Liverpool and Manchester Railway
A Liverpool and Manchester Railway (L&MR)[1][2][3] foi a primeira ferrovia intermunicipal do mundo.[4] Foi inaugurado em 15 de setembro de 1830 entre as cidades de Lancashire, Liverpool e Manchester, na Inglaterra. Foi também a primeira ferrovia a depender exclusivamente de locomotivas movidas a vapor, sem tráfego de tração animal permitido em nenhum momento; o primeiro a ser inteiramente duplo em toda a sua extensão; o primeiro a ter um verdadeiro sistema de sinalização; o primeiro a ser totalmente programado; e o primeiro a transportar correspondência.[5]
Liverpool and Manchester Railway | |
---|---|
Informações principais | |
Tempo de operação | 1830–1845 |
Os trens eram transportados por locomotivas a vapor da empresa entre as duas cidades, embora vagões e carruagens particulares fossem permitidos. O transporte por cabo de trens de carga descia o túnel Wapping de 2,03 km (1,26 milhas) íngreme para as docas de Liverpool a partir do entroncamento de Edge Hill. A ferrovia foi construída principalmente para fornecer transporte mais rápido de matérias-primas, produtos acabados e passageiros entre o porto de Liverpool e as fábricas de algodão e fábricas de Manchester e cidades vizinhas.
Projetada e construída por George Stephenson, a linha teve sucesso financeiro e influenciou o desenvolvimento das ferrovias na Grã-Bretanha na década de 1830. Em 1845, a ferrovia foi absorvida por seu principal parceiro comercial, a Grand Junction Railway (GJR), que por sua vez se fundiu no ano seguinte com a London and Birmingham Railway e a Manchester and Birmingham Railway para formar a London and North Western Railway.[6]
Referências
- ↑ A History and Description of the Liverpool and Manchester Railway. T. Taylor, 1832.
- ↑ Arthur Freeling. Freeling's Grand Junction Railway Companion. Whittaker, 1838
- ↑ James Cornish. The Grand Junction, and the Liverpool and Manchester Railway Companion: Containing an Account of Birmingham, Liverpool, and Manchester. 1837.
- ↑ BBC 2009.
- ↑ Jarvis 2007, p. 20.
- ↑ Thomas, R. H. G. (1980). The Liverpool & Manchester Railway. London: Batsford. ISBN 0-7134-0537-6
Ligações externas
editar- Impressão colorida do interior da estação da década de 1830
- web.archive.org - www.lmu.livjm.ac.uk
- newton-le-willows.com L&MR History
- A frase apresentada em um conto de Arthur Conan Doyle chamado 'The Lost Special'. Uma adaptação para rádio foi feita em um episódio da série Suspense da CBS Radio, estrelada por Orson Welles.