Escândia
Escândia (em grego: Σκανδία; em latim: Scandia) foi o nome utilizado pelos primeiros geógrafos gregos e romanos para descrever diversas ilhas inexploradas do Norte da Europa. O nome se originou nas fontes gregas, onde havia sido usado por muito tempo para se referir a diferentes ilhas da região do Mediterrâneo.[1] Na Ilíada, de Homero, o nome denota uma antiga cidade em Citera, ilha do litoral da Grécia.[2]
A primeira fonte escrita conhecida a utilizar o nome referindo-se a uma ilha do norte europeu é a obra História Natural, do autor romano Plínio, o Velho, escrita por volta de 77.[3] Plínio descreveu Escândia como uma ilha localizada ao norte da Britânia.[4] A ilha não parece ser a mesma que chama de "Escatinávia" (Scatinavia), localizada próxima aos cimbros. Na Geografia de Ptolemeu, escrita no século II, a Escândia é descrita como a mais oriental das ilhas Escândias, um arquipélago localizado a leste da península címbrica; nesta região Plínio localizou a sua Escatinávia. O nome Escândia passou a ser associado, depois de Ptolemeu, com a parte sul da península escandinava pelos geógrafos romanos, que imaginavam toda a Escandinávia como uma ilha.
Quando os acadêmicos escandinavos se familiarizaram com os registros dos romanos, no final da Idade Média, Escândia (Scandiae) passou a ser usado como um nome alternativo, em latim, à Terra da Escânia (Terra Scania). A paráfrase em latim, do início do século XIII, da Lei Escândia, é Lex Scandiae provincialis.[5]
No século XVI, Olavo Magno, um cartógrafo sueco que conhecia as obras de Plínio, criou um mapa onde "Escândia" aparecia no meio da atual Suécia. No mapa de Magno o nome denota uma área que inclui as regiões que chama de "Suécia" (Sueônia), "Gótia" e "Noruégia" (Noruega), onde ele identifica várias tribos descritas pelos geógrafos anciões.
Embora seja basicamente uma denominação histórica, o termo Escândias (Scandiae) também é utilizado ocasionalmente hoje em dia como um nome latino para a Escandinávia. A Conferência dos Bispos Escandinavos, uma conferência episcopal organizada pela Igreja Católica desde 1923, chama-se Conferentia Episcopalis Scandiae.
Ver também
editarReferências
- ↑ Rubekeil, Ludwig (2002). "Scandinavia in the light of ancient tradition". In The Nordic Languages: an international handbook of the history of the North Germanic languages. Eds. Oskar Bandle et al., Vol I. Berlin and New York: de Gruyter, 2002. ISBN 3110148765, p. 601.
- ↑ Blackie, John Stuart (1866). Homer and the Iliad. Notes, Philological and Archaeological. Edmonston and Douglas, 1866. Digitized 30 August 2006.
- ↑ Helle, Knut (2003). "Introduction". The Cambridge History of Scandinavia. Ed. E. I. Kouri et al. Cambridge University Press, 2003. ISBN 0-521-47299-7.
- ↑ Chapter 30. (16.)- BRITANNIA.. The Natural History. Pliny the Elder. John Bostock. Taylor and Francis, 1855.
- ↑ Herzog, Johann Jakob et al. (1896). Realencyklopädie für protestantische Theologie und Kirche. J. C. Hinrichs Theology, published 1896. Digitized 15 November 2006.