Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                

Pupieno

Marco Clódio Pupieno Máximo (em latim Marcus Clodius Pupienus Maximus; 178 - 238 d.C.) foi um imperador romano, nascido cerca de 174, faleceu 99 dias depois de ter subido à cadeira imperial romana, em 238.

Ficheiro:071 Pupienus 29 mm ext.jpg
Pupieno

Foi eleito imperador, juntamente com Balbino, pelo Senado de Roma, depois da morte de Gordiano I e de Gordiano II nesse preciso ano de 238. Era uma figura de origens humildes, sem qualquer ligação patrícia à tradição romana. No entanto, conseguiu traçar uma carreira bem-sucedida na administração provincial romana, tendo sido procônsul na Germânia e na Ásia Menor e prefeito urbano, cargos administrativos de grande nomeada no Império Romano.

Governou conjuntamente com Balbino durante muito pouco tempo, numa altura em que se promoveu o ainda adolescente Gordiano III a César e se conseguiu aniquilar o incómodo Maximino I, antigo imperador e então tentando usurpar o poder que lhe fugira antes. Mas como as muitas grandes figuras romanas, o destino de Pupieno estava traçado pela Guarda Pretoriana, que o assassinou em 238, ofendida pelo Senado e desejosa de ter uma figura por ela controlada no poder.


Precedido por
Gordiano II
Imperador Romano com Balbino e Gordiano III
238
Sucedido por
Gordiano III


Ícone de esboço Este artigo sobre Roma Antiga e o Império Romano é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.