O arquipélago havaiano compreende oito ilhas e atóis que se estendem por uma distância de 1.500 milhas (2.400 km). Destes, oito são consideradas "ilhas principais" e estão localizadas no extremo sudeste do arquipélago. Estas ilhas são: de (noroeste a sudeste) Niʻihau, Kauaʻi, OʻahuMolokaʻi, Lānaʻi, Kahoʻolawe, Maui, e Hawaiʻi. A último é, de longe, a maior, chamada de "Big Island" ou "Big Isle" (Grande Ilha). No século XIX, eram conhecidas como Sandwich Islands (Ilhas Sanduíches).
O Reino do Havaí foi estabelecido durante os anos de 1795 a 1810 com a subjugação dos chefes tribais independentes de Oahu, Maui, Molokai, Lanai, Kauai e Niihau pelo chefe tribal da Ilha Havai (ou "Big Island") dentro de um governo unificado.
Através de batalhas rápidas e sangrentas, lideradas por um chefe guerreiro mais tarde imortalizado como Kamehameha, o Grande, o Reino de Hawai foi estabelecido com a ajuda de marinheiros britânicos como John Young e Alexander Adams e armas ocidentais. A unificação pôs fim a uma sociedade feudal nas ilhas havaianas transformando-as em uma monarquia constitucional independente "moderna" criada na tradição dos impérios europeus.