Crush 40
Crush 40, antigamente conhecida como Sons of Angels, é uma banda de hard rock nipo-americana formada em 1998, que é mais conhecida por fazer diversas contribuições para games, predominantemente para a série Sonic the Hedgehog. O núcleo do grupo é o guitarrista de hard rock e compositor para vídeogame Jun Senoue; e o vocalista Johnny Gioeli, que também é o vocalista da banda Hardline e de Axel Rudi Pell. Devido ao retorno da banda norueguesa Sons of Angels, que já usava esse nome anteriormente, a banda mudou seu nome para Crush 40; e lançou seu segundo álbum com este nome.
Crush 40 | |
---|---|
Crush 40 em concerto ao vivo em Tóquio em 2012 | |
Informação geral | |
Origem | Mitsushima, Miyagi |
País | Japão |
Gênero(s) | Hard rock, heavy metal, rock alternativo |
Período em atividade | 1998-presente |
Gravadora(s) | Frontiers, Victor, Wave Master |
Afiliação(ões) | Hardline, Axel Rudi Pell, Cash Cash |
Integrantes | Jun Senoue Johnny Gioeli Takeshi Taneda Toru Kawamura |
Ex-integrantes | Eizo Sakamoto Naoto Shibata Hirotsugu Homma Mark Schulman Toru Kawamura Bobby Jarzombek |
Desde a sua formação, Crush 40 lançou os álbuns de estúdio Thrill Of The Feel e Crush 40, além da coletânea The Best of Crush 40 - Super Sonic Songs. A banda também tem contribuído com músicas para trilhas sonoras de jogos que não aparecem nesses álbuns.
História
editarFormação e Thrill Of The Feel
editarCrush 40 começou com o guitarrista Jun Senoue e seu trabalho com a Sega. Depois de se formar na faculdade em 1993, Senoue foi contratado pela Sega para ser um compositor de música para jogos. Seu primeiro projeto foi a criação de duas músicas para Sonic the Hedgehog 3.[1] Mais tarde, trabalhou em outros jogos, como Dark Wizard, Sonic 3D Blast (versão Mega Drive), Sega Rally 2 e Daytona USA: Championship Circuit Edition.[1]
Em 1998, Senoue entrou em contato com o cantor da banda Hardline, Johnny Gioeli, e gravaram sua primeira música como um grupo, "Open Your Heart".[2] Depois de fazer a trilha, que mais tarde seria o tema principal de Sonic Adventure, os dois permaneceram em contato. Antes da versão final, a banda fez sua primeira performance ao vivo durante a apresentação do jogo Sonic Adventure no Tokyo International Forum, com o vocalista provisório Eizo Sakamoto. Pouco tempo depois, Johnny Gioeli gravou os vocais para a versão oficial da música.
Eventualmente, a partir desta relação, foi gerado um projeto para fazer a trilha sonora para um outro jogo que Senoue estava trabalhado, NASCAR Arcade.[3] A banda foi formada sob o nome de Sons of Angels, o mesmo que uma canção que Senoue realizara com Eric Martin em uma trilha sonora de Daytona USA: Championship Circuit Edition.[2]
A banda originalmente incluía Senoue como guitarrista; Gioeli como vocalista; e Naoto Shibata e Hirotsugu Homma da banda Anthem, para tocar baixo e bateria, respectivamente.[3] Em 2000, a banda lançou seu álbum Thrill of The Feel, através da Victor Entertainment.[3][4] O álbum continha todas as faixas que tinham sido escritas para NASCAR Arcade,[3] mais a faixa bônus Open Your Heart.
Várias Alterações e Crush 40
editarA banda ressurgiu durante o desenvolvimento do Sonic Adventure 2. Naoto Shibata e Hirotsugu Homma não poderiam participar porque estavam se apresentando com a banda Loudness e depois com Anthem. Assim, Katsuji Kirita e Takeshi Taneda foram recrutados para tocar as músicas para o game. Com esta formação, gravaram a faixa Live and Learn, o tema principal de Sonic Adventure 2.[3] Essa música viria a se tornar uma das favoritas de Senoue e também a melhor música da banda entre os fãs.
Quando a banda norueguesa Sons of Angels retornou sob este nome, Gioeli e Senoue decidiram mudar o nome da banda para Crush 40.[5] Quando perguntaram a Senoue por que ele escolheu Crush 40 como nome oficial e definitivo, ele respondeu: "Quando nós tivemos que encontrar outro bom [nome], nós escolhemos a palavra que nós gostamos... Crush é uma delas, e Johnny, acrescentou o número nele. Crush é o nome do refrigerante também... esse é o meu favorito!".[6] Crush é uma marca de refrigerantes bastante popular nos EUA.
Dois anos após o lançamento de Sonic Adventure 2, o álbum Crush 40, uma versão europeia de Thrill of the Feel, foi lançado pela Frontiers Records.[7] O álbum contém as mesmas músicas do seu álbum anterior com o mesmo tema de corrida das canções escritas para NASCAR Arcade,[7] mas sem os temas instrumentais do álbum anterior. Senoue alegou que Crush 40 foi o projeto de si mesmo e Gioeli, razão pela qual as faixas instrumentais foram removidas.[8] Houve, no entanto, a inclusão de dois temas da série Sonic: Open Your Heart e Live and Learn, bem como duas faixas bônus: It Doesn't Matter, com o vocalista Tony Harnell; e Escape from the City, com Ted Poley e Tony Harnell.[3] A razão para Senoue incluir estas duas canções foi que ele queria introduzir alguns de suas músicas favoritas com outros cantores para os fãs.[8]
Continuação do trabalho com a Sega
editarCrush 40 não lançou nenhum álbum desde 2012, com o lançamento do álbum "Crush 40 Live!". No entanto, a banda escreveu e gravou músicas para alguns jogos. As músicas que a banda apresentou para estes jogos foram lançadas nas trilhas sonoras de cada jogo, sob o selo da Wave Sega Label Entertainment Master.[9][10][11]
Em 2003, a Sega anunciou o primeiro jogo multiplataforma para Sonic, Sonic Heroes, que apresentou duas novas músicas de Crush 40: a música tema Sonic Heroes, a "brilhante, canção melódica" e "What I'm Made Of ..." , uma "canção de rock distintamente dura e escura com sensibilidades de metal".[3] A música em si também foi lançada na trilha sonora Triple Threat: Sonic Heroes Vocal Trax.[9] No livreto para Triple Threat: Sonic Heroes Vocal Trax, Katsuji é creditado como o baterista de Sonic Heroes, mas Mark Schulman é creditado como o baterista de "What I'm Made Of ...".[12][13]
Quando a Sega anunciou Shadow the Hedgehog em 2005, Crush 40 retornou para executar a música tema do jogo, ")I Am … All of Me. Há uma segunda canção de Crush 40 no jogo: o tema de encerramento Never Turn Back. Ambas as canções também aparecem na trilha sonora do chamada Lost and Found: Shadow the Hedgehog Vocal Trax. Para as contribuições de Crush 40 para esta trilha sonora, a função de baterista foi passada para Toru Kawamura.[10]
Crush 40 também fez contribuições para Sonic the Hedgehog. A banda criou sua própria versão de All Hail Shadow, anteriormente realizada pela banda Magna-Fi, no jogo Shadow the Hedgehog. Crush 40 também gravou uma versão de Sonic the Hedgehog Vocal Traxx: Several Wills|His World, o tema principal de Sonic the Hedgehog. O último destes dois não aparece no jogo, mas ambas as músicas estão na trilha sonora de Sonic the Hedgehog Vocal Traxx: Several Wills. Kawamura também foi o baterista para esta trilha sonora.[11]
A banda também contribuiu com várias de suas canções, incluindo Live and Learn, para o game Super Smash Bros Brawl.[14] A música também foi destaque em um episódio da versão japonesa de Sonic X.
Em 2008, o álbum True Blue: The Best of Sonic the Hedgehog foi lançado no Japão; e contou com a cobertura de Crush 40 do Sonic; e do tema de Secret Rings, Seven Rings in Hand, originalmente realizado por Steve Conte. Também estão incluídos no álbum Crush 40 as músicas Live and Learn (2007 Remastered Version); "What I'm Made Of …" (2007 Remastered Version); Sonic Heroes; duas versões de Open Your Heart; duas versões de It Doesn't Matter (com Tony Harnell); e Escape from the City (com canções de Ted Poley e Tony Harnell).[15] O recorde para a banda diversa foi do Sonic e do Black Knight, incluindo o tema principal do jogo Knight of the Wind.
Jun Senoue anunciou recentemente, a bordo do seu site oficial, a mensagem de que ele está trabalhando atualmente em três versões do futuro álbum, Crush 40: The Best of Crush 40 - Super Sonic Songs, com a maioria das canções que Crush 40 fez para videogames da Sega, Jun Senoue: The Works, uma compilação de canções de Senoue em outros jogos, como Sega Rally 2; E.U.A.; Daytona Circuit Edition Champion; e finalmente, The Best of Sonic the Hedgehog Part2: True Colors, que apresentará as canções-tema de todos os personagens da série Sonic. Estes álbuns estão definidos para serem lançados no Japão durante a queda.
Em 12 de outubro de 2008, Jun Senoue e Johnny Gioeli realizaram um concerto ao vivo no Tokyo Game Show. As canções que eles realizaram incluíram versões encurtadas de "I Am … All Of Me", His World, Sonic Heroes, What I'm Made of e a versão completa do Live and Learn. Crush 40 também realizou uma versão abreviada de Knight of the Wind. A gravação ao vivo deste concerto foi carregada no Youtube; e está vinculada a partir do site da Crush 40. Isto marcou Crush 40 na primeira aparição ao vivo com o cantor Johnny Gioeli.
Lançamentos
editarEm 18 de novembro de 2009, a banda lançou uma nova compilação das suas melhores canções. O álbum ffoi chamado de The Best of Crush 40 - Super Sonic Songs.
Álbuns
editar- Thrill Of The Feel (2000)
- Crush 40 (2003)
- The Best of Crush 40: Super Sonic Songs (2008)
- Rise Again (2012)
- Live! (2012)
- 2 Nights 2 Remember (2015)
- Driving Through Forever (2019)
Thrill Of The Feel
editarThrill Of The Feel é o álbum de estreia do Crush 40, e também o único álbum lançado sob o seu nome original, Sons of Angels. O álbum contém todas as faixas que a banda gravou para o game NASCAR Arcade, além de Open Your Heart, do jogo Sonic Adventure. Este álbum foi lançado pela Victor Entertainment, saindo apenas no mercado japonês.
- Faixas
- "The Star-Spangled Banner"
- "Dangerous Ground"
- "Into the Wind"
- "Fill It Up"
- "Revvin 'Up"
- "Rush for World Crazy"
- "In the Lead"
- "Watch Me Fly"
- "On the Road Again"
- "Fuel Me"
- "When the Sun Goes Down"
- "All the Way"
- "Open Your Heart" (bonus track)
- Lançado em: 18 de fevereiro de 2003
- Gênero: Hard rock
- Duração: 44:13
- Gravadora: Frontiers Records
Crush 40
editarCrush 40 é o segundo álbum de Crush 40, lançado na Europa pela Frontiers Records. O álbum contém muitas das faixas com a mesma sensação de emoção, mas não contém quaisquer faixas instrumentais. As faixas adicionadas são Live and Learn; e as faixas bônus It Doesn't Matter, com Tony Harnell, e Escape from the City, com Ted Poley e Tony Harnell.
- Faixas
- "Live and Learn"
- "Revvin 'Up"
- "Into the Wind"
- "In the Lead"
- "Watch Me Fly"
- "Fuel Me"
- "Dangerous Ground"
- "All the Way"
- "Open Your Heart"
- "It Doesn't Matter" (bonus track)
- "Escape from the City" (bonus track)
- Lançado em: 18 de novembro de 2009
- Gênero: Hard rock
- Duração: 61:30
- Gravadora: Wave Master
True Blue: The Best of Sonic The Hedgehog
editarTrue Blue: The Best of Sonic The Hedgehog é um álbum de compilação que traz as melhores faixas dos CDs de músicas gravadas para a série Sonic.
The Best of Crush 40: Super Sonic Songs
editarThe Best of Crush 40: Super Sonic Songs é o terceiro álbum da banda Crush 40. O álbum contém principalmente músicas da série Sonic the Hedgehog, também de alguns de seus álbuns anteriores; e algumas músicas novas. A par das canções também têm sido re-mastered.
- Faixas
- "I Am … All of Me"
- "His World"
- "Un-gravitify"
- "All Hail Shadow"
- "Never Turn Back"
- "Revvin 'Up"
- "Into the Wind"
- "Watch Me Fly …"
- "Fire Woman" (cover song)
- "Sonic Heroes"
- "What I'm Made of …"
- "Live Life"
- "Knight of the Wind"
- "Live and Learn"
- "Open Your Heart"
- "Is It You"
Referências
- ↑ a b «Style Factory interview with Jun Senoue». junsenoue.com. Consultado em 27 de janeiro de 2008. Arquivado do original em 3 de janeiro de 2008
- ↑ a b Parminder Gill (10 de abril de 2005). «Jun Senoue's Biography». junsenoue.com. Consultado em 9 de janeiro de 2008. Arquivado do original em 30 de dezembro de 2007
- ↑ a b c d e f g «Crush 40 History». Consultado em 7 de janeiro de 2008. Arquivado do original em 30 de janeiro de 2008
- ↑ «JVC Music/Victor Album Information: Thrill of the Feel» (em japonês). jvcmusic.co.jp. Consultado em 10 de abril de 2008
- ↑ Andrea Bertamino (31 de janeiro de 2003). «Review of "Crush 40"». digilander.libero.it. Consultado em 12 de janeiro de 2008
- ↑ Parminder Gill (7 de fevereiro de 2004). «MelodicRock.com interview with Jun Senoue». junsenoue.com. Consultado em 13 de janeiro de 2008. Arquivado do original em 1 de dezembro de 2007
- ↑ a b Michael (23 de fevereiro de 2003). «RevelationZ's article on Crush 40». revelationz.net. Consultado em 5 de março de 2008
- ↑ a b Parminder Gill (27 de fevereiro de 2004). «Frequently Asked Questions to Jun Senoue». junsenoue.com. Consultado em 12 de abril de 2008
- ↑ a b Lucy Rzeminski. «Disc Information: Triple Threat Sonic Heroes Vocal Trax». chudahs-corner.com. Consultado em 8 de abril de 2008
- ↑ a b Lucy Rzeminski. «Disc Information: Shadow the Hedgehog Vocal Trax». chudahs-corner.com. Consultado em 8 de abril de 2008
- ↑ a b Lucy Rzeminski. «Disc Information: Sonic the Hedgehog Vocal Traxx Several Wills». chudahs-corner.com. Consultado em 8 de abril de 2008
- ↑ Triple Threat: Sonic Heroes Vocal Trax, Wave Master Entertainment, p.3
- ↑ Triple Threat: Sonic Heroes Vocal Trax, Wave Master Entertainment, p.8
- ↑ Masahiro Sakurai (25 de dezembro de 2007). «Smash Bros. Dojo Music Update 19». smashbros.com. Consultado em 22 de janeiro de 2008. Arquivado do original em 16 de janeiro de 2008
- ↑ Dale Gennard (18 de janeiro de 2008). «Sonic Stadium's Track List for True Blue». sonicstadium.org. Consultado em 24 de janeiro de 2008
Ligações externas
editar«Página oficial» (em inglês)