Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                

Bruno de Almeida: diferenças entre revisões

Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Ba3499 (discussão | contribs)
LeoBot (discussão | contribs)
correções ortográficas, typos fixed: portugal → Portugal, artistico → artístico, assasinato → assassinato utilizando AWB
Linha 2:
 
== Biografia ==
Bruno de Almeida nasce em [[Paris]] em [[1965]]. Começa a carreira artística em [[Lisboa]] como [[músico]] e [[compositor]] no início dos [[anos 801980]]. Toca [[guitarra]] em bandas de [[jazz]] e compõe para coreógrafias de Francisco Camacho, Vera Mantero e Paulo Ribeiro. Em [[1982]] é um dos membros fundadores do grupo de fusão ''Contrabanda''.
 
Bruno de Almeida nasce em [[Paris]] em [[1965]]. Começa a carreira artística em [[Lisboa]] como [[músico]] e [[compositor]] no início dos [[anos 80]]. Toca [[guitarra]] em bandas de [[jazz]] e compõe para coreógrafias de Francisco Camacho, Vera Mantero e Paulo Ribeiro. Em [[1982]] é um dos membros fundadores do grupo de fusão ''Contrabanda''.
 
Em [[1985]] muda-se para [[Nova Iorque]] onde integra a banda ''Graham Haynes & No Image'' com quem actua no mítico Knitting Factory. Toca também na banda de ''Saheb Sarbib'' e cria um duo de música experimental com o [[trompetista]] Graham Haynes onde utiliza [[electrónica]] e [[vídeo]].
 
A partir de [[1988]] dedica-se ao [[cinema]]. Estuda e trabalha no ''Film/Video Arts'' como director de [[fotografia]] e montador e em [[1990]] abre a sua produtora, a ''Arco Films''. Em 1991, realiza o vídeo-concerto [[''Amália Rodrigues]], Live in New York City'' filmado no Town Hall de [[ Nova Iorque]]. O vídeo passa na [[RTP]] e é editado pela ''EMI-Valentim de Carvalho'' na [[Europa]] e pela ''Whitestar'' nos [[EUA]].
Em [[1992]], realiza para o Canal 2  um filme sobre a peça de Fancisco Camacho, ''O Rei no Exílio'', inciando uma colaboração com o [[coreógrafo]] que mantém até hoje.
 
Em [[1993]], a sua primeira [[curta metragem]] de [[ficção]], ''A dívida'' (The Debt), ganha o prémio da melhor [[curta-metragem]] na Semana da Critica do [[Festival de Cannes]] bem como prémios em festivais na [[Itália]], [[Espanha]],[[ Grécia]], [[Finlândia]], [[Mónaco]], [[Portugal]] e [[EUA]]. ''A Dívida'' é vista em 85 festivais de cinema, distribuída comercialmente antes de uma [[longa metragem]] e passa em vários canais de [[televisão]] europeus includindo o ''Canal +'', [[BBC]], ''Telepíu'' e ''ZBF'' e nos [[EUA]] no ''Bravo'' e ''Independent Film Channel''.
 
Em [[1994]], continuando a colaboração com [[Amália Rodrigues]], realiza para a [[RTP]] a série documental de cinco horas ''Amália, uma estranha forma de vida'' sobre a vida e carreira da artista. Este mega-documentário passa na [[RTP]] em [[1995]] e no canal francés ''Muzzik'' em [[1996]]. Está previsto ser editado em [[DVD]] em 2009 pela ''Valentim de Carvalho''.
Linha 18 ⟶ 17:
Em [[1999]], ''On the Run'' ganha o prémio de melhor filme no ''Festival de Cinema de Ourense'', em [[Espanha]], e é nomeado para o prémio da Critica no ''Festival de Cinema de Paris'' e para um Open Palm nos Gotham Awards em [[Nova Iorque]] em 2000. O filme é distribuido comercialmente em vários países europeus e nos [[Estados Unidos]]. É editado em [[DVD]] nos [[EUA]] em 2001 tornando-se um filme de culto.
 
Em [[2000]], a sua segunda [[longa-metragem]], ''The Art of Amália'', uma versão em película de 90 minutos da série sobre Amália, é um grande sucesso nos [[EUA]] onde fica em cartaz durante 8 meses. O documentário é visto em [[televisão]] nos [[Estados Unidos]], [[França]] e em [[Portugal]]. ''The Art of Amália'é distribuído em [[DVD]] pela ''EMI Music'' na [[Europa]] e atinge dupla platina em portugalPortugal nas primeiras duas semanas da edição.
 
Em [[2004]], realiza a sua terceira longa; ''O Candidato Vieira'', um documentário sobre a candidatura de músico Manuel João Vieira à presidência da República bem como o vídeo concerto comemorativo dos vinte anos da banda [[Ena Pá 2000]]. Os dois filmes são editados num [[DVD]] duplo pela ''Valentim de Carvalho'' e vistos na [[SIC]] numa noite especial dedicada a Manuel João Vieira. Continuando a colaboração com Vieira, Bruno prepara neste momento um novo filme sobre o artista.
Linha 30 ⟶ 29:
Em 2007 realiza e produz ''The Lovebirds'', um filme rodado em [[Lisboa]] com um cast internacional que incluie Michael Imperioli, [[Ana Padrão]], [[Joaquim de Almeida]], John Ventimiglia, Nick Sandow, Drena De Niro, Marcello Urgeghe, [[Fernando Lopes]], [[Rogério Samora]], Johnny Frey, [[Cleia Almeida]], Filipe Vargas e Dmitry Bogomolov. Apresentado na abertura do ''Lisbon Village Festival'' em Junho de 2007 o filme estreia em sala no [[Inverno]] de 2008 e ganha os prémio especial do Juri no Fantasporto 2008 e os prémios de melhor realizador e melhro argumento no Festival Internacional de Ourense em Espanha.
 
Em 2008 realiza 6=0 Homeostética, um documentário sobre a Homeostética, um movimento artisticoartístico surgido no início dos anos 801980. O filme ganha o prémio de menção especial no DocLisboa 2008.
 
Em 2009 realiza Bobby Cassidy, Counterpuncher, um documentário de longa metragem sobro o boxeur americano.
 
Bruno de Almeida encontra-se em preparação com Operação Outuno, uma longa metragem sobre o assasinatoassassinato do General Humberto Delgado pela Pide em 1965.
 
 
 
== {{Ligações externas}} ==
* {{imdb nome|id=020692}}
* site official de Bruno de Almeida http://www.arcofilms.com/