Ajuda:Guia de edição/Ligações internas
Ligação interna, atalho interno, link interno ou interlink é a marcação de uma palavra ou conjunto de palavras de forma a que, com um clique, se aceda imediatamente ao verbete correspondente dentro da própria Wikipédia. Difere-se, assim, da ligação externa.
Como inserir uma ligação interna simples
- Para inserir uma ligação interna, escreve-se o título do artigo a ligar, entre dois colchetes, da seguinte forma:
[[Título do artigo]]
.
- Exemplo:
[[Wikipedia:Página de testes]]
- Resultado: Wikipedia:Página de testes
- Exemplo:
Quando o verbete não existe
- Se o artigo ligado não existir, o texto aparecerá escrito a vermelho em vez de azul. Caso siga uma ligação vermelha, o leitor poderá criar um novo artigo com esse título.
- Exemplo:
[[Wikipedia:Isto é um exemplo, não grave esta página]]
- Resultado: Wikipedia:Isto é um exemplo, não grave esta página
- Exemplo:
Ligação implícita com texto diferente (uso da barra vertical)
- Se desejarmos apresentar no artigo um texto diferente do título do artigo, a ligação se constrói utilizando o recurso da barra vertical ou pipe trick. O espaço após a barra vertical deve ser preenchido com o texto que se deseja apresentar.
[[Título do artigo|texto a apresentar]]
- Exemplo 1:
[[Ajuda:Página de testes|Páginas de teste]]
- Resultado: Páginas de teste
- Exemplo 1:
- Exemplo 2:
[[Luís Alves de Lima e Silva|Duque de Caxias]]
- Resultado: Duque de Caxias
- Exemplo 2:
Intuitividade nas ligações com barra vertical
Sempre que possível, apresente as ligações o mais intuitivas possível. Certifique-se que o leitor saiba o que esperar ao clicar na ligação. Estruture o texto e as ligações para que tudo pareça razoável e faça sentido. Por exemplo, não escreva:
César Lattes também ficou conhecido por seu trabalho em [[Píon|física de partículas]].
Os leitores veriam a ligação para o termo abrangente "física de partículas", mas seriam direcionados para a página específica Píon, que é uma partícula subatômica descoberta na década de 40 por cientistas, dentre os quais Lattes. Se uma cópia física do artigo fosse impressa, a referência à partícula píon seria perdida. Esse tipo de erro em ligações pode ser chamado de ligação "ovo de Páscoa", pois só ao abrir se descobre o que contém. No exemplo, o artigo específico deveria ser citado em explícito, desta forma:
César Lattes também ficou conhecido por seu trabalho em [[física de partículas]], especialmente pela descoberta da partícula subatômica [[píon]].
Ligação em palavras plurais
- Em alguns casos particulares, nomeadamente em plurais, é possível usar uma forma de composição de ligações que permite uma escrita mais rápida, escrevendo o título do artigo entre os parêntesis retos e colocando o resto do texto imediatamente depois.
[[Título do artigo]]terminação
- Exemplo 1:
[[Batata]]s
- Resultado 1: Batatas
- Exemplo 1:
- Exemplo 2:
[[Brasil]]eiro
- Resultado 2: Brasileiro
- Exemplo 2:
Ligações para outros domínios
- Outro truque é usar o chamado pipe trick para facilitar a apresentação de ligações para páginas de outros namespaces ou para artigos que tenham um sufixo entre parênteses.
[[Domínio:Título do artigo|]]
- Exemplo 1:
[[Wikipedia:Página de testes|]]
- Resultado 1: Página de testes
- Exemplo 1:
- Exemplo 2:
[[França (desambiguação)|]]
- Resultado 2: França
- Exemplo 2:
Ligações internas em subseções
- Basta inserir # entre o título principal do verbete e o título da sua seção ou subseção que se quer direcionar com o clique, conforme mostrado abaixo:
[[Título do verbete#Seção ou subseção]]
- Exemplo: Clique aqui para ir diretamente à seção "Lista de obras" no verbete "Machado de Assis".
- Código usado acima:
[[Machado de Assis#Lista de obras|Clique aqui para ir diretamente à seção "Lista de obras" no verbete "Machado de Assis"]]
Não inclua ligações internas no título da página a negrito
- Finalmente, considere não incluir ligações internas no título da página a negrito, como utilizado na seção introdutória dos artigos. Em vez disso, prefira fazer a ligação interna na próxima ocorrência da palavra.