Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                

TV Mirante Santa Inês

Extinta emissora de televisão brasileira de Santa Inês, MA

TV Mirante Santa Inês foi uma emissora de televisão brasileira sediada em Santa Inês, cidade do estado do Maranhão. Operava no canal 13 VHF, e era afiliada à Rede Globo. Foi uma das emissoras próprias da Rede Mirante e gerava sua programação para a cidade de Santa Inês e áreas próximas. Encerrou suas transmissões em 2017, tornando-se uma sucursal da TV Mirante Cocais.

TV Mirante Santa Inês
Rádio e TV União Ltda.
TV Mirante Santa Inês
Santa Inês, Maranhão
Brasil
Canais 13 VHF analógico
Sede Santa Inês, MA
Praça José Sarney, 15 - Canecão Rodoviário
Slogan Você é a nossa matéria
Rede Rede Globo (1992-1999; 2002-2018)
SBT (1999-2002)
Fundador(es) Fernando Sarney
Pertence a Grupo Mirante
Proprietário(s) Fernando Sarney
Fundação 1992
Extinção 10 de novembro de 2017
Nome(s) anterior(es) TV União dos Vales (1999-2002)
Cobertura Santa Inês e áreas próximas

História

editar

A emissora foi fundada em 1992 como TV União dos Vales, sendo afiliada à Rede Globo e retransmitindo parte da programação produzida pela TV Mirante de São Luís. Em 1999, o Sistema Mirante de Comunicação compra a TV Maranhão Central do empresário Nagib Haickel, e esta passa a ser a afiliada da Globo em Santa Inês. A TV União dos Vales passa então a ser afiliada ao SBT.

Em novembro de 2001, a emissora também é adquirida pelo Sistema Mirante de Comunicação, após a TV Maranhão Central ser vendida para o Grupo Estado. Em 4 de janeiro de 2002, mesmo dia em que a TV Maranhão Central torna-se TV Eldorado e se afilia à Rede Bandeirantes, a TV União dos Vales volta a ser afiliada à Rede Globo e passa a se chamar TV Mirante Santa Inês. O JMTV 2ª edição, apresentado por Erisvaldo Santos e veiculado pela concorrente passa a ser exibido no canal 13. A partir de 2008, a emissora também produziu o boletim informativo Mirante Notícia, que era exibido nos intervalos da programação.

Em 10 de novembro de 2017, em função de cortes de gastos nas emissoras do interior, a Rede Mirante encerrou a produção de programas locais em Caxias e Balsas, que passaram a repetir toda a programação vinda de São Luís, excetuando-se os intervalos comerciais.[1] No caso de Santa Inês, além da produção local, a emissora também foi extinta, tornando-se uma sucursal subordinada à TV Mirante Cocais, que assumiu as retransmissoras da sua área de cobertura.

Referências

  1. «JMTV Santa Inês Escalada, Abertura e Encerramento da última edição (10/11/2017)». YouTube. 11 de novembro de 2017. Consultado em 13 de novembro de 2017 
  Este artigo sobre televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.