FINAL Ebook SAAS VINDI 1000x1415px-2
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1.Introdução________________________________________________________________________________03
2.Mercado SaaS no mundo_______________________________________________________________04
2.1 SaaS no Brasil_______________________________________________________________________05
2.1.1 Perfil das empresas SaaS no Brasil___________________________________________06
2.1.2 Concentração geográfica____________________________________________________08
3.Pricing: qual a melhor forma de precificar seu produto?____________________________09
4.Modelo de Vendas SaaS_________________________________________________________________13
4.1 Principais Métricas__________________________________________________________________18
4.2 Outros indicadores SaaS para acompanhar_______________________________________26
5.Economia do Acesso____________________________________________________________________28
5.1 A revolução da recorrência__________________________________________________________30
6.O match entre Startups e SaaS_________________________________________________________32
6.1 Potencial de mercado_______________________________________________________________34
6.2 Agilidade na implantação__________________________________________________________34
6.3 Diversificação entre os segmentos_________________________________________________35
7.Principais desafios_______________________________________________________________________36
8.SaaS x Crises globais____________________________________________________________________39
8.1 A resiliência das empresas SaaS____________________________________________________42
8.1.1 Empresas baseadas em modelos de assinaturas se mostraram mais resilientes_______43
8.1.2 Foco dos investimentos em segurança e privacidade de dados___________44
8.1.3 Quais as melhores estratégias para os dias atuais?_____________________________45
8.2 O que faz do segmento SaaS um nicho resistente a crises?______________________46
9.Investimento é a escolha certa? _______________________________________________________47
10.Findings e recomendações ____________________________________________________________51
10.1 As maiores Startups SaaS do mercado_____________________________________________52
10.2 Incubadoras de destaque no Brasil_______________________________________________54
11.Cases de Sucesso na Vindi______________________________________________________________56
12.Unicórnios as a Service_________________________________________________________________63
13.Conclusão_______________________________________________________________________________67
2
1. Introdução
As empresas que oferecem Software como Serviço (SaaS)
estão entre as mais bem avaliadas no mundo. Isso porque,
além de possuírem um modelo de vendas baseado no aces-
so - e não na propriedade, também utilizam a recorrência
como principal modelo de cobrança.
1
As empresas SaaS são as preferidas dos fundos de
investimento por possuírem uma receita recorrente.
Os investimentos chegam a valores bem altos, uma
grande aposta dos fundos no bom desempenho no
mercado das empresas SaaS;
2
crises, como pudemos constatar em 2020. Em meio
à crise econômica causada pelo novo Coronavírus, as
empresas SaaS foram pouco impactadas. Isso porque,
a natureza digital e recorrente dos seus serviços,
ajudam a minimizar os danos financeiros
que tantas outras empresas estão vivendo.
Boa leitura.
3
Mercado
2. SaaS no
mundo
4
O Software as a Service se consolidou como o principal mod-
elo de comercialização e aquisição de soluções tecnológicas.
5
Porém, vamos abordar melhor estes assuntos mais para
frente.
Convenia Alura
Konduto Vindi
Idwall Arquivei
6
Cerca de 70% das startups brasileiras fazem
bootstrapping, ou seja, mantém suas operações
com recursos próprios, muitas vezes limitados e
sem o apoio de fundos de investimentos.
7
2.1.2 Concentração geográfica
Cerca de 73% das startups SaaS do Brasil estão concentradas
nas 10 maiores comunidades do setor. A ZeroOnze é a maior
comunidade de startups do país, sediada em São Paulo, onde
encontra-se quase 50% dos SaaS brasileiros.
9
A precificação é uma etapa muito importante para a sua
empresa começar a vender o seu software como serviço,
através de assinaturas. Ou seja, quais eixos vão ser usados
para agregar valor aos planos e mensalidades.
▶ Quais as funcionalidades
mais usadas do seu serviço;
10
As informações acima são insumos essenciais para a
definição de uma estratégia de preços baseada em valor (Val-
ue Based Pricing) que, atualmente, é a tendência de ponta
para definição de preços. Nessa estratégia os preços são cal-
culados de acordo com o valor percebido pelo cliente para
o produto, e tem como consequência extrair o maior valor
que o cliente está disposto a pagar. Em um cenário ideal, as
características do cluster de cada cliente são usados para
definir preços customizados para cada cliente.
11
Esses pilares auxiliam na definição de uma estratégia clara
em como um produto SaaS pode mostrar-se no mercado,
mas, sobretudo, facilita nas ações que podem gerar maior
receita a empresa. Por exemplo, muitas empresas acabam
definindo os tipos de planos baseado no perfil do cliente
ideal (ICP), o que facilita que tipo de cliente é necessário
focar em esforços operacional dentro de uma empresa ou
até de desenvolvimento de produto. Planos, são a maneira
mais clara para mostrar esses três pilares na sua vitrine (pá-
ginas), e, isso, ajuda a estabelecer, mensurar e melhorar
sua proposta de pricing no mercado. Confira abaixo como
funciona cada tipo:
Freemium
Esse modelo tem como objetivo fazer com que seu cli-
ente conheça mais sobre o seu produto na prática. Ele
terá acesso gratuito e limitado às funcionalidades, mas
poderá ver como funciona e decidir se quer pagar para
fazer um uso completo.
Trial
O modelo Trial é bem parecido com o Freemium. Nele, o
cliente também pode usar gratuitamente o seu serviço,
porém, por um tempo limitado. Enquanto o Freemium
oferece algumas funcionalidades gratuitamente, in-
dependente do tempo de uso, o Trial oferece um uso
quase completo por um certo período de tempo.
12
Planos por Perfil
Com certeza você já se deparou com algum plano por
perfil. Geralmente, este tipo de precificação é usado
quando a empresa quer estabelecer diferentes fun-
cionalidades para diferentes tipos de clientes. É mui-
to comum encontrar planos “básicos, intermediários e
avançados” em empresas que vendem softwares como
serviços. Eles podem ser divididos pensando tanto no
tamanho das empresas que sua empresa deseja at-
ender (pequenas, médias e grandes), ou nas funcional-
idades ideais para cada cliente. Um exemplo simples é
a assinatura de canais de TV, onde o cliente pode com-
prar um pacote pelo preço ou baseado no conteúdo
oferecido naquele plano.
13
Preço por uso
Este modelo se caracteriza pelo pagamento de acor-
do com o que é utilizado pelo cliente, geralmente com
um valor mensal mínimo. O nível de utilização pode
ser medido pelo volume de uso dos serviços, ou pela
variedade de features consumida. No preço por uso, é
comum que o cliente perceba vantagem quando o val-
or pago for mais barato do que se o pagamento fos-
se em uma taxa fixa. Normalmente, empresas de hos-
pedagem de sites e companhias telefônicas utilizam
bastante este modelo. Além disso, ele pode ser utiliza-
do tanto para o fornecimento de serviços quanto de
produtos.
14
Modelo de
4. Vendas SaaS
15
Apesar de operar no modelo SaaS, a forma como cada start-
up realiza a venda de seus produtos acaba sendo diferente.
Self service
Como o próprio nome já adianta, a compra do produto ou
serviço é realizada diretamente pelo cliente, sem a neces-
sidade de um time comercial para fazer a intermediação.
Inbound
O Inbound Marketing é uma das estratégias de cap-
tação e vendas mais usadas pelas empresas. Também
chamado de marketing de atração, o Inbound foca em
atrair, converter e encantar os clientes. Seu objetivo é
levar o cliente até a sua marca por meio do marketing
de conteúdo, SEO e publicações em redes sociais.
16
tradicionais, como comerciais de TV, outdoors, anúnci-
os de revista, etc. Ou seja, no Inbound, seu público-alvo
dá a permissão para receber conteúdo da sua empresa
através de um cadastro efetuado. Essa é a primeira fase
da jornada: o descobrimento da sua marca e a visão de
valor dela.
17
Mas, o trabalho não termina depois que o lead se tor-
nou um cliente. Cuidar da retenção dele dentro da sua
empresa é fundamental para um processo de Inbound
Marketing eficaz. Nessa fase, sua empresa precisa fo-
car no relacionamento ativo, através de uma área de
Sucesso do Cliente (CS) e o envio de conteúdos avança-
dos e mais elaborados para que ele possa aproveitar
todos os benefícios do seu serviço.
Outbound
Para quem acha que o outbound ficou no passado, de-
pois que o Inbound surgiu, está muito enganado. Este é
um ótimo modelo de vendas baseado na prospecção de
clientes através de uma aproximação direta do vende-
dor com o seu prospect.
Inside Sales
O modelo de vendas chamado de inside sales, pode
ser dividido em duas categorias:
18
telefone ou, até mesmo, via WhatsApp e tira as
dúvidas sobre o serviço e sobre preços. A venda
é realizada também por estes canais.
• High-touch Inside Sales – esse modelo de
vendas também é realizado de forma remota,
porém, com uma interação entre vendedor
e cliente muito maior. Há a possibilidade de
demonstrações online, com um time de suporte
realizando o acompanhamento. Entretanto, o
high-touch inside sales é recomendado apenas
para produtos SaaS de maior complexidade.
Field Sales
No modelo Field Sales, o vendedor costuma visitar o
cliente para entender melhor os processos e as dores
da empresa, conhecer influenciadores e decisores de
compra e, assim, adaptar a solução para aquele cliente
em específico.
Enterprise
O modelo de vendas focado em cliente de grande porte,
chamados Enterprise, envolve maior atenção do time
de vendas, por meio de um misto de Inside Sales e Field
Sales. Geralmente, para que as vendas SaaS sejam bem
sucedidas, é preciso ter uma equipe especializada em
clientes enterprise, que vai realizar o mapeamento do
melhor cliente nesta categoria. Além disso, também é
importante trabalhar diretamente com o time de mar-
keting para realizar estratégias específicas para este
público.
19
4.1 Principais Métricas
Boa parte do sucesso das empresas está no acompanha-
mento de métricas. Ter um olhar analítico sobre os números
de um negócio, faz com que times estratégicos e a própria
diretoria possam tomar decisões mais assertivas em relação
ao planejamento e, até mesmo, prever futuros riscos.
Como calcular:
• Divida o número de novos clientes de um certo
período pelo número de leads gerados neste
mesmo período;
• Depois, multiplique por 100.
20
Como calcular:
• Descubra a diferença entre os leads que foram
gerados no mês passado para o atual;
• Divida a diferença pelo número de leads
gerados no mês presente;
• Multiplique por 100.
Como calcular:
A análise do CAC começa com a soma dos
investimentos em vendas e marketing do último
mês. Depois, divida o número do resultado pelo
total de clientes novos que entraram na sua base
ativa durante o mesmo período. Assim, você terá
o valor médio que cada cliente gasta.
21
• CAC = (Investimentos em Marketing +
Investimentos em Vendas) / Total de clientes
conquistados.
Exemplo:
CAC = (20.000 + 15.000) / 80
CAC = 437,5
Como calcular:
Para calcular, subtraia o número total das contas
ativas, ou seja, pagantes, pelo número das
contas que foram canceladas. Multiplique esse
resultado pelo valor que é pago mensalmente.
22
Existem outras diferentes fórmulas de cálculo do
MRR, que levam em consideração:
MRR cancelado, adicionado e novos – assim,
você calcula o crescimento.
Mas, o cálculo básico é:
MRR = clientes ativos – cancelamentos x
mensalidade
Exemplo:
MRR = (300 – 20) x 100
MRR = 28.000
Como calcular:
• Divida o resultado do MRR pelo número total
de clientes ativos;
• ARPA = MRR / número de clientes ativos.
23
Faturamento recorrente anual (ARR)
Como calcular:
Para calcular essa métrica basta multiplicar
por 12 o MRR (receita recorrente mensal).
• ARR = MRR x 12
Ticket Médio
24
O ticket médio também é uma métrica importante para
o planejamento de caixa da sua empresa. E você pode
seguir a estratégia de trazer mais clientes ou aumentar
o valor médio de gasto para ter um lucro maior.
Como calcular:
Para calcular o ticket médio atual da sua
empresa, é preciso determinar um período a
ser analisado. Por exemplo: um mês ou um
trimestre. Divida o total de vendas nesse período
pelo número de clientes (usuários) responsáveis
por estas vendas.
Como calcular:
LTV = (ticket médio × média de compras
por tempo) × média de tempo que o cliente
permaneceu na base.
Exemplo:
Você tem um SaaS e seu ticket médio mensal
é de R$ 200,00. E, em média, seus clientes
permanecem na sua base durante 2 anos até o
cancelamento.
25
• LTV= 200 (ticket médio) x 12 (número de
mensalidades) x 2 (tempo até o cancelamento)
• LTV= 4.800
Churn Rate
Como calcular:
O cálculo do churn rate é bem simples. Basta
dividir o número mensal de cancelamentos pelo
número dos clientes que ainda estão ativos em
seu sistema.
Exemplo:
• Quantidade de cancelamentos mensais: 50;
• Número de clientes no final do mês: 1000;
• Cálculo: 50 cancelamentos / 1000 clientes
atuais = 0,50% x 100 = 5% Portanto, 5% é a taxa
média de churn, neste exemplo.
26
Com a análise de resultados, de acordo com o índice de
cancelamento, que depende de qual SaaS a empresa
oferece, será possível direcionar os esforços para outros
caminhos até reduzir o número e clientes que deixam de
usar e pagar pelo seu SaaS. O Churn é uma das métricas
SaaS mais importantes para medir a saúde do negócio.
27
Como calcular:
NPS = % de promotores – % de detratores
Como calcular:
GR = Valor inicial no período mensurado – Valor
final do período mensurado / Valor final do
período mensurado
28
Gross Margin (GM)
Como calcular:
GM = Lucro Bruto / Receita total x 100
29
Economia
5. do Acesso
30
A Economia do Acesso está diretamente ligada ao merca-
do SaaS. Se você nasceu antes da década de 1990, provav-
elmente lembra das feiras de informática e das pratelei-
ras cheias de caixinhas com CDs de softwares. As pessoas
pagavam muito caro para comprar estes produtos. Além
de ser uma dor de cabeça realizar a instalação, logo sur-
gia uma atualização e, com ela, a necessidade da com-
pra de um novo produto.
31
Além disso, esse modelo de cobrança também é ótimo
para as empresas, uma vez que possibilita um maior con-
trole f inanceiro e previsibilidade da receita nos meses
seguintes - o que é muito importante para qualquer em-
presa, mas principalmente, para startups.
32
As empresas SaaS já nasceram com esse core. Entretan-
to, a economia do acesso também chegou à vários outros
setores, como educação, saúde, IoT, comunicação e mui-
to mais. E, alguma empresas já lideram os seus setores,
justamente por perceberem, antes de todos, que o foco é
no relacionamento.
Para você ter uma ideia, Nos últimos 15 anos, 52% das
empresas da Fortune 500 desapareceram. Em 1995, a ex-
pectativa de vida dessas empresas era de 75 anos. Mas,
em 2015, esse número já tinha sido reduzido para 15 anos.
Quais empresas vão conseguir sobreviver a essa extinção
em massa?
▶ Serviços personalizados;
▶ Experiências incríveis;
▶ Preços justos.
33
O match
entre
6. Startups
e SaaS
34
Como você já percebeu, o segmento SaaS é um dos modelos
de serviços digitais preferidos das startups. Das 13.300 start-
ups brasileiras, temos contabilizadas 5570 startups SaaS:
SaaS 41.867%
Marketplace 19.647%
Outros 17.419%
API 0.903%
35
6.1 Potencial de mercado
36
Diversificação entre
6.3 os segmentos
Hoje, nós enxergamos muitas empresas incríveis entregando
softwares como serviço em diversos nichos de mercado. Varejo,
comunicação, saúde e agronegócio são alguns desses nichos,
e podemos destacar educação e finanças como os principais:
37
Principais
7. desafios
38
Segundo dados recentes do Distrito, empresa de consul-
toria em inovação, as startups brasileiras receberam US$
2,7 bilhões em aportes só em 2019.
◆ Complexidades f iscais
As incertezas nos ambientes regulatórios e f is-
cais são o principal ponto que leva muitas start-
ups a fecharem as portas no Brasil.
39
Estima-se que, aproximadamente, 30% das start-
ups fecham as portas por não terem acesso às
ferramentas certas atualmente.
40
SaaS x
8. Crises globais
41
Em todas as crises econômicas distribuídas pelo mundo,
podemos perceber que ter um bom gerenciamento de cri-
se, líderes experientes e pensamentos disruptivos são es-
senciais para manter negócios em pé.
42
Aqui na Vindi, também analisamos o período da crise
econômica provocada pela pandemia do novo Coronavírus
(COVID-19), e dados internos da nossa plataforma conf ir-
maram que empresas SaaS têm muito mais estabilidade,
mesmo em tempos incertos:
43
A resiliência das
8.1 empresas SaaS
44
Sim, empresas baseadas em
8.1.1 modelos de assinaturas se
mostraram mais resilientes.
45
Foco dos investimentos
8.1.2 em segurança e
privacidade de dados
É a abordagem
“Me mostre, não me conte”. PWC
46
Quais as melhores
8.1.3 estratégias para os
dias atuais?
47
O que faz do segmento
8.2 SaaS um nicho
resistente a crises?
Em primeiro lugar, a natureza tecnológica das empresas SaaS
já garante uma grande vantagem competitiva no mercado.
48
Investimento
9. é a escolha
certa?
49
Como já dissemos neste e-book, a falta de apoio ao
empreendedor é um dos maiores motivos para que uma
startup não consiga crescer. Por isso, o número de incubadoras
e aceleradoras focadas no desenvolvimento de grandes ideias
é cada vez maior no Brasil.
Incubadoras
Aceleradoras
50
Fontes: Ecossistema de Startups no Brasil, BID, 2019. Dados dados do Dealbook.co (agosto 2018).
51
Fontes: O panorama das aceleradoras de Startups no Brasil, FGV, 2016, N = 30 Aceleradoras
52
Findings e
10. Recomendações
53
Uma Startup SaaS tem seu modelo de negócio facilmente
escalável. Um dos motivos para que isso aconteça é o fato
de que a maioria delas são muito jovens. Só para você ter
uma ideia, a média de idade de uma startup SaaS é de 2.7
anos. Entretanto, apesar da alta expectativa em cima dessas
empresas, 70% ainda possui um faturamento abaixo dos R$
50.000,00, segundo o estudo Radiograf ia do Ecossistema
Brasileiro de Startups, da StartupBase e Accenture.
As maiores Startups
10.1 SaaS do mercado
Quando levamos em consideração o faturamento,
representatividade no mercado e número de clientes,
podemos destacar algumas empresas brasileiras que podem
ser consideradas os maiores cases de SaaS no país.
54
dessas empresas conseguiram recuperar seu CAC em até
seis meses, ao contrário do que vemos nos EUA, por exemplo,
onde as empresas levam mais de um ano para recuperar seus
custos de aquisição de clientes.
E muitas outras.
55
Incubadoras de
10.2 destaque no Brasil
Normalmente, Startups SaaS são f requentemente focadas
em atender clientes corporativos. Mais precisamente,
segundo dados da StartupBase, 77% delas possuem foco
B2B. Ou seja, possuem um modelo de vendas business to
business, de empresa para empresa. Por isso, é fundamental
que elas disponibilizem, para seus clientes, features focadas
na necessidade do mundo corporativo.
56
Segundo estudo divulgado durante o Innovation Summer
do ano passado, até 2019 existiam cerca de 363 incubadoras
de negócios inovadores e 57 aceleradoras no Brasil.
57
Cases de
11. Sucesso na Vindi
58
A Vindi possui mais de 6 .000 clientes que utilizam
as ferramentas da plataforma para venderem mais e
sempre, todos os dias. Desses, cerca de 150 são Star tups
do segmento Saas, que têm se tornado verdadeiros
cases de sucesso para todas as empresas.
59
Plataforma para gestão do departamento pessoal das em-
presas, o Convenia ajuda a automatizar todos os processos
do RH das empresas em um único lugar, de forma segura e
simplificada. O software em nuvem facilita as operações bu-
rocráticas, fazendo com o dia a dia da equipe se torne mais
produtivo e eficaz. Além disso, através do Convenia, também
é possível contratar uma equipe especializada para proces-
sar a folha de pagamento, realizar a gestão de benef ícios cor-
porativos e muito mais.
Planos e produtos
O Convenia oferece para os usuários um trial de
7 dias na plataforma, além do agendamento de
uma demonstração das funcionalidades do soft-
ware. Seus produtos podem ser comprados sep-
aradamente, através do modelo de vendas Inside
Sales, ou seja, um consultor entrará em contato,
após o cadastro para trial ou demonstração, para
tirar dúvidas sobre cada serviço.
▶ Departamento Pessoal;
▶ Folha de pagamento;
▶ Clubes de vantagens;
▶ Benefícios corporativos.
60
A Idwall é um SaaS que oferece tecnologias que ajudam na
identificação dos usuários de forma totalmente digital. O
software fornece processos seguros, rápidos, inovadores e in-
clusivos para realizar confirmação da identidade.
Planos e produtos
Com um modelo de vendas é baseado no Inside
Sales, é possível contratar o SaaS através da pági-
na de cadastro onde o lead receberá o contato de
um especialista para falar sobre o serviço. A Idwall
oferece quatro produtos, que você confere abaixo:
61
A Movidesk é um SaaS que disponibiliza um sistema de aten-
dimento, help desk e service desk para empresas que precis-
am otimizar e descomplicar o relacionamento entre as equi-
pes e os seus clientes.
Planos e produtos
A Movidesk oferece o plano anual para seus clientes,
além da personalização do Onboarding, que aju-
da a explorar todo o potencial da ferramenta. Para
ajudar na decisão sobre a contratação, a Movidesk
também oferece um trial de 7 dias da plataforma.
Confira os produtos disponíveis para assinatura:
62
A empresa, especialista em antif raude, oferece agilidade e
inovação na hora de proteger o seu negócio das habituais
fraudes online. Através do uso da inteligência artificial e do
comportamento de navegação, a empresa cria um modelo
ideal para realizar uma análise de risco. Atualmente, é funda-
mental que todas as empresas que vendem online possuam
um sistema antifraude integrado e, a Konduto, é uma das
que mais se destaca no mercado.
Planos e produtos
A Konduto oferece dois tipos de planos para os
seus assinantes e não possui uma versão trial de
testes. O modelo de vendas também é baseado no
Inside Sales, onde o futuro cliente entra em conta-
to através de uma página para receber o contato
comercial da equipe e, assim, contratar o serviço.
Confira os planos disponíveis:
▶ Konduto Completo;
▶ Konduto Performance.
63
Serviço integrado a Sefaz que consolida NFes e CTes para
empresas e contadores. Com um clique, é possível fazer a
consulta e download de notas fiscais e CTes, seja em XML ou
DANF. Oferece também relatórios, filtros e buscas inteligen-
tes. Mais de 60 mil empresas usam o Arquivei para realizar o
gerenciamento de documentos fiscais.
Planos e produtos
O Arquivei não possui a opção f reemium, porém
oferece 7 dias de trial gratuito, além de outros três
planos. Eles também oferecem a opção de fazer
um comparativo entre as assinaturas oferecidas,
destacando qual o modelo ideal para sua empresa
contratar. Confira os planos disponíveis:
▶ Starter;
▶ Controle;
▶ Business;
▶ Enterprise.
64
Unicórnios
12. as a Service
65
Por causa das aquisições para o time de unicórnios, feitas em
2019, o Brasil entrou para o ranking na terceira posição dos
países que mais produziram unicórnios no mundo, ficando
atrás apenas do Estados Unidos e da China.
66
Lançada em 2014, o Slack chegou com a promessa de
melhoria de comunicação entre as empresas: menos
e-mails, menos reuniões demoradas, compartilhamen-
to seguro de dados e eficácia na gestão dos times, mes-
mo de forma remota. Isso tudo fez com que o software
de mensagens revolucionasse a comunicação interna
das empresas e se tornasse um unicórnio ainda no mes-
mo ano de seu lançamento.
67
A empresa é especialista em assinaturas digitais de doc-
umentos e oferece seus serviços em mais de 180 países.
Com uma excelente infraestrutura eletrônica, a Docu-
Sign oferece 99,99% de disponibilidade, nunca ficando
offline para manutenção. Fundada em 2003, a missão
da DocuSign é acelerar negócios e simplificar a vida de
pessoas e empresas pelo mundo todo: são mais de 500
mil clientes pagantes e centenas de milhões de usuári-
os espalhados pelo mundo.
68
13. Conclusão
69
As empresas SaaS possuem uma grande vantagem por ter-
em um modelo digital e recorrente, quando comparamos
com outras empresas. Por isso, é preciso identificar essas
oportunidades e trabalhá-las de forma a obter os melhores
resultados, seja durante a crise ou fora dela.
70
Bibliografia
Equipe Vindi
71
Mais de 150 empresas SaaS usam a
Vindi para cobrar seus clientes
através da recorrência
FALE COM UM
ESPECIALISTA
V I N D I . C O M . B R