Sergipe
Sergipe é um Estado do nordeste do Brasil e o menor do país com uma área de 21.918,4 km², representando 0,26% do território brasileiro. Sua população em 2016 era de 2.265.779 habitantes. Tem por limites o oceano Atlântico a leste, o estado da Bahia, a oeste e a sul, e o de Alagoas, a norte, do qual está separado pelo Rio São Francisco.
Regiões
editar- 1 - Sertão (Carira e Sertão do São Francisco)
- 2 - Agreste (Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora das Dores e Tobias Barreto)
- 3 - Leste (Aracaju, Baixo Cotinguiba, Boquim, Cotinguiba, Estância, Japaratuba e Propriá)
Cidades
editarChegar
editarAracaju é a porta de entrada para Sergipe. Devido à sua pequena extensão territorial, quem chega ao estado pode se hospedar em Aracaju e, num mesmo dia, partindo da capital, conhecer as atrações do interior.
De avião
editarDe carro
editar- De Salvador (325 km ao sul) você vem pela ótima Linha Verde, cujo trecho sergipano foi recentemente asfaltado; você só precisa pegar a famigerada BR 101 em Estância, 65 km antes de Aracaju.
- De Maceió (280 km ao norte), você vai enfrentar a BR 101 o tempo todo -- a não ser que venha pela estrada estadual litorânea, que em Sergipe começa em Santana do São Francisco e vai até o Posto da Polícia Rodoviária Federal em São Francisco, pegue a balsa para Neópolis em Penedo, e só então entre para a BR 101.
De ônibus
editarFestas
editar- Pré-Caju
- São João
- Festival de Arte de São Cristovão (FASC)
- Festa do Lambe Sujo e Caboclinhos
Outros destinos
editarPirambu - Localizada a 75 km da capital, no Litoral Norte, Pirambu abriga o Projeto Tamar, criado nos anos 80 com o objetivo de preservar as tartarugas marinhas.
Foz do Rio São Francisco - Ainda seguindo para o litoral norte, um belo passeio até a foz do São Francisco, encanta os visitantes. Saindo de catamarã do município de Brejo Grande, a 137 km de Aracaju.
Serra de Itabaiana e Parque dos Falcões - Ao dirigir-se para o Sertão é possível visitar o Parque Nacional da Serra de Itabaiana, no município de Itabaiana, a 56 km da capital, que reúne ecossistemas de Mata Atlântica e de Caatinga, além de rica reserva hídrica com cachoeiras que favorecem o ecoturismo. Ainda em Itabaiana fica também o Parque dos Falcões.
Rota do Sertão - Partindo em direção ao noroeste, a aproximadamente 126 km da capital, adentramos o sertão sergipano. O caminho propõe muitas descobertas, uma delas está no município de Nossa Senhora da Glória, considerada a Capital do Sertão sergipano.
Roteiro do Cangaço - No município de Poço Redondo, penúltima cidade sergipana, a 184 km de Aracaju, nas margens da estrada está o pequeno Centro de Artesanato. Nessa cidade, também fica localizada a Grota de Angicos, onde em 1938, o lendário Lampião e sua companheira Maria Bonita e mais nove cangaceiros, foram capturados e morreram numa emboscada. Para chegar até o local, é necessário seguir pela trilha de Angicos, que permite ao visitante manter um contato com os ecossistemas da caatinga.O Mirante foi construído no século XIX como espécie de farol para orientar os barcos a vapor que se arriscavam no Rio São Francisco.
Cânion de Xingó - Localizada a 216,5 km de Aracaju, em Canindé de São Francisco, o visitante conhecerá de perto o complexo da monumental Hidrelétrica de Xingó, o imperdível Museu de Arqueologia do Xingó – MAX, e para os amantes do turismo ecológico, vale um passeio à Fazenda Mundo Novo, o Parque Temático da Caatinga. A trilha que leva ao Vale dos Mestres e possibilita o conhecimento da flora local como faxeiro, xique-xique, mandacaru, bromélias além da visita a sítios arqueológicos. O passeio de catamarã ou escuna pelo Cânion de Xingó. O trajeto é feito nas águas represadas da Usina Hidrelétrica de Xingó, e o contraste entre os imensos paredões de pedra e as belas águas espelhadas do Rio São Francisco impressionam o visitante. No final do passeio o turista ainda pode dar um gostoso mergulho num dos lugares mais bonitos do Estado, conhecido como Paraíso do Talhado. Além do mergulho é possível fazer um breve passeio de canoa até a Gruta do Talhado.
São Cristóvão - A cidade fica localizada a 25 km de Aracaju, foi fundada em 1590 e é considerada a quarta cidade mais antiga do Brasil. Com acesso fácil e rápido saindo da capital, pode-se visitar aquela que foi a primeira capital da então Província de Sergipe Del Rei. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan – preserva um conjunto arquitetônico colonial.
Laranjeiras - Situada a 20 km ao norte de Aracaju, está a cidade de Laranjeiras, reconhecida também como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pelo Iphan. Surgiu com a ocupação do Vale do Cotinguiba, região marcada pelo grande número de engenhos e o plantio da cana-de-açúcar, e desde sua origem contou com a presença dos padres jesuítas que construíram, em 1701, a Igreja e a Casa do Retiro, sua primeira residência. Na época, tornou-se um importante centro comercial onde foi criada a primeira alfândega de Sergipe e um porto fluvial de intensa movimentação. A cidade atingiu seu maior esplendor no século XIX. A riqueza gerada com a indústria açucareira permitiu o surgimento de uma importante arquitetura de igrejas e sobrados o que lhe confere o título de Museu a Céu Aberto. Gabinetes de leitura, clubes de teatro, colégios e jornais atestaram a intensa vida cultural da próspera Laranjeiras, lhe concedeu o título de Atenas Sergipana.
Praia da Caueira - A 29 km em direção ao sul do estado, encontra-se o município de Itaporanga D’Ajuda. A praia mais famosa por lá é a Caueira, com seus coqueiros, lagoas e dunas de cerca de 20 metros de altura, a região dispõe de casa de veraneio e pousadas à beira mar.
Praias do Abaís e Saco - Um pouco mais distante, a 68 km, fica a cidade de Estância, que já foi conhecida como a Cidade Jardins. O município oferece ótimas oportunidades ao turismo ecológico com rios e quedas d’água, manguezais, lagoas e praias.
Nossa Senhora do Socorro- localizado na Região Metropolitana de Aracaju no leste do estado.
Fale
editarOs operadores do turismo em Sergipe não são fluentes em outras línguas, mas se esforçam para se comunicar em inglês e espanhol. Os sergipanos são simpáticos e acolhedores, sempre dispostos a bem orientar quando abordados nas ruas, porém, em sua imensa maioria, desconhecem línguas estrangeiras. É aconselhável o uso de guias de conversação em português.
Compre
editarÉ impossível visitar Aracaju sem fazer uma parada para conhecer o artesanato local e comprar lembranças da cidade. Em Atalaia há duas opções. Uma delas é a Passarela do Artesão, que fica atrás da pista de skate. A outra é a Feira do Turista, mais visível e próxima ao Hotel da Orla.
Aprenda
editarSegurança
editarSaúde
editarRespeite
editarMantenha contato
editarPartir
editarEste artigo está delineado. Ele já segue um modelo adequado, mas não contém informações suficientes sobre o assunto. |