Entalpia padrão de formação
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Julho de 2017) |
O calor de formação , ou entalpia padrão de formação (ΔHf0) de um composto químico é a variação da entalpia da reação de formação deste composto a partir de suas espécies elementares que o compõem, ou seja, é a energia liberada ou absorvida pela reação de formação de compostos. A reação de formação de composto consiste na formação do composto em questão a partir dos seus elementos na sua forma alotrópica mais estável em condições Condições padrão de temperatura e pressão ( e )
A unidade da variação de entalpia no SI é kJ/mol.
Quando a entalpia de formação é omitida na equação química da reação, significa que foi medida na temperatura de 298 K e pressão de 1 atm.
A fórmula para calcular a Entalpia de Formação é dada por:
Exemplo: A entalpia de formação da água, formada por hidrogênio e oxigênio, é equivalente a entalpia da reação de hidrogênio diatômico com oxigênio diatômico, ambos gasosos:
Significa que a formação de 1 mol de água (6,02 x 1023 moléculas = 18 gramas), pela ligação de 1/2 mol de oxigênio gasoso (, sendo a constante de avogadro), com 1 mol de hidrogênio (), no estado líquido, à temperatura de 298 K e 1 atm libera de energia calorífica.
Lei de Hess
Para várias substâncias, a reação de formação pode ser considerada como a soma de reações mais simples, real ou fictícia. A entalpia de reação pode ser analisada aplicando a Lei de Hess, que afirma que a soma das mudanças de entalpia para uma série de etapas de reação individuais é igual à mudança de entalpia da reação global.
A entalpia de formação das espécies químicas elementares, nas mesmas condições, é arbitrada como sendo zero. Exemplos:
- Hidrogênio: H2 (g)
- Hélio: He (g)
- Carbono: C (grafite)
- Nitrogênio: N2 (g)
- Oxigénio: O2 (g)
- Flúor: F2 (g)
- Cloro: Cl2 (g)
- Bromo: Br2 (l)
- Iodo: I2 (s)
- Fósforo: P (branco)
- Enxofre: S (rômbico)