Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                

Barão Zemo

personagem fictício

Barão Zemo é o nome de dois personagens fictícios do Universo Marvel. Eles já participaram do grupo Mestres do Terror e já apareceram como vilões de destaque nas aventuras do Capitão América e dos Vingadores.

Barão Zemo Original, Heinrich

editar
Barão Zemo
Informações gerais
Primeira aparição Em um flashback:
Avengers #4
(Março de 1964)

Aparição atual:
Avengers #6
(Julho de 1964)

Criado por Stan Lee
Jack Kirby
Editora Marvel Comics
Informações pessoais
Estado atual Morto
Nome completo Dr. Heinrich Zemo
Codinomes
conhecidos
O Homem mais Odiado da Europa.

Zemo Zaifer

Família e relacionamentos
Parentes Hilda Zemo (esposa morta), Helmut Zemo (filho)
Informações profissionais
Ocupação Cientista, Barão de Zeulniz, ex-agente da inteligência nazista.
Poderes
  • Envelhecimento retardado
  • Hábil espadachim
  • Grande estrategista
  • Mestre em combate corpo-a-corpo
Afiliações atuais Partido Nazista
Legião dos Mortos-Vivos
Mestres do Terror

O Barão Heinrich Zemo 12º, o Barão Zemo é um vilão nazista que já enfrentou os Vingadores e enfrenta o Capitão América e seus parceiros desde a Segunda Guerra. Responsável pela sabotagem que congelou o Capitão América e supostamente matou seu parceiro da II Guerra Mundial, Bucky Barnes, Heinrich já teve o título de "O homem mais odiado de toda a Europa". Seu ato mais famoso foi a criação da primeira formação dos Mestres do Terror.

História

editar

Zemo criou uma roupa vermelha e usava constantemente um capuz negro, de modo que ele não fosse descoberto por nenhum de seus inimigos.Ele inventou muitas armas contra os aliados tais como o Adesivo X (uma super-cola que acidentalmente prendeu seu capuz ao rosto para sempre e que o enlouqueceu) e rifles com raios, chamados de raios da morte.

Mestres do Terror

editar

Ao ressurgir na Era Moderna, o Barão Zemo criou uma equipe de super-vilões, os Mestres do Terror, para ajudá-lo a enfrentar o Capitão América e seus novos aliados, os Vingadores. Nesse grupo faziam parte ao lado de Zemo, Magnum, Encantor e Executor, Homem Radioativo e Cavaleiro Negro (inimigo do Homem de Ferro), para o destruir.[1]

Em uma luta com o Capitão América na Amazônia, um raio acertou um bloco de terra, que o soterrou e o matou.[2]

2º Barão Zemo, Helmut

editar
Barão Zemo
 
Informações gerais
Primeira aparição Captain America #168 (Dezembro de 1973)
Criado por Tony Isabella
Roy Thomas
Sal Buscema
Editora Marvel Comics
Informações pessoais
Estado atual Ativo
Nome completo Helmut J. Zemo
Codinomes
conhecidos
Cidadão V, Fênix, Cruz de Ferro, Mark Evanier.
Família e relacionamentos
Parentes Heinrich Zemo (pai morto), Hilda Zemo (mãe morta), Heike Zemo (esposa morta)
Informações profissionais
Ocupação Cientista, líder dos Mestres do Terror.
Poderes
  • Força, agilidade, velocidade e resistência sobre-humanas
  • Grande estrategista
  • Hábil espadachim
  • Mestre em combate corpo-a-corpo
  • Intelecto genial
  • Possui forte manipulação e influência sobre as pessoas
Afiliações atuais Império Secreto
Mestres do Terror
Hidra
Batalhão V
Thunderbolts
Base de operações Castelo Zemo
(em Leipzig)

O Barão Helmut Zemo 13º, o Barão Zemo, começou a sua carreira como vilão para vingar seu pai, Heinrich (O Barão Zemo anterior).

História

editar

Na sua primeira aventura ele enfrentou o Capitão América e o Falcão, usando o nome de Fênix. Ao cair no tanque de Adesivo X recriado por ele, Helmut foi dado como morto, mas ressurgiu com o rosto desfigurado, sendo obrigado a usar um capuz tal qual seu pai. Voltou a lutar contra o Capitão e os Vingadores, liderando novas formações dos Mestres do Terror. Teve um romance secreto com Soprano, muito antes dele reaparecer e entrar de novo para os Thunderbolts. Extremamente inteligente, ele sempre fica um passo a frente de quem quer que seja.

Logo após o Massacre Marvel, onde a maioria dos super-heróis foi dada como morta, Helmut juntou um grupo de vilões para se passarem por heróis substitutos dos Vingadores, e ficaram conhecidos por Thunderbolts. Nessa época ele adotou o nome de Cidadão V. Depois de muito tempo a farsa foi descoberta e o grupo de Zemo foi debandado. Tempos depois, ele retornava, agora como herói, para poder prender os que ainda não tinha se tornado mocinhos, e que ainda usavam o nome de Thunderbolts. Com a ajuda dos Vingadores ele conseguiu.

O Retorno de Zemo

editar

Durante muito tempo Helmut esteve sumido, mas depois retornou e procurou os Thunderbolts para avisar de um mal que seria atraído por Genis-Vell, o super-herói Fóton. Ele conseguiu reunir um grupo de heróis e enfrentou os Thunderbolts para eliminar a ameaça. Após essa aventura, os dois grupos foram unificados, mas sem a presença de Fóton (ex-Capitão Marvel).

Guerra Civil

editar

O Homem de Ferro procurou Zemo durante a Guerra Civil para que os Thunderbolts cuidassem de vilões e seres poderosos que não aceitassem a lei de registro de super-humanos. Ele já sabia que isso iria ocorrer e já estava preparado havia três semanas. Novamente recrutou vilões e, contra a sua vontade, passaram a agir como super-heróis. Todos entraram para a Comissão de Registro de Super-Humanos. Assim, vilões como o Dr. Octopus e Lady Letal tiveram que virar heróis.[3]

Mestres do Terror

editar

Além de claro suas constantes lutas com Capitão América e os Vingadores, os dois vilões, pai e filho se tornaram realmente notáveis ao formatem com um grupo muito famoso de super-vilões do Universo Marvel, os Mestres do Terror. O Barão original, fundou esse grupo com Derretedor, Homem-Radioativo e o Cavaleiro Negro, além de participações constantes de Destruidor, Encantor e seu assecla Executor, além de Magnum, que ganhou seus poderes graças a ele, mas cometeu boa parte dos crimes contra sua vontade. Já o 2º Barão Zemo é notável por ter feito a mais efetiva versão desse grupo, com participação de vários vilões "menores" de cada Vingador, com isso cada vilão derrotou um herói individualmente ou em duplas, chegando a destruir a Mansão dos Vingadores e matando vários heróis, incluindo o Poderoso Hércules, essa é facilmente uma das piores batalhas dos Vingadores, que só foi vencida com muito custo.

Em outras mídias

editar

Desenhos Animados

editar

Ambas as versões aparecem em um episódio de The Avengers: United They Stand, com Helmut, dublado por Phillip Shepherd, sendo líder dos Mestres do Mal buscando vingança pelo avô Heinrich, que aparece em um flashback enfrentando o Capitão América.

Helmut é um vilão recorrente na série de desenho animado The Avengers: Earth's Mightiest Heroes, onde é dublado por Robin Atkin Downes.

Na animação Avengers Assemble, ambas as versões de Zemo aparecem, com Heinrich dublado por Danny Jacobs, e Helmut, que chega a surgir como o Cidadão V dos Thunderbolts, com a voz de David Kaye.

Cinema

editar

Universo Cinematográfico Marvel

editar
  • Helmut Zemo é o principal vilão do filme Capitão América: Guerra Civil no qual foi interpretado pelo ator hispano-alemão Daniel Brühl. Diferente da sua versão dos quadrinhos, Zemo é um Coronel das forças especiais de Sokovia que quer vingança contra os vingadores após perder a sua família durante os eventos de Vingadores: Era de Ultron.
  • Zemo retorna na série da Disney+, Falcão e o Soldado Invernal depois da separação dos Vingadores em Guerra Civil que culminou na sua prisão. Nesta participação Zemo aparece a usar sua máscara roxa tradicional dos quadrinhos.

Referências

  1. «Baron Zemo (disambiguation) - Marvel Universe Wiki: The definitive online source for Marvel super hero bios.». marvel.com. Consultado em 15 de agosto de 2016 
  2. Avengers #15
  3. Thunderbolts na Guerra Civil #5-6