Física: O Significado Atribuído às Expressões Matemáticas Nota: 0 de 5 estrelas0 notasExercícios de Vetores e Espaços Vetoriais Nota: 0 de 5 estrelas0 notasGeometria Espacial: Nova Abordagem Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMatemática Descomplicada Para O Enem Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMaterial Didático Para Docentes Do Curso De Matemática Nota: 0 de 5 estrelas0 notas
Ciências e Matemática para você
O Mistério por trás das nossas origens: Uma jornada para além da teoria da evolução Nota: 5 de 5 estrelas5/5Astronomia Básica Nota: 5 de 5 estrelas5/5Engenharia Mecanica Nota: 0 de 5 estrelas0 notasProcessamento Auditivo Central Nota: 5 de 5 estrelas5/5Física Quântica Para Iniciantes Nota: 5 de 5 estrelas5/5Feitiços De Amarração E Separação Nota: 5 de 5 estrelas5/5Manipulando O Carma Com Gráficos Radiônicos Nota: 5 de 5 estrelas5/5Desbloqueando Pessoas Nota: 0 de 5 estrelas0 notasTerapias espirituais:: rumo à integração ao tratamento convencional Nota: 4 de 5 estrelas4/5Trasnstorno Expectro Autista Nota: 0 de 5 estrelas0 notasDesvendando Os Segredos Do Universo Nota: 0 de 5 estrelas0 notasO Mínimo Que Você Precisa Saber Sobre Astronomia Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPython Para Iniciantes Nota: 0 de 5 estrelas0 notasDeclaração, Atestado E Laudo Nota: 0 de 5 estrelas0 notasUma Nova Ciência da Vida Nota: 5 de 5 estrelas5/5A Origem das Espécies Nota: 3 de 5 estrelas3/5Tricologia Para Cabeleireiros E Barbeiros Nota: 5 de 5 estrelas5/5Eletricidade Básica Nota: 5 de 5 estrelas5/5Se Livre Do Seu Passado! : Como Superar O Trauma Infantil: Coleção MZZN Autoajuda, #5 Nota: 0 de 5 estrelas0 notasEletricista De Manutenção Nota: 0 de 5 estrelas0 notasFísica Simples E Objetiva Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCiência pouca é bobagem: Por que psicanálise não é pseudocência Nota: 5 de 5 estrelas5/5Síndrome Metabólica E Dietoterapia Nota: 0 de 5 estrelas0 notasNutromedicina Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMusculaçao Nota: 0 de 5 estrelas0 notasJogos Lúdicos No Ensino De Química Nota: 0 de 5 estrelas0 notasTécnicas De Atendimento Em Psicanálise Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA ilha do conhecimento: Os limites da ciência e a busca por sentido Nota: 0 de 5 estrelas0 notasManual De Acupuntura Nota: 1 de 5 estrelas1/5
Avaliações de Dinâmica
0 avaliação0 avaliação
Pré-visualização do livro
Dinâmica - Ana Maria Toffoletto
CAPÍTULO 1
bolinhasFÍSICA – Palavra grega que significa Natureza. Então, estudar Física significa estudar a natureza.
Para maior facilidade, vamos dividir o estudo da Física em partes:
Física Clássica:
Mecânica
Óptica
Termologia
Ondas
Acústica
Eletromagnetismo
Física Moderna:
Relatividade
Quântica
Radioatividade
A Física é a ciência que estuda a natureza; daí o nome ciência natural. Ela estuda vários fenômenos naturais.
Fenômeno natural: tudo o que acontece na natureza, sem a intervenção humana. Uma fruta caindo de uma arvore é um fenômeno natural. A chuva, o vento e a neve também são exemplos de fenômeno natural.
Além deste estudo da Física e de suas partes, devemos ter conhecimento de algumas ferramentas que nos auxiliarão a entender esta Ciência tão fascinante.
Estes conhecimentos são:
Medidas
Relembrando Sistema Métrico Decimal
Sistema Internacional de Unidades
Algarismos Significativos
Potências de Dez- Ordem de Grandeza
Método em Física
Funções e Gráficos
Faremos o estudo destes conhecimentos como adendo ao estudo dos ramos (partes) da Física.
OBJETIVOS DO ESTUDO DE FÍSICA
Desde sua aparição na Terra, o homem se preocupou em entender e dominar o universo que o cerca, numa tentativa de resolver problemas práticos, ou facilitar suas tarefas, ou apenas, entender e explicar fenômenos naturais como, por exemplo, por que um trovão faz barulho, por que os corpos têm cores diferentes, como é o movimento dos astros, por que o céu é azul. A tecnologia de que dispomos hoje é o resultado de milhares de anos observando a natureza, descobrindo suas leis e sabendo como utilizá-las, isto é, estudando as ciências naturais. Para observar a natureza, muitas vezes há necessidade de um instrumento de observação como, por exemplo, um telescópio, um microscópio etc. e, também, em inúmeros casos, essa observação exige medidas.
DIVISÕES DA FÍSICA
O estudo da Física é dividido em partes, para maior facilidade. São elas: Mecânica, Óptica, Termologia, Acústica, Ondulatória, Eletromagnetismo e mais recentemente, além do estudo desta Física, chamada de Física Clássica, há ainda o estudo da Física Moderna, cujas partes são: Relatividade, Quântica e Radioatividade.
Mecânica: Parte da Física que estuda o movimento dos corpos em geral. Estudar um movimento é descrevê-lo e descobrir suas causas. Mas é estudar qual tipo de movimento? Todo tipo de movimento: movimento dos planetas, da formiguinha, de pessoas.
Óptica: Parte da Física que estuda o comportamento da luz nas mais diversas situações.
Termologia ou Termofísica: Parte da Física que estuda os fenômenos associados ao calor.
Acústica: Parte responsável pelo estudo da formação, propagação e das propriedades das ondas sonoras, em outras palavras, é o estudo do som.
Ondulatória: Parte que estuda os fenômenos que envolvem ondas.
Eletromagnetismo: Parte que estuda os Fenômenos Elétricos (Eletrodinâmica e Eletrostática) e Magnéticos.
Relatividade: Parte da Física Moderna que descreve os movimentos com velocidades próximas à velocidade –limite, que é a da luz no vácuo (300.000 km/s), e que substitui os conceitos de espaço e tempo absolutos de Newton.
Mecânica Quântica: Parte da Física Moderna que tenta explicar tudo o que ocorre no mundo das partículas atômicas e subatômicas. Os conceitos de posição, velocidade e energia não mais seguem as regras estabelecidas pelas leis de Newton.
Radioatividade: Parte da Física Moderna que estuda as radiações eletromagnéticas de uma frequência determinada.
Mecânica: Dissemos que estudamos a Física em partes para facilidade deste estudo.
A primeira parte é a Mecânica, como vimos. Acontece que a Mecânica também se divide em partes, ou ramos, para facilidade de seu estudo.
A Tabela abaixo nos mostra esta divisão.
DIVISÕES DA MECÂNICA
A) CINEMÁTICA
B) DINÂMICA
C) ESTÁTICA
D) HIDROSTÁTICA
E) GRAVITAÇÃO UNIVERSAL
A) CINEMÁTICA: Parte da Mecânica que estuda os Movimentos sem se preocupar com as causas desses Movimentos.
Veremos, no próximo capítulo, que a causa do Movimento dos objetos e corpos são as forças. Mas a Cinemática se preocupa apenas em descrever os Movimentos, suas Velocidades, Acelerações, sem se ocupar com o que causou esse Movimento.
CAPÍTULO 2
B) DINÂMICA: é a parte da Mecânica que estuda os movimentos, ocupando-se agora, também, com o que causou ou modificou estes movimentos, no caso, as forças. Quando estudamos Cinemática só nos interessa estudar o movimento matematicamente, ou seja, conhecer seus elementos: velocidade, aceleração, etc. Agora, no estudo de Dinâmica, nos interessa saber o que causou este movimento, no caso, como já mencionamos, a força que foi o agente causador deste movimento.
Há dois conceitos fundamentais em Dinâmica: o conceito de massa e o conceito de força.
A próxima tabela lista todos os tópicos que estudaremos em Dinâmica
Força
Massa
Tipos de Força
Força Resultante
Primeira Lei de Newton ou Princípio da Inércia
Segunda Lei de Newton ou Princípio Fundamental da Dinâmica
Força Peso
Medida de Força: Dinamômetro
Força Elástica
Força de Tração
Força Normal
Força De Atrito (Parte Um)
Força de Contato: Componentes Normal e de Atrito
Terceira Lei de Newton
Força de Atrito: Estático e Cinético (Parte Dois)
Elevadores em Movimento
Plano Inclinado
Trabalho da Força
Trabalho da Força Peso
Trabalho da Força Elástica
Potência Média de uma Força
Potência Instantânea de uma Força
Relação entre Potência e Velocidade
Rendimento de um dispositivo
Energia
Energia Cinética
Energia Potencial Gravitacional
Energia Potencial Elástica
Energia Mecânica
Impulso
Quantidade de Movimento
Teorema do impulso-quantidade de movimento
Conservação da Quantidade de Movimento
Choques Mecânicos
MASSA DE UM CORPO
Massa de um corpo é a quantidade de matéria (qualquer quantidade de substância que compõe um corpo sólido, líquido ou gasosos) contida nesse corpo. Massa é uma grandeza escalar que atribuímos a cada corpo obtida pela comparação do corpo com um padrão, usando-se o princípio da balança de braços iguais.
Unidades de massa mais usadas:
QUILOGRAMA (kg)
GRAMA (g) → submúltiplo do quilograma
TONELADA (t) → múltiplo do quilograma
1 kg = 1000 g = 10³ g
1 t = 1000 kg = 10³ kg
No Sistema Internacional de Unidades a unidade