Baixe no formato DOCX, PDF, TXT ou leia online no Scribd
Fazer download em docx, pdf ou txt
Você está na página 1de 4
Fruto do Espírito – Alegria
Gálatas 22.5
Eu quero iniciar a mensagem de hoje com uma frase que eu
disse uma vez e que sempre me acompanhou na vida cristã. “Se a alegria de ser crente não é maior que a alegria que o mundo oferece, há algo errado com a nossa fé!”
Se nós como crentes não estivermos alegres em servir a
Cristo, as pessoas não se achegarão ao Senhor pelo nosso intermédio. Porque as pessoas olham a nossa vida. Se você não está feliz com seu Jesus porque eu deveria segui-lo? Por isso quando o Espírito Santo de Deus habita naqueles que entregaram suas vidas a Jesus uma parte da nova vida em Cristo, que é produzida pelo Espírito Santo é a alegria. E cada um de nós precisa olhar para sua vida, de forma honesta, e sincera e se perguntar: Eu sou alegre servindo a Jesus? Quando as pessoas me olham, elas me veem satisfeitas em servir a Jesus ou me vê com uma cara carrancuda, de derrotado, sempre de mal humor? Qual é o prazer que eu tenho na vida em fazer parte da igreja de Cristo, de exercer o dom que me foi dado pelo Espírito? Essa é uma pergunta que você se precisa fazer. Porque se não há alegria, há dois motivos pra isso. a) Ou não existe fruto do Espírito na sua vida e nesse caso é necessário reavaliar se de fato houve uma conversão genuína ao senhor. b) Ou você está apagando o agir do Espírito Santo na sua vida como diz em 1 Tessalonicenses 5.19 – E como você pode estar fazendo isso? Deixando de exercer os dons que O Espírito Santo lhe deu, sendo apático na obra de Deus, dando mais atenção às coisas do mundo e menos atenção as coisas de Deus, não fazendo suas orações nem meditando na Palavra de Deus. Porque quando essas coisas são feitas o Espírito Santo produz o fruto na sua vida e parte deste fruto é a alegria.
E como essa alegria se manifesta na vida do cristão?
1) Por meio da satisfação.
A alegria aqui significa satisfação, ficar contente, divertir-se – Você expressa alegria do Espírito quando tem um prazer maior em estar na casa de Deus, do que em estar em outros lugares. Os outros lugares também são bons, mas estar na igreja é muito prazeroso. Se vir aqui, falar com os irmãos rir um do outro, te faz bem, isso é alegria do Espírito. A satisfação não te torna acomodado, não é como as pessoas falam por aí, que crente é um bando de pobres conformados com uma vida melhor no céu. A satisfação da alegria do Espírito é satisfazer-se com a graça de Deus, sabendo que seu caminho será próspero. Josué 1.8, vai nos falar exatamente disso. Cuidado ao pensar na prosperidade. Muitos estão enganando as pessoas por aí, prometendo uma prosperidade que Deus não prometeu. A promessa de Deus é que quando você medita na lei, o seu caminho vai prosperar, isso não tem a ver apenas com dinheiro, muitas vezes você não tem dinheiro, mas Deus tem te abençoado com saúde, com uma boa família, talvez você não fique muito doente, Deus guarda seus filhos na faculdade, Deus tem te dado condições de sustentar sua família em paz. Talvez você tenha filhos bons, e se satisfazer com aquilo que Deus tem te dado é fruto do Espírito. A alegrai do Espírito tira do seu coração a necessidade excessiva do bem material e te alegra com o prazer de almoçar com os filhos e valorizar mais as relações que muitos ricos não tem. A alegria se manifesta na gratidão a Deus por entender que antes dos bens materiais você tem um bem espiritual que é salvação da sua alma.
2) A alegria também se manifesta nos risos.
Filipenses 4.4 Alegrar aqui é estar extremamente alegre, é abraçar, é a ideia de que você gera uma ação, você se move em direção ao outro e se alegra (e leva alegria). Essa é a alegria de Davi quando trouxe de volta a arca da aliança, onde ele pulava e dançava com o povo. 2 Samuel 6.14-16 Davi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor, 15 enquanto ele e todos os israelitas levavam a arca do Senhor ao som de gritos de alegria e de trombetas. 16 Aconteceu que, entrando a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, observava de uma janela. E, ao ver o rei Davi dançando e comemorando perante o Senhor, ela o desprezou em seu coração. A alegria produzida pelo espírito santo é uma alegria que tem a ver com a gratidão pela salvação, é uma alegria que tem a ver com a grandeza de Deus e a sua majestade. É um contentamento em entender que sem Deus estávamos condenados a uma eternidade de dor e sofrimento, mas por causa do sacrifício de Jesus Cristo nós teremos uma eternidade de paz, sem angústias. Isso é prosperidade. Aproveitar a vida, as praias, os shoppings, os amigos sem a necessidade de se entorpecer com drogas, bebidas e a farra que que o mundo oferece, mas que não livram a sua alma do inferno. Porque a alegria do mundo acaba ao final da sua vida, mas em Cristo, você pode ter amigos, brincar, se divertir, rir, bagunçar sabendo que essa alegria passará para a eternidade. A alegria do Espírito não é viver uma vida morta para uma eternidade viva. E sim viver uma vida divertida e uma eternidade perfeita.
3) Por último a alegria é expressa na sua vida por meio da
liberdade E a liberdade é condição de olhar para Deus sem se envergonhar de si mesmo. Quando Cristo me liberta, a minha mente passa a viver de forma que agradar à Deus se torna um prazer, e diante disso, as minhas atitudes continuam sendo a expressão de quem eu sou, da maneira como Deus me fez. E é aí que está a beleza de compreender a liberdade. Porque aqueles que são livres, são exatamente como Deus os criou! E Gênesis 1.26, diz que Deus fez a imagem e semelhança dEle. Por isso em 2 Corintios 3.18 diz: E todos nós, com o rosto descoberto ( ou seja, livres), refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. Não tenha medo de dar risadas. Aqueles que são alegres no Espírito tem uma extrema alegria em se parecer com Jesus. Porque Jesus é bom, porque Jesus é justo, porque Jesus ama, porque Jesus nos corrige, porque Jesus abençoa, porque Jesus nos perdoa e quando eu me pareço com Cristo eu reflito essas atitudes na minha vida. Portanto a alegria no Espírito nos leva a uma adoração perfeita que é expressa por uma vida bem resolvida com Deus, quando eu tenho uma vida bem resolvida com Deus, eu sei que sou abençoado. Porque Ele disse que enquanto você viver segundo os seus princípios e a sua moral você será abençoado. A Palavra de Deus nos diz em Romanos 8.35-39, 35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro". 37 Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, 39 nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Se você não é capaz de entender isso a ponto de estar totalmente alegre e satisfeito com o Senhor, precisa repensar a sua conversão. E eu quero terminar com o versículo de João 8.36 – Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.