O documento descreve as Leis de Kepler, que tratam dos movimentos dos planetas, luas, cometas e satélites em torno dos astros que orbitam. A Primeira Lei de Kepler estabelece que as órbitas dessas objetos são elípticas, com o astro no foco da elipse.
O documento descreve as Leis de Kepler, que tratam dos movimentos dos planetas, luas, cometas e satélites em torno dos astros que orbitam. A Primeira Lei de Kepler estabelece que as órbitas dessas objetos são elípticas, com o astro no foco da elipse.
O documento descreve as Leis de Kepler, que tratam dos movimentos dos planetas, luas, cometas e satélites em torno dos astros que orbitam. A Primeira Lei de Kepler estabelece que as órbitas dessas objetos são elípticas, com o astro no foco da elipse.
O documento descreve as Leis de Kepler, que tratam dos movimentos dos planetas, luas, cometas e satélites em torno dos astros que orbitam. A Primeira Lei de Kepler estabelece que as órbitas dessas objetos são elípticas, com o astro no foco da elipse.
Baixe no formato PDF, TXT ou leia online no Scribd
Fazer download em pdf ou txt
Você está na página 1de 3
LEIS DE KEPLER ___/___/24 d) ( ) A órbita de cada cometa e asteroides é uma elipse,
estando a Terra num dos focos.
VÍDEOS: e) ( ) Os cometas ou asteroides não obedecem à Primeira https://www.youtube.com/watch?v=g1b8zZ3LZhY Lei de Kepler. https://www.youtube.com/watch?v=iQNpJMBObnQ https://www.youtube.com/watch?v=nVHQ_mP_x7A 01) Questão A Primeira Lei de Kepler, também chamada 02) Questão A Primeira das Três de Lei das Órbitas, descreve os movimentos dos Leis de Kepler, também chamada planetas, luas, cometas e satélites artificiais em torno de Lei das Órbitas, descreve os dos astros nos quais orbitam. movimentos dos planetas, luas, cometas e satélites artificiais em A Primeira Lei de Kepler para os planetas diz o seguinte: torno dos astros nos quais orbitam. “A órbita de cada planeta é uma elipse, estando o Sol Atenção: a figura não representa a num dos focos.” órbita de nenhum planeta, pois A Primeira Lei de Kepler para os satélites de Júpiter diz está extremamente “achatada”. o seguinte: “A órbita de cada lua de Júpiter é uma elipse, estando PRIMEIRO coloque F, de falso, ou V, de verdadeiro, na Júpiter num dos focos.” frente decada afirmação abaixo. A Primeira Lei de Kepler para os satélites de Saturno diz 1ª) ( ) A Primeira Lei de Kepler para os satélites de Urano o seguinte: diz o seguinte: “A órbita de cada lua de Urano é uma “A órbita de cada lua de Saturno é uma elipse, estando elipse, estando Urano num dos focos.” Saturno num dos focos.” 2ª) ( ) A Primeira Lei de Kepler para os planetas diz o seguinte: “A órbita de cada planeta é uma elipse, estando o Sol num dos focos.” 3ª) ( ) A Primeira Lei de Kepler para os Cometas diz o seguinte: “A órbita de cada Cometa é uma elipse, estando o Sol num dos focos.” 4ª) ( ) A Primeira Lei de Kepler para a Lua diz o seguinte: “A órbita da Lua é uma elipse, estando a Terra num dos focos.” 5ª) ( ) A Primeira Lei de Kepler só vale para os astros do Sistema Solar. Assinale a expressão correta da Primeira Lei de 03) Questão As Leis de Kepler descrevem os movimentos Kepler para a Terra e seus satélites artificiais. dos planetas, luas, cometas e satélites artificiais em torno dos astros nos quais orbitam. Ela vale para o Sol e a)( ) A órbita de cada satélite artificial da Terra é uma seus planetas, para os planetas e seus satélites naturais elipse, estando a Terra num dos focos. ou para os planetas e satélites artificiais. b)( ) A órbita de cada lua de Saturno é uma elipse, A Primeira Lei de Kepler (Lei das Órbitas), afirma que: estando Saturno num dos focos. Os planetas (inclusive planetas anões) giram em torno do c)( ) A órbita de cada lua de Júpiter é uma elipse, Sol em órbitas elípticas, estando o Sol num dos focos da estando Júpiter num dos focos. elipse.” d)( ) A órbita de cada planeta é uma elipse, estando o A segunda Lei de Kepler (Lei das Órbitas), afirma que: Sol num dos focos. e)( ) Os satélites artificiais não obedecem à Primeira Lei de Kepler Assinale a expressão correta da Primeira Lei de Kepler para o Sol, seus cometas ou asteroides.
a) ( ) A órbita de cada cometa ou asteroides é uma elipse,
estando o Sol num dos focos. b) ( ) A órbita de cada cometa ou asteroides é uma elipse, estando Saturno num dos focos. c) ( ) A órbita de cada cometa ou asteroides é uma elipse, estando Júpiter num dos focos. “Em iguais intervalos de tempos (∆𝒕12 = ∆𝒕34) os planetas 10,7 horas e seu ano é de 29 anos da Terra. Tem “varrem” áreas iguais (Á𝒓𝒆𝒂1 = Á𝒓𝒆𝒂)”. principalmente Hidrogênio H2 e Hélio. Como consequência da Segunda Lei de Kepler podemos Assinale a alternativa que contém a sequência correta afirmar que: dos nomes dos planetas escritos acima. Coloque F, de falso, ou V, de verdadeiro, na frente de a) ( )1º (Mercúrio) – 2º (Netuno) – 3º (Marte) – 4º cada afirmação abaixo. (Terra) – 5º (Urano) b) ( )1º (Mercúrio) – 2º (Júpiter) – 3º (Marte) – 4º 1ª) ( ) A Segunda Lei de Kepler, ou Lei das Áreas, só (Vênus) – 5º (Urano) vale para o Sistema Solar. c) ( ) 1º (Plutão) – 2º (Júpiter) – 3º (Marte) – 4º (Terra) 2ª) ( ) A velocidade de um cometa em torno do Sol, – 5º (Saturno) entre os pontos 1 e 2 é maior do que entre os pontos 3 e d) ( )1º (Mercúrio) – 2º (Júpiter) – 3º (Marte) – 4º 4 da sua órbita. Veja figura. (Vênus) – 5º (Saturno) e) ( )1º (Mercúrio) – 2º (Saturno) – 3º (Vênus) – 4º 3ª) ( ) A velocidade dos satélites artificiais em torno dos (Marte) – 5º (Júpiter) astros que orbitam, entre os pontos 1 e 2 é maior do que entre os pontos 3 e 4 da sua órbita. Troque o Sol pelo astro na figura acima. 05) Questão Quando a Lua está em sua fase Cheia, ou Nova, e acontece dela estar próxima do ponto mais 4ª) ( ) A velocidade da Lua em torno da Terra, entre os próximo da Terra em seu movimento em torno do nosso pontos 1 e 2 é maior do que entre os pontos 3 e 4 da sua planeta, sucede o que ficou conhecido como superlua. órbita. Troque o Sol pela Terra na figura acima. Quando acontece dela estar no ponto mais afastado da 5ª) ( ) A velocidade dos planetas em torno do Sol, entre Terra, dá-se o nome de microlua. Como não podemos ver os pontos 1 e 2 é maior do que entre os pontos 3 e 4 da a superlua Nova no céu, vamos nos referir à superlua sua órbita. Veja figura. Cheia apenas por superlua. No dia 26 de maio de 2021 este fenômeno aconteceu e tivemos a segunda superlua de 2021 (a primeira ocorreu no dia 27 de abril). 04) Questão Não basta saber os nomes dos planetas e a sequência de afastamento deles ao Sol. Precisa saber também algumas das suas características. Assim, escreva o nome do planeta na frente das suas características.
PRIMEIRO escreva os nomes dos planetas e, DEPOIS,
assinale a alternativa que contém a sequência correta dos nomes dos planetas que você escreveu.
1º) (. . . . . . . . . . . .) É um pouco maior do que a Lua; gira
ao redor do Sol a 47 km/s. Seu ano é só de 88 dias. Superfície cheia de crateras. Estando nele, o Sol teria quase o triplo do diâmetro aparente que tem visto da Terra. Assinale a expressão que explica corretamente a 2º) (. . . . . . . . . . . .) Ele tem mais do que o dobro da massa definição da superlua e o local onde ela deve estar em de todos os outros planetas juntos. Está a 5,2 vezes mais sua órbita. distante do Sol do que a Terra. Seu dia tem só 10 horas, mas seu ano dura 12 anos da Terra. a) ( ) A superlua ocorre sempre que a Lua está no 3º) (. . . . . . . . . . .) É o planeta mais estudado. Seu dia é perigeu. quase igual ao da Terra, mas está a 228.000.000 km do b) ( ) A superlua ocorre quando a Lua está no perigeu Sol. Tem tempestades de areia e vulcões. Tem duas luas. (ou próximo dele) e está na fase Cheia. Parece ter tido água no passado. c) ( ) A superlua ocorre na sua fase Cheia quando ela 4º) (. ) Tem espessa atmosfera que prende o calor do está no perigeu ou no apogeu. Sol fazendo dele o mais quente dos planetas. Quase do d) ( ) A superlua só ocorre em abril e maio. volume da Terra. Rochoso. Está a 108.000.000 km do Sol. e) ( ) A superlua só ocorreu em 2021. Um dia dele é igual a 243 dias da Terra. 5º) ( ) Gasoso. Ao longo do seu diâmetro cabem 9 06) Questão Os satélites artificiais que orbitam em torno Terras. É um dos 4 que tem anéis. Seu dia é de apenas da Terra obedecem às mesmas leis que regem os movimentos dos planetas, cometas e asteroides em torno do Sol. A Terceira Lei de Kepler diz que quanto mais próxima a órbita do planeta estiver do Sol, maior é a sua velocidade de translação e menor o seu período orbital. De fato, as velocidades médias, por exemplo, de Mercúrio, Vênus, Terra, Marte e Plutão são, respectivamente: 49 km/s, 35 km/s, 30 km/s, 24 km/s e 5 km/s.
O Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, CBERS,
está a cerca de 780 km acima da superfície da Terra. A Estação Espacial Internacional, local onde esteve o astronauta brasileiro Marcos Pontes, está a cerca de 400 km acima da superfície da Terra e tem velocidade de 7,7 km/s. A empresa Visiona Tecnologia Espacial S.A., localizada em São José dos Campos, SP, está desenvolvendo o nanossatélite VCUB1, com 10 kg de massa e que ficará em órbita polar de 710 km, como mostra a figura. Lembrete: velocidade = espaço/tempo.
A partir das informações acima coloque F (Falso) ou V
(Verdadeiro) nas afirmações abaixo.
1)( ) Dentre os planetas, Netuno tem a menor
velocidade de translação e maior período orbital. 2)( )A órbita do VCUB1 é polar, logo, não obedece à Terceira Lei de Kepler. 3)( ) A velocidade orbital do VCUB1 será menor do que a da Estação Espacial Internacional. 4)( ) O período orbital do VCUB1 é menor do que o da Estação Espacial Internacional. 5)( )O período orbital de Plutão é maior do que o do mais distante planeta. 6)( ) O período orbital do VCUB1 é maior do que o do CBERS. 7)( )A velocidade orbital do VCUB1 será ligeiramente maior do que a do CBERS.