Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                

Encontre milhões de e-books, audiobooks e muito mais com um período de teste gratuito

A partir de $11.99/mês após o período de teste gratuito. Cancele quando quiser.

Projeto Cartas – Livro I – Judas e os falsos mestres: da antiguidade até os dias atuais
Projeto Cartas – Livro I – Judas e os falsos mestres: da antiguidade até os dias atuais
Projeto Cartas – Livro I – Judas e os falsos mestres: da antiguidade até os dias atuais
E-book173 páginas4 horas

Projeto Cartas – Livro I – Judas e os falsos mestres: da antiguidade até os dias atuais

Nota: 0 de 5 estrelas

()

Ler a amostra

Sobre este e-book

O livro "Projeto Cartas – Livro I – Judas e os Falsos Mestres" é uma análise da carta escrita pelo discípulo Judas, irmão de Jesus e Tiago, na qual explica quem é esse Judas que escreveu a carta, analisa versículo por versículo, explica quem são os falsos mestres e como identificá-los, falsos mestres de ontem e de hoje, descreve algumas heresias e falsos mestres do tempo da igreja primitiva, com base nos hereges descritos por Eusébio de Cesareia em sua obra "História Eclesiástica".
Muitos questionam quem é esse Judas que escreveu a última carta do Novo Testamento, antes do livro do apocalipse. O livro esclarece essa dúvida, explicando que o Judas em questão é, além de discípulo de Jesus, seu irmão. Descreve uma interpretação do livro, versículo por versículo, procurando explicá-lo de forma simples e compreensível por qualquer pessoa, seja pregador ou leigo, relata várias heresias da época da igreja primitiva e também de hoje, e usa como base histórica o livro "História Eclesiástica", de Eusébio de Cesareia.
IdiomaPortuguês
Data de lançamento24 de jul. de 2024
ISBN9786527024330
Projeto Cartas – Livro I – Judas e os falsos mestres: da antiguidade até os dias atuais

Relacionado a Projeto Cartas – Livro I – Judas e os falsos mestres

Ebooks relacionados

Cristianismo para você

Visualizar mais

Artigos relacionados

Avaliações de Projeto Cartas – Livro I – Judas e os falsos mestres

Nota: 0 de 5 estrelas
0 notas

0 avaliação0 avaliação

O que você achou?

Toque para dar uma nota

A avaliação deve ter pelo menos 10 palavras

    Pré-visualização do livro

    Projeto Cartas – Livro I – Judas e os falsos mestres - Amelio Martinelli Junior

    INTRODUÇÃO

    Como Judas, ao escrever a sua carta, tinha um propósito diferente, eu também tenho ao fazer este estudo. Minha intenção era realizar uma análise da Epístola de Judas, tanto da mensagem como da história, da época, do contexto geral em que ela foi escrita.

    Mas, quanto mais eu pesquisava, mais eu percebia que a carta era muito atual, que os alertas ali escritos serviam para nós hoje ainda mais. Então acrescentei um novo enfoque, além de analisar a carta em si, estudar, também, a figura do falso mestre (do falso profeta, do falso apóstolo, ou como é chamado por muitos autores: herege), tendo a Epístola de Judas como base para iniciar essa pesquisa.

    Antes de continuar, quero fazer uma breve oração com você, leitor. Ore comigo:

    Senhor Deus, eu louvo ao Senhor pela minha vida e pela vida dessa pessoa que está lendo este livro. Peço que o Senhor me dê sabedoria e discernimento para realizar um trabalho idôneo e imparcial, um trabalho feito com excelência, para engrandecer ainda mais Seu nome.

    Peço que o Senhor dê sabedoria e entendimento para essa pessoa que está lendo o livro, para que ela consiga entender a mensagem e o objetivo do livro, e que possa se desviar dos caminhos dos falsos mestres, e possa encontrar o caminho reto e da salvação que é Jesus Cristo, nosso único e verdadeiro Mestre.

    Peço isso em o nome de Jesus. Amém.

    Vamos começar!

    O primeiro passo é conhecer mais sobre essa tão atual carta, seu escritor e sua mensagem central. Afinal, quem é esse Judas que combateu tão arduamente os falsos mestres?

    Quando ouvimos falar o nome Judas, o que vem à cabeça é: traidor. Pois o Judas mais famoso da história foi o Iscariotes, que traiu Jesus. Mas a Bíblia cita não só um, mas seis Judas.

    1. Judas Iscariotes: O mais famoso de todos os Judas. Um dos doze apóstolos escolhidos por Jesus. Conforme João 6:71: E isto dizia ele de Judas Iscariotes, filho de Simão; porque este o havia de entregar, sendo um dos doze. A Bíblia nos diz que Satanás entrou nele: Lucas 22:3: Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze. Ele vendeu Jesus por trinta moedas de prata ao príncipe dos sacerdotes: Mateus 26:14-16: Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes. E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata. E desde então buscava oportunidade para o entregar. Em concordância com Zacarias 11:12-13: Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata. O Senhor, pois, disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro, na casa do Senhor. E no Monte das Oliveiras, para mostrar aos soldados quem era Jesus, o traiu com um beijo: Mateus 26:47-50: E, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo. E o que o traía tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-o. E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi; e beijou-o. Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam. Mas como não aguentou o peso de sua consciência e cheio de remorso acabou por se enforcar: Mateus 27:5: E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar. Judas Iscariotes era o único apóstolo não galileu, ele era natural de Queriote (Kerioth), na Judeia.

    2. Judas — irmão de Jesus: Conforme: Marcos 6:3: Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? E não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele. Como os outros irmãos, não creu que Jesus era o Messias, Filho de Deus: João 7:5: Porque nem mesmo seus irmãos criam nele. Mas após a ressurreição, ele passou a crer: Atos 1:14: Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos. Esse Judas é considerado o provável autor da epístola que estudamos agora.

    3. Judas — Filho de Tiago — um dos doze apóstolos: Na lista dos doze apóstolos, além de Judas Iscariotes (o primeiro dessa lista), temos ainda a citação de um outro Judas: Atos 1:13: E, entrando, subiram ao cenáculo, onde permaneciam Pedro e João, Tiago e André, Felipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão o Zelote, e Judas, filho de Tiago. Esse Judas é também chamado de Tadeu: Mateus 10:3: "Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu" (por isso ficou muito conhecido como Judas Tadeu).

    4. Judas — um galileu que liderou uma revolta: Esse Judas é citado em Atos dos Apóstolos, numa fala registrada de Gamaliel no Sinédrio. Atos 5:37: Depois dele levantou-se Judas, o galileu, nos dias do recenseamento, e levou muitos após si; mas também este pereceu, e todos quantos lhe obedeciam foram dispersos. Esse Judas agiu por volta do ano 6 a.C. (época do nascimento de Cristo), em revolta pelo censo ordenado por Quirino. Flávio Josefo diz que foi ele quem criou o partido zelote judaico, um movimento extremista que desejava derrubar Roma e restabelecer o domínio dos judeus naquela região.

    5. Judas — que emprestou sua casa para Paulo: Esse Judas é mencionado rapidamente na Bíblia, na ocasião da conversão de Saulo. Após ficar cego devido ao encontro que teve com Cristo, Paulo foi levado a Damasco, onde ficou três dias. Ele ficou justamente na cada desse Judas, até que Ananias viesse encontrá-lo e restaurasse sua visão: Atos 9:11: Ordenou-lhe o Senhor: Levanta-te, vai à rua chamada Direita e procura em casa de Judas um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando.

    6. Judas — líder da igreja em Jerusalém: Esse último Judas mencionado nas Escrituras, que também era chamado de Barsabás (que significa filho de Sabá ou filho de exaltação), foi escolhido juntamente com Silas para acompanhar o apóstolo Paulo e Barnabé em sua viagem até Antioquia, onde levariam a decisão do concílio de Jerusalém realizado em Atos 15 até a comunidade cristã que havia ali: Atos 15:22: Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos com toda a igreja escolher homens dentre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens influentes entre os irmãos. Alguns comentadores sugerem que Judas, chamado Barsabás, era irmão de José, chamado Barsabás, discípulo proposto para tomar o lugar de Judas Iscariotes (Atos 1:23), mas não há nenhuma evidência bíblica que apoie isso, exceto que ambos têm o mesmo sobrenome. Esse Judas não é novamente mencionado na Bíblia depois de ter voltado a Jerusalém.

    Esses são os Judas citados na Bíblia, mais especificamente no Novo Testamento (NT). Mas o nosso interesse neste estudo está focado no segundo Judas, o irmão de Jesus.

    Sabemos que foi Judas, irmão de Tiago e Jesus, quem escreveu esta carta, pela forma que ele inicia seu texto, identificando-se como Judas, servo de Jesus Cristo... irmão de Tiago (Judas 1:1).

    A carta, ou epístola, penúltimo livro do NT da Bíblia, foi escrita provavelmente no ano 65. Outras suposições, porém, induzem que a obra teria sido escrita por volta dos anos 66 e 67, logo após a morte de Pedro, em razão das fortes semelhanças com a segunda carta desse outro apóstolo. No entanto, uma terceira possibilidade seria que Judas e Pedro tivessem se utilizado de uma fonte comum, talvez de um panfleto muito utilizado na época para alertar a Igreja contra os falsos mestres.

    Um mal que assolava a Igreja primitiva e que os apóstolos combatiam com veemência. Não apenas Judas, mas Pedro e também Paulo e João escreveram contra esses falsos mestres ou hereges, como eram designados. Vemos também em Eusébio de Cesareia, em sua História Eclesiástica, que os falsos mestres são uma praga duradoura na Igreja, e isso até hoje.

    Vamos estudar juntos com a carta de Judas como base, e utilizando toda a Sagrada Escritura para nos guiar e nos manter no caminho reto e da salvação.

    Mas quero deixar claro que aqui você não vai encontrar a interpretação definitiva, nem uma nova verdade. Nós vamos estudar juntos e, com a orientação do Espírito Santo de Deus, vamos aprender mais sobre sua palavra e revelação.

    Este livro visa ser um incentivo para que todos leiam mais a Bíblia.

    Que Deus guie você através desta leitura.

    O LIVRO

    2.1 O ESCRITOR

    Já na primeira linha da epístola, seu autor se identifica como Judas. Mas essa é a parte fácil, saber o nome, que era comum entre os judeus. Mas quem era esse Judas? Judas Iscariotes? Labeu ou Tadeu? Judas Galileu? Judas de Damasco? Ou Judas de Jerusalém?

    Ele menciona na carta que era irmão de Tiago. A maioria dos estudiosos considera que ele se refere ao Tiago que era chamado irmão do Senhor ("E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor" [Gálatas 1:19]), o mesmo escritor da carta de Tiago ("Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde" [Tiago 1:1]).

    Esse Judas não era um apóstolo, mas sim um discípulo, que só se converteu após a ressurreição de Jesus. Conforme o costume da época, após escrever seu nome, ele colocaria suas atribuições (apóstolo, discípulo, profeta, presbítero, etc.), mas ele se apresenta apenas como servo de Cristo. Se fosse um apóstolo, seria aqui que ele se identificaria como tal. Além do mais, quando ele menciona os apóstolos, usa uma linguagem que se exclui desse grupo seleto. Ele menciona: ... recordai-vos das declarações feitas anteriormente pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo, de como vos costumavam dizer (Judas 1:17-18).

    Ele chama a si mesmo irmão de Tiago, referindo-se evidentemente

    Está gostando da amostra?
    Página 1 de 1