Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Saltar para o conteúdo

Zelensky demite comandante da Força Aérea da Ucrânia após queda de caça F-16

Fonte: Wikinotícias

30 de agosto de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nessa sexta (30), o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, demitiu Mykola Oreshchuk, comandante da força aérea do país, um dia depois de o governo confirmar a derrubada de um caça F-16 fabricado nos EUA. A lei que contém essa medida foi promulgada nesta sexta-feira.

Segundo os militares, o avião caiu do céu ao se aproximar de um alvo na Rússia. O piloto do avião, Oleksiy Mes, que participava de um treinamento de aceleração para pilotar um caça, morreu no acidente. Um relatório recente do think tank americano, Center for Strategic and International Studies, observou que "serão anos até que a Força Aérea Ucraniana tenha experiência suficiente para executar missões de combate de forma eficaz".

Segundo organizações internacionais, o presidente da Ucrânia disse isto num discurso noturno, que "sou infinitamente grato a todos os nossos pilotos militares, engenheiros, soldados de grupos de fogo móvel, unidades de defesa aérea. A todos que realmente lutam pela Ucrânia. E é necessário também no nível de comando: devemos nos fortalecer. E proteger as pessoas. Proteger nosso pessoal. Cuidar de todos os nossos soldados".

No entanto, ele não disse se o disparo estava relacionado ao episódio do F-16. O presidente Zelensky anunciou que o tenente-general Anatoliy Kryvonozhka se tornará comandante interino da Força Aérea Ucraniana.

Embora não houvesse uma explicação clara para a mudança de posição, o presidente ucraniano mencionou a necessidade de fortalecer a liderança. Uma investigação foi lançada em cooperação com os Estados Unidos para determinar a causa do acidente do F-16. Um funcionário do Departamento de Defesa dos Estados Unidos disse à Reuters que as teorias para o acidente incluíam falha mecânica ou erro do piloto.