Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                

Unwritten Law

(Redirecionado de Blue Room)


Unwritten Law é uma banda de rock americana formada em 1990 em Poway, Califórnia (subúrbio de San Diego). Atualmente na gravadora Suburban Noize.

Unwritten Law
Informações gerais
Origem San Diego, Califórnia
País Estados Unidos
Gênero(s) Punk rock
Hardcore melódico
Post-grunge
Rock alternativo
Pop punk
Skate punk
Período em atividade 1990 – atualmente
Gravadora(s) Red Eye
Epic
Interscope
Lava
Abydos
Suburban Noize
Integrantes Scott Russo
Steve Morris
Pat "PK" Kim
Dylan Howard
Ex-integrantes John Bell
Wade Youman
Rob Brewer /> Tony Palermo
Página oficial Unwrittenlaw.com

História

editar

Formação da banda

editar

Unwritten Law foi formada em Poway, Califórnia em 1990. O primeiro baterista, Wade Youman, geralmente leva o crédito por criação da banda. Um considerável número de músicos apareceram antes da chegada de Scott Russo nos vocais, Steve Morris e Rob Brewer nas guitarras e John Bell no baixo. Em 1992 lançam seu primeiro cassete, sucedido pelo vinil Blurr . A banda rapidamente se estabeleceu na bem-sucedida cena musical do início dos anos 1990 de San Diego que também incluia outras bandas como Blink-182, Buck-O-Nine, Sprung Monkey, Drive Like Jehu e Rocket from the Crypt.

Primeiros álbuns

editar

Em 1994 gravam seu primeiro álbum, Blue Room, o qual foi lançado pela gravadora local Red Eyes Records. Estabeleceram um estilo punk rock e construíram sua reputaçao através de shows na cena local e pelos arredores de San Diego. As canções "CPK", "Shallow" e "Suzanne" tornaram-se as favoritas dos fãs da cena local e permaneceram no seu set list pelos anos seguintes. O álbum atraiu a atenção da gravadora Epic Records, com a qual assinaram contrato e relançaram Blue Room um ano após o lançamento original.

O segundo álbum, Oz Factor, foi lançado em 1996. As canções "Denied" e "Superman" foram lançadas em forma de compactos e chegaram a ser tocadas por várias estações de rádio da Califórnia. No ano seguinte a banda entrou em turnê pelos Estados Unidos ao lado de bandas como Blink-182 e Pennywise.

Unwritten Law e turnês seguintes

editar

Em 1997 assinam contrato com o selo Interscope Records e o baixista John Bell deixa a banda. O baixista Micah Alvao se junta a banda em Seattle para a gravação de seu álbum auto intitulado Unwritten Law, lançado em 1998. As canções "Lonesome", "Cailin" e "Teenage Suicide" tiveram pequeno impacto nas estações de rádio. Pat "PK" Kim (anteriormente da banda Sprung Monkey) entrou para a banda como baixista definitivo e a banda entrou para a turnê Warped Tour que atravessou a América do Norte, a Europa e a Austrália. Na Austrália a banda mostrou-se dedicada e entusiasmada. Eles retornaram lá nos anos seguintes para lançamentos de singles e peformaces ao vivo exclusivas para o país.

Auge do sucesso

editar

A banda passou bastante tempo preparando seu próximo lançamento: o álbum Elva. O álbum apresentou uma mudança de estilo, saindo do até então etabelecido punk rock para um hard rock mais acessível. O primeiro compacto "Up All Night" tornou-se popular, mas foi com a canção "Seein Red" e seu vídeo musical que trouxe a banda para o topo da lista das bandas de metal alternativo nos Estados Unidos da América. Entraram em uma longa turnê para divulgar o álbum, junto de bandas como Sum 41 e The Used.

Em 2003 a banda foi convidada por VH1 para filmar um episódio da série acústica Music in High Places. O convite aconteceu por acidente: a estação esperava contactar Jimmy Eat World mas contactou a assesoria do Unwritten Law por acidente. A banda gravou canções acústicas em vários locais do Yellowstone National Park. Eles prepararam as gravações para lançá-las como um álbum, mas a Interscope recusou-se a lançá-lo. A banda terminou seu contrato com a Interscope e assinaram com a Lava Records, que lançou Music in High Places em formato de CD e em um DVD conhecido como Live in Yellowstone. A canção "Rest of My Life" desta apresentação teve grande repercussão nacional.

Mudanças de formação

editar

Pouco tempo depois de lançar Music in High Places o baterista Wade Youman foi retirado da banda por motivos pessoais e profissionais. Para a gravação do próximo álbum Here's to the Mourning os bateristas Adrian Young do No Doubt e Tony Palermo do Pulley uniram-se a banda no estúdio. A banda encontrou muita afinidade com Palermo durante as gravações. Com isso, por volta de 2005, no lançamento do álbum, ele tornou-se baterista definitivo da banda. Muitas das canções do disco tiveram participação (em relação à escrita das letras) da namorada do vocalista Scott Russo Aimee Allen com a qual ele tem um projeto paralelo conhecido como Scott & Aimee. Allen e Linda Perry ajudaram a escrever o primeiro compacto da banda "Save Me (Wake Up Call)" que alcançou a quinta posição nas tabelas de modern rock. Foi sucedido pelo compactos "She Says".

Em março de 2005 o guitarrista Rob Brewer foi demitido do Unwritten Law devido à disputas com Russo e outros membros da banda. A banda decidiu não procurar um novo guitarrista, mas continuar somente com quatro integrantes. Eles continuaram em turnê para divulgação de Here's to the Mourning nos Estados Unidos e internacionalmente.

Atividade recente

editar

Unwritten Law passou boa parte do ano de 2006 preparando uma coletânea conhecida como The Hit List, que foi lançada em 2 de janeiro de 2007. Ela inclui dezessete das canções mais famosas da banda, a maioria regravada pela nova formação, assim como duas novas conções incluído o primeiro compacto "Shoulda Known Better" e "Welcome to Oblivion". A gravadora Interscope também lançou uma coletânea intitulada 20th Century Masters: The Millenium Collection que inclui canções dos discos Unwritten Law e Elva. Em 3 de janeiro de 2007 a banda apresentou "Shoulda Known Better" no programa "Tonight Show with Jay Leno". Em julho do mesmo ano a banda embarcou em turnê pela América do Norte para divulgação do disco The Hit List com o baterista do projeto paralelo Scott & Aimee substituindo Palermo por mais da metade da turnê, uma vez que ele teve de ficar em casa por motivos pessoais.

Ainda em 2007 Tony Palermo foi para a banda Papa Roach. Já em 2008 o Unwritten Law preparou um novo DVD ao vivo chamado Live & Lawless.

Em Fevereiro de 2011, foi lançado um novo álbum, denominado Swan. O álbum, produzido pela gravadora Suburban Noize Records, contém 11 músicas.

Discografia

editar
  1. 1994 - Blue Room
  2. 1996 - Oz Factor
  3. 1998 - Unwritten Law
  4. 2002 - Elva
  5. 2005 - Here's to the Mourning
  6. 2007 - The Hit List
  7. 2008 - Live and Lawless
  8. 2011 - Swan

Canções em filmes e jogos eletrônicos

editar

Várias canções da banda foram incluídas em trilhas sonoras de filmes e jogos eletrônicos. "Cailin" é usada na trilha sonora do filme Coyote Ugly (2000) no qual a banda aparece tocando a canção e "Seein red" é tocada no filme "Grind". "Get Up" está contida no disco rígido do XBox 360 e é também usada no trailer do jogo Indigo Prophecy. "The Celebration Song" está contida no jogo "Need for Speed: Underground 2" e "Mx vs. ATV Unleashed", por fim, a canção "F.I.G.H.T." é usada em Burnout Revenge e Midnight Club 3: DUB Edition.

Referências

  1. ^ Bush, John. "Unwritten Law biography". Allmusic. Retrieved on 2007-06-24.
  2. ^ "We're back! Live DVD Shoot March 7th @ the Key Club in Hollywood, CA!!". unwrittenlaw.com. Retrieved on 2008-02-11.
  3. ^ "Game Credits for Need for Speed: Underground 2". Moby Games. Retrieved on 2007-09-07.
  4. ^ "Game Credits for MX vs. ATV Unleashed". Moby Games. Retrieved on 2007-09-07.

Ligações externas

editar