Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                

Natação pura

desporto

A natação pura, também conhecida por natação desportiva, é a prática da natação de competição em piscina, envolvendo os quatro estilos básicos: crawl, bruços, costas e mariposa (PT) ou golfinho (BR). Insere-se nos desportos aquáticos e faz parte dos Jogos Olímpicos modernos desde o seu início em 1896. O desporto é regido pela Federação Internacional de Natação (FINA),[1] juntamente com as outras disciplinas aquáticas: natação sincronizada, pólo aquático, saltos para a água (PT)/ saltos ornamentais (BR), águas abertas e mergulho aquático.

Competição

editar

O objectivo da natação pura é o de determinar qual é o nadador mais rápido em uma determinada distância. A natação pura tornou popular no século XIX, e inclui 36 provas individuais - 18 masculinas e 18 femininas, porém o COI (Comité Olímpico Internacional) reconhece apenas 34 provas - 17 masculinas e 17 femininas. A natação pura é uma modalidade dos Jogos Olímpicos de Verão, onde atletas de ambos os sexos competem em 16 das provas reconhecidas pelo COI. As provas Olímpicas realizam-se em piscina de 50 metros.

A natação pura é regulada pela FINA (Federação Internacional de Natação).

As piscinas oficiais de competição podem ser de, 25 ou 50 metros em extensão. Têm que ter 8 pistas, cada uma com 2,5 metros de largura e com um espaço suplementar mínimo de 20 centímetros ao lado das pistas externas. A profundidade deve ser igual ou superior a 1,35 metros. A água deve estar a uma temperatura entre 25°C e 28°C nas competições, não sendo homologado recordes se as temperaturas forem inferiores ou superiores a esses valores.

Estilos

editar
 
Estilo costas.
 
Estilo bruços .
 
O estilo mariposa.

Os estilos em natação pura são quatro:[2] crawl, bruços, costas e mariposa. No entanto, não existem provas de crawl, existindo em seu lugar as provas de estilo livre. Normalmente os nadadores escolhem efectuar estas provas em crawl por ser o mais rápido dos quatro estilos.

Cada um destes estilos tem especificações próprias em relação ao posicionamento do tórax do atleta e ao movimento das pernas e dos braços.

  • No estilo bruços, o primeiro a surgir, o atleta fica com o peito voltado para o fundo da piscina, arremessando os dois braços em simultâneo por baixo de água, produzindo um movimento sincronizado com as pernas, em um movimento semelhante ao de uma tesoura.
  • No estilo crawl, o atleta posiciona-se com o peito voltado para o fundo da piscina, em posição horizontal ao nível da água, executando movimentos circulares alternados com os braços em posição paralela ao corpo, as pernas movimentam-se para cima e para baixo também alternadamente.
  • O estilo de costas é similar ao crawl, sendo praticamente uma inversão deste, ficando o atleta com o peito voltado para cima, e as costas voltadas para o fundo da piscina.
  • No estilo mariposa, o atleta também fica com o peito voltado para o fundo da piscina, mas joga os dois braços ao mesmo tempo para frente por cima da água e produz um movimento também sincronizado com as pernas, para cima e para baixo, similar ao movimento da cauda de um golfinho.

Provas

editar

Provas individuais

editar

As provas, individuais são as provas em que o nadador efectua o percurso sozinho.

As provas de estilo livre (crawl) são de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m ou 1500m. Nos outros estilos são de 50m, 100m ou 200m

Provas de estafetas

editar

Disputam-se também provas de estafetas, em que quatro nadadores se revezam a nadar.

As provas de estafetas são de 4x50m, 4x100m e 4x200m para estilo livre e 4x50m 4x100m para estilos.

Estilo livre

editar

Nesta prova o nadador pode optar pelo estilo que preferir. Na prática o estilo usado com mais frequência é o crawl.

As provas de estilo livre são efectuadas nas distâncias de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m.

Estilo costas

editar
 Ver artigo principal: Estilo costas

O estilo costas tem uma técnica semelhante ao crawl, excepto que é praticado com as costas voltadas para o fundo da piscina.

As provas do estilo costas são efectuadas nas distâncias de 50m, 100m e 200m.

Estilo bruços

editar
 Ver artigo principal: Estilo bruços

No estilo bruços o atleta nada de peito voltado para o fundo da piscina, movendo os braços simultaneamente, "puxando" a água da frente para trás, abrindo e fechando as pernas (movimento de tesoura) de forma sincronizada.

As provas do estilo bruços são efectuadas nas distâncias de 50m, 100m e 200m.

Bruços é o mais antigo dos estilos de natação pura, remontando as suas referências à pré-história. Em 1798, o bruços era o estilo mais praticado em toda a Europa.

Estilo mariposa

editar
 Ver artigo principal: Estilo mariposa

O estilo mariposa foi uma evolução do estilo bruços, tendo sido durante muito tempo considerado apenas uma variante, passando a estilo oficialmente reconhecido em 1952.

As provas do estilo mariposa são efectuadas nas distâncias de 50m, 100m e 200m.

Estilos

editar
 Ver artigo principal: Estilos

Nestas provas os nadadores têm de nadar todos os quatro estilos alternadamente, em sequência.

  • Nas provas individuais: Mariposa, Costas, Bruços e Crawl.
  • Nas provas de estafetas: Costas, Bruços, Mariposa e Crawl.

Há provas de estilos para as distâncias de 200m e 400m em piscinas de 50m, e 100m, 200m e 400m em piscinas de 25 metros.

Provas olímpicas de natação pura

editar

Todas as provas são mistas, excepto onde indicado.

Masters

editar
 Ver artigo principal: Masters

A natação pura engloba também a categoria masters, criada inicialmente para os atletas de alta competição que tinham interesse em continuar a pratica competitiva.

Natação na lusofonia

editar

Brasil

editar

A natação foi introduzida oficialmente no Brasil a 31 de julho de 1897, quando os clubes Botafogo, Gragoatá, Icaraí e Flamengo fundaram no Rio a União de Regatas Fluminense que foi chamado mais tarde de Conselho Superior de Regatas e posteriormente Federação brasileira das Sociedades de Remo. Em 1898, promoveram o primeiro campeonato brasileiro de 1 500 m em estilo livre, Abrão Saliture foi o campeão. Em 1913, o campeonato brasileiro passou a ser promovido pela Federação Brasileira das Sociedades do Remo, em Botafogo. Além dos 1 500 m estilo livre, também foram disputadas as provas de 100 m para iniciados, 600 m para seniores e 200 m para juniores. Em 1914, o desporto e a competições no Brasil começaram a ser controladas pela Confederação Brasileira de Desportos [carece de fontes?].

Ver também

editar

Referências

editar
Notas
Bibliografia
  • Charles Sprawson (2000). Haunts of the Black Masseur - The Swimmer as Hero. Minnesota: University of Minnesota Press. ISBN 0-8166-3539-0 
  • Steve Tarpinian (1996). The Essential Swimmer. [S.l.]: The Lyons Press. ISBN 1-55821-386-4 

Ligações externas

editar
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
  Definições no Wikcionário
  Citações no Wikiquote
  Categoria no Commons