Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                

Jim Jarmusch (Akron, Ohio, 22 de Janeiro de 1953) é um realizador estadunidense. Ao longo de sua carreira, Jim Jarmusch tem sido notável pelo estilo idiossincrático de seus filmes, que são quase sempre produções independentes, com orçamento limitado. Jarmusch é considerado um autêntico representante do cinema independente.

Jim Jarmusch
Jim Jarmusch
Jim Jarmusch (2013)
Nome completo James Roberto Jarmusch
Nascimento 22 de março de 1953 (71 anos)
Akron, Estados Unidos
Nacionalidade Estadunidense
Ocupação Ator e encenador
Festival de Cannes
Palma de Ouro de curta-metragem
1993

Grand Prix
2005

Outros prémios
Leopardo de Ouro do Festival Internacional de Cinema de Locarno
1984

Biografia

editar

Estudou na escola de cinema da Universidade de Nova Iorque, sem ter no entanto terminado os seus estudos. Optou antes por aproveitar o financiamento da bolsa de que dispunha para produzir o seu primeiro filme, Permanent Vacation.

A sua primeira grande produção ocorreu em 1982 com o filme Stranger Than Paradise, o que lhe valeu a aclamação da crítica pelo seu estilo próprio. Trata-se de um marco do cinema independente americano.

Em 1995, Jarmusch realizou Dead Man, um filme passado no Oeste da América do Norte no Século XIX, protagonizado por Johnny Depp e com Gary Farmer no elenco. Este filme viria a ser qualificado como Western, "anti-Western," e "pós-Western" por variados críticos. Além disso, é considerado como um dos poucos filmes filmados por um caucasiano capaz de transmitir de forma crível a cultura dos Índios Americanos. O filme foi filmado a preto e branco pelo director de fotografia Robby Müller e possui trilha sonora composta e tocada por Neil Young.

Seguindo o seu sucesso artístico, junto da crítica e junto do público de cinema independente, Jarmusch alcançou popularidade com um filme que aborda a violência e o crime em New Jersey, Ghost Dog: The Way of the Samurai. Este filme é protagonizado por Forest Whitaker e tem trilha sonora original composta por RZA dos Wu-Tang Clan.

Uma das suas mais idiossincráticas obras é Coffee and Cigarettes, uma série de curtas metragens que iniciou em 1986. Uma das primeiras curtas-metragens de seis minutos foi exibida no espetáculo Saturday Night Live e o seu elenco era Roberto Benigni e o comediante Steve Wright. Mais tarde editou uma segunda parte com 12 minutos a que deu o título Coffee and Cigarettes - Somewhere in California, e que conta com a participação dos músicos Iggy Pop e Tom Waits. Por volta de 1993, Jarmusch disse "Filmei outras duas que estão à espera de ser montadas, e já escrevi mais duas ou três. Apesar da intenção ser que funcionem separadamente, planejo filmar à volta de 12 ou 14 e juntá-las numa edição única em vídeo." Assim, a série foi sendo progressivamente expandida com nomes como Cate Blanchett, RZA, GZA, Bill Murray, Steve Coogan e Alfred Molina e Jack e Meg dos The White Stripes. A série completa acabou por ser exibida nas salas de cinema em 2004, e chegou ao Brasil com o nome "Sobre Café e Cigarros".

Prémios e nomeações

editar
  • Recebeu uma nomeação ao César de Melhor Filme Estrangeiro, por "Ghost Dog: The Way of the Samurai" (1999).
  • Recebeu uma nomeação ao Independent Spirit Awards de Melhor Filme, por "Ghost Dog: The Way of the Samurai" (1999).
  • Recebeu duas nomeações ao Independent Spirit Awards de Melhor Realizador, por "Down by Law" (1986) e "Mystery Train" (1989).
  • Recebeu duas nomeações ao Independent Spirit Awards de Melhor Argumento, por "Mystery Train" (1989) e "Dead Man" (1995).
  • Ganhou o Grande Prémio do Júri no Festival de Cannes, por "Broken Flowers" (2005).
  • Ganhou a Camera de Ouro no Festival de Cannes, por "Stranger than Paradise" (1984).
  • Ganhou o Prémio de Melhor Contribuição Artística no Festival de Cannes, por "Mystery Train" (1989).
  • Ganhou a Palma de Ouro de Curta-Metragem no Festival de Cannes, por "Coffee and Cigarettes III" (1993).
  • Ganhou o Leopardo de Ouro no Festival de Locarno, por "Stranger than Paradise" (1984).
  • Ganhou o Prémio Ecumênico do Júri no Festival de Locarno, por "Stranger than Paradise" (1984).
  • Ganhou o Prémio Especial do Júri no Sundance Film Festival, por "Stranger than Paradise" (1984).
  • Ganhou o Prémio Bodil de Melhor Filme Não-Europeu, por "Down by Law" (1986).