Baixe no formato PDF, TXT ou leia online no Scribd
Fazer download em pdf ou txt
Você está na página 1de 22
O que é computador ?
● O computador é uma máquina
● eletrônica que permite processar dados. ● O termo provém do latim computare (“calcular”).
● Um computador é composto por uma série de circuitos integrados e outros
componentes relacionados, que possibilitam a execução de uma variedade de sequências ou rotinas de instruções indicadas pelo utilizador. ● Estas sequências são sistematizadas em função de uma grande variedade de aplicações ● práticas e determinadas, num processo que se denomina programação. Computador Quais são as peças externas do computador? Hardware – Parte Física do Computador
Gabinete: É a parte mais importante do computador, podemos dizer que o
gabinete é o computador propriamente dito.(ou podemos dizer que ele é como o celebro humano)
Monitor: É a tela que nos mostra as respostas que o computador nos dá.
Teclado: conjunto de teclas que permite que operemos o computador
através de comandos digitados. Peças externas do computador Mouse: Através dele, controlamos uma setinha que aponta para os itens na nossa tela. Também é um periférico de entrada.
Lembre-se que!
Dentro do gabinete, há vários componentes que fazem o processamento
da informação. Mas atenção, NÃO CHAME DO GABINETE DE CPU, pois são coisas diferentes (algumas pessoas, inclusive técnicos costumam chamar o gabinete de CPU, por a CPU - está dentro do gabinete). Gabinete SIM! MAS,E DENTRO DO GABINETE?
Dentro do gabinete são encontrados os componentes
que formam o computador propriamente dito, como as memórias, o processador e o disco rígido, todos eles estão direta ou indiretamente ligados à placa mãe.
Ta! Mas, o que placa-mãe?
Placa Mãe: É uma grande placa de circuitos onde são
Encaixados os outros componentes, a Placa mãe recebe o processador, as memórias, os conectores de teclado, mouse e impressora, e muito mais (veja figura abaixo). Microprocessador:
É o chip mais importante do computador,
a ele o processamento de todas as informações que passam pelo computador. Ele reconhece quando algum a tecla foi pressionada, quando o mouse foi movido, quando um som está sendo executado e tudo mais… Devido a sua importância, consideramos o processador como o "cérebro do computador" e vamos estudá-lo com mais detalhamento. Memória RAM É um conjunto de chips que acumulam as informações enquanto estão sendo processadas, é mais ou menos assim: O QUE ESTIVER SENDO APRESENTADO NO MONITOR ESTÁ ARMAZENADO, NESTE MOMENTO, NA RAM. Toda e qualquer informação que estiver sendo processada, todo e qualquer programa que esteja sendo executado está na memória RAM. A memória RAM é vendida na forma de pequenas placas chamadas "pentes".
Memória RAM significa Memória de Acesso Aleatório,
ou seja, o computador altera seu conteúdo constantemente, sem permissão da mesma, o que é realmente necessário. Memória cache É uma memória que está entre o processador e a RAM, para fazer com que o acesso à RAM seja mais veloz. A Memória Cache normalmente é formada por circuitos dentro do processador, para que sua velocidade seja ainda maior. Uma vez acessada uma informação, ela não precisará ser acessada mais uma vez na RAM, o computador vai buscá-la na Cache, pois já estará lá. Disco Rígido Também conhecido como winchester ou HD, é um dispositivo de armazenamento magnético na forma de discos sobrepostos. É no Disco Rígido que as informações são gravadas de forma permanente, para que possamos acessá-las posteriormente. As informações gravadas nos discos rígidos (ou nos disquetes) são chamadas arquivos. Barramento Também conhecido como BUS é o nome dado ao conjunto de vias que fazem a informação viajar dentro do computador. O BUS liga o processador aos periféricos e às placas externas que se encaixam na placa mãe.
Barramento de dados – como o próprio nome já
deixa a entender, é por este tipo de barramento que ocorre as trocas de dados no computador, tanto enviados quanto recebidos
Barramento de endereços – indica o local onde os
processos devem ser extraídos e para onde devem ser enviados após o processamento.
Barramento de controle – atua como um regulador
das outras funções, podendo limitá-las ou Slots Slot é um termo em inglês para designar ranhura, fenda, conector, encaixe ou espaço. Sua função é ligar os periféricos ao barramento e suas velocidades são correspondentes dos seus respectivos barramentos. Nas placas-mãe são encontrados vários slots para o encaixe de placas (vídeo, som, modem e rede por exemplo). Componentes do Computador Software
Software é uma sequência de instruções escritas para serem
interpretadas por um computador para executar tarefas específicas. Também pode ser definido como os programas, dados e instruções que comandam o funcionamento de um computador, smartphone, tablet e outros dispositivos eletrônicos.
Ou seja, dizemos que é a parte lógica de um computador!
Sistema Operacional O sistema operacional é o principal software de sistema de uma máquina. Mas também há outras categorias de software de sistema, como os drivers, firmwares, utilitários e tradutores de linguagem de programação.
Exemplos: Windows, MAC OS X, iOS, Android.
Software de Programação
Trata-se do conjunto de ferramentas que permitem
ao desenvolvedor criar e editar outros softwares, utilizando linguagens de programação (C, Java, Javascript, Phyton, PHP, Ruby, etc.) e um ambiente visual de desenvolvimento integrado. Software Aplicativo Software de aplicativos são os programas utilizados nos dispositivos que permitem ao usuário executar uma série de tarefas nas mais diversas áreas de atividade.
Exemplos: Chrome, calculadora, Windows Media Player, Microsoft Word, AutoCAD, Adobe Photoshop.
Softwares de comunicação são programas que estabelecem a comunicação direta e em
tempo real entre os usuários. Com a ampliação do acesso à internet e a dispositivos digitais, tornaram-se parte do cotidiano das pessoas, utilizados tanto para fins pessoais quanto comerciais.
Exemplos: WhatsApp, Gmail, Slack, Zoom, Google Meets, Messenger,isntagram.
Softwares de Jogos Softwares de jogos são programas utilizados geralmente para fins recreativos, mas que também podem ser utilizados para finalidades educacionais. Alguns desses softwares tornaram-se competitivos, dando origem aos chamados esportes eletrônicos (eSports), com torneios internacionais e premiações milionárias.
Exemplos: Counter Strike, League of Legends, Candy Crush, PlayerUnknown's Battlegrounds
(PUBG). Software Web ou Web App São softwares hospedados em servidores online e que podem ser acessados através dos navegadores de internet, como Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Google Chrome, entre outros. Costumam ter funcionalidades semelhantes a de outros programas, porém, dispensam a necessidade de download e requerem conexão com a internet para serem usados.
Exemplos: Google Drive, Gmail, Evernote Web,
Microsoft Office 365, Canva Web. Software de Inteligência Artificial Os softwares de inteligência artificial ou softwares IA são programas que simulam o comportamento humano, sobretudo as capacidades cognitivas (raciocínio, interpretação, entendimento, p. ex.). Por meio da combinação de dados e algorítimos, esses softwares conseguem realizar tarefas muito complexas, criando soluções para problemas com incontáveis variáveis, habilidade antes exclusiva da inteligência humana.
Exemplos: assistentes virtuais (Siri, Alexa e
Google Assistente), programas de carros autônomos, chat bots (robôs usados no atendimento ao cliente e gerenciamento de grupos online). Software livre Existe também o conceito de software livre ou aberto, que remete para um programa que dá liberdade ao utilizador, permitindo que ele o estude, modifique e compartilhe com outras pessoas. Para isso, é preciso que o utilizador tenha acesso ao código-fonte, para mudá-lo conforme as suas necessidades.