Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                

Nabateus

antigos comerciantes
(Redirecionado de Nabateu)

Os nabateus (em árabe: الأنباط al-ʾAnbāṭ) foram um antigo povo semítico, ancestrais dos árabes, que habitavam a região norte da Arábia, o sul da Jordânia e Canaã, em especial os diversos povoados situados em torno dos oásis na região fronteiriça entre a Síria e a Arábia, do Eufrates ao mar Vermelho. Constituíam uma rede comercial com alguma administração central; a agricultura era praticada intensivamente em certas áreas limitadas, e nas rotas que as conectavam, apesar de não terem fronteiras definidas nos desertos que as cercavam. O imperador romano Trajano conquistou o Reino Nabateu, anexando-o ao Império Romano, onde a cultura particular dos nabateus, facilmente identificada pela sua refinada e característica pintura em cerâmica, acabou por se dispersar em meio à cultura greco-romana, terminando por se perder.

Mapa do Império Romano durante o reinado de Adriano (117-138 d.C.), mostrando a localização dos Arabes Nabataei nas regiões desérticas em torno da província romana da Arábia Pétrea.
Al Khazneh, Petra (capital nabateia).
Shivta, Israel.

História

editar

Antes conhecidos como os Edomitas, tiveram origem no bíblico Esaú, irmão de Jacó, filhos de Isaac e netos do patriarca Abraão. Esaú, quando se zangou com o seu irmão Jacó, partiu e fundou a cidade de Edom.

Os nabateus foram um povo rico nos seus costumes e rituais religiosos. A sua mitologia está repleta de deuses e deusas que eram motivo de adoração e inspiração artística.

Dhu Shara era o seu deus principal, um deus anicónico muito idêntico ao deus de Israel Yahweh. Isto faz sentido porque Edom foi o nome que Esaú assumiu depois de se ter zangado com seu irmão, e o seu irmão Jacob foi chamado de Israel. Por este motivo é muito natural que o deus adorado por estes dois povos irmãos sejam o mesmo, apenas com nomes diferentes.

Outros deuses dos Nabateus: al-Qaum, Alilat, Uza, al-Kutbay e Manah.

Bibliografia

editar
  • Negev, Avraham, Nabataean Archaeology Today (Nova York: New York University Press) 1986.
  • Petra: Lost City of Stone catálogo da mostra, 2006-07. (site da mostra)

Ligações externas

editar

Ver também

editar
  Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.