Baixe no formato DOCX, PDF, TXT ou leia online no Scribd
Fazer download em docx, pdf ou txt
Você está na página 1de 2
Nelson Rolihlahla Mandela nasceu em 18 de julho de 1918 na pequena
vila de Mvezo, na África do Sul. Ele foi o primeiro de sua família a
formalmente frequentar uma escola, onde um professor o deu o nome de “Nelson”, conforme a prática comum de dar nomes ingleses á crianças africanas.
Mais tarde estudou direito na universidade de Witwatersrand e na
universidade de Fort Hare, em 1940 Mandela se envolveu no movimento de resistência ao apartheid e em 1944 Mandela entrou para a política ao se juntar ao partido Congresso Nacional Africano (CNA) e tornou-se um dos fundadores da liga Juvenil do CNA e advogou por campanhas de desobediência civil.
Em 1962, Mandela foi preso e condenado a cinco anos de prisão por
estimular greves e por sair do país sem permissão. Em 1964, foi condenado à prisão perpétua por planejamento de ações armadas contra o governo. Ele passou 27 anos preso, a maioria deles na Ilha Robben. Durante seu tempo na prisão, Mandela tornou-se um símbolo global da luta contra a opressão racial.
Mesmo encarcerado, ele continuou a inspirar a resistência contra o
apartheid, e sua libertação tornou-se uma causa internacional. Finalmente, em 11 de fevereiro de 1990, Nelson Mandela foi libertado da prisão, um momento que marcou o início do fim do apartheid.
Em 1994, Nelson Mandela tornou-se o primeiro presidente negro da África
do Sul, após as primeiras eleições multirraciais do país. Seu governo foi marcado pela promoção da reconciliação nacional e pela criação de uma nova constituição que garantiria direitos iguais a todos os sul-africanos. Ele liderou o país durante uma transição crítica, evitando uma guerra civil e promovendo a unidade em um país profundamente dividido.
Nelson Mandela optou por servir apenas um mandato como presidente,
retirando-se da vida pública em 1999. Ele continuou a trabalhar em prol de causas humanitárias, especialmente na luta contra o HIV/AIDS. Mandela recebeu inúmeros prêmios e honrarias ao longo de sua vida, incluindo o Prêmio Nobel da Paz em 1993.
Mandela faleceu em 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos, em
Joanesburgo. Sua morte foi marcada por um luto mundial e uma celebração de sua vida e legado. Nelson Mandela é lembrado não apenas como o homem que libertou a África do Sul do jugo do apartheid, mas como um ícone global de paz, justiça e dignidade humana. Oque foi o Apartheid?
O Apartheid foi um sistema implantado na África do Sul entre 1948 e
1994, caracterizado pela segregação racial que mantinha a população negra separada e em condições de inferioridade em relação à população branca. Esse regime era sustentado por um conjunto de leis que favoreciam os brancos e foi imposto pelo Partido Nacional, um partido de extrema-direita.
Concordância Das Leis de Portugal e Das Bulas Pontifícias Das Quais Umas Permitem A Escravidão Dos Pretos D'áfrica e Outras Proíbem A Escravidão Dos Índios Do Brasil