Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Saltar para o conteúdo

Projeção de Gall-Peters: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m traduzindo nome/parâmetro nas citações, outros ajustes usando script
Ajuste nas Predefinições
 
(Há 33 revisões intermédias de 12 utilizadores que não estão a ser apresentadas)
Linha 1: Linha 1:
A '''Projeção Peters''' é um tipo de projeção cartográfica cilíndrica e equivalente. As retas perpendiculares aos paralelos e as linhas meridianas têm intervalos menores, o que resulta numa reprodução fiel das áreas dos continentes à custa de uma maior deformação do formato deles. Esta projeção foi originalmente proposta por [[James Gall]] em 1885,<ref name="Gall">{{citar periódico|último1 = Gall |primeiro1 = James |ano= 1885 |título= Use of cylindrical projections for geographical, astronomical, and scientific purposes | url = |periódico= Scottish Geographical Magazine | volume = 1 |número= 4|páginas= 119–123 | doi = 10.1080/14702548508553829 }}</ref> mas foi largamente ignorada e retomada apenas em [[1973]] pelo historiador alemão [[Arno Peters]]. Sua criação suscitou debates acalorados entre os cartógrafos, devido às implicações políticas de suas características.
A '''projeção de Gall-Peters''', conhecida também como '''projeção de Peters''', é um tipo de [[projeção cartográfica]] cilíndrica e equivalente. As retas perpendiculares aos paralelos e as linhas meridianas têm intervalos menores, o que resulta numa reprodução fiel das áreas dos continentes à custa de uma maior deformação do formato deles. Esta projeção foi originalmente proposta por [[James Gall]] em 1885,<ref name="Gall">{{citar periódico|último1 = Gall |primeiro1 = James |ano= 1885 |título= Use of cylindrical projections for geographical, astronomical, and scientific purposes | url = |periódico= Scottish Geographical Magazine | volume = 1 |número= 4|páginas= 119–123 | doi = 10.1080/14702548508553829 }}</ref> mas foi largamente ignorada e retomada apenas em [[1973]] pelo historiador alemão [[Arno Peters]]. Sua criação suscitou debates acalorados entre os cartógrafos, devido às implicações políticas de suas características.


A projeção de Gall-Peters é dita "terceiro-mundista", por dar um realce maior às nações que historicamente compõem a parte mais pobre do mundo. Arno Peters batizou a projeção de "mapa para um mundo mais solidário". Embora conserve a mesma distorção em longitude, os países situados em altas latitudes são relegados a um segundo plano, ao contrário da [[projeção de Mercator]]. A maior diferença da projeção de Gall-Peters para a representação de Mercator é o achatamento do continente [[Europa|europeu]] e alongamento do continente [[África|africano]].
A projeção de Gall-Peters é dita "terceiro-mundista", por dar um realce maior às nações que historicamente compõem a parte mais pobre do mundo. Arno Peters batizou a projeção de "mapa para um mundo mais solidário". Embora conserve a mesma distorção em [[longitude]], os países situados em altas latitudes são relegados a um segundo plano, ao contrário da [[projeção de Mercator]]. A maior diferença da projeção de Gall-Peters para a representação de Mercator é o achatamento do continente [[Europa|europeu]] e alongamento do continente [[África|africano]].


==A projeção==
==A projeção==
As várias especializações da projeção de área igualmente cilíndrica têm diferenças somente na relação do vertical à linha central horizontal. Esta relação determina a posição paralela padrão da projeção, que não é a paralela em nenhuma distorção ao longo das distâncias que combinam a escala indicada. O padrão das paralelas da '''Projeção de Gall-Peters''' é 45°N e 45°S.
As inúmeras especializações da projeção de área igualmente cilíndrica têm diferenças somente na relação do vertical à linha central horizontal. Esta relação determina a posição paralela padrão da projeção, que não é a paralela em nenhuma distorção ao longo das distâncias que combinam a escala indicada. O padrão das paralelas da '''Projeção de Gall-Peters''' é 45°N e 45°S.
[[Imagem:NetzentwuerfePeters.png|thumb|220px|right|A projeção de Peters]]
[[Imagem:NetzentwuerfePeters.png|thumb|220px|right|A projeção de Peters]]
Outras especializações denominadas áreas cilíndricas são: cilíndrica de Lambert (padrão paralelo no equador), Cilíndrica de [[Behrmann]] (30° N/S), [[Craster]] (37°04' N/S), [[Trystran Edwards]] (37°24' N/S), [[Hobo-Dyer]] (37°30'), e [[Balthasart]] (50° N/S). A versão de Lambert fornece toda a fundação para a exploração do fato que a área de superfície de uma esfera e a área do cilindro são iguais.
Outras especializações denominadas áreas cilíndricas são: cilíndrica de Lambert (padrão paralelo no equador), Cilíndrica de [[Behrmann]] (30° N/S), [[Craster]] (37°04' N/S), [[Trystran Edwards]] (37°24' N/S), [[Hobo-Dyer]] (37°30'), e [[Balthasart]] (50° N/S). A versão de Lambert fornece toda a fundação para a exploração do fato que a área de superfície de uma esfera e a área do cilindro são iguais.


A projeção cilíndrica, que é como se um cilindro de papel fosse colocado em volta de um globo e sobre o papel refletissem as coordenadas, procura representar mais fielmente as áreas dos oceanos e continentes. A projeção de Peters é mais cilíndrica e equivalente. Essa representação significou muito para a autoestima dos países subdesenvolvidos, que ganharam mais destaque. Porém, para conseguir a equivalência, foi preciso sacrificar as formas. África e América do Sul estão estranhamente alongadas nos mapas feitos nessa projeção. A projeção de Peters acompanha uma visão mais exata do mundo atual no que se refere às superfícies dos continentes e países.
A [[projeção cilíndrica]], que é como se um cilindro de papel fosse colocado em volta de um globo e sobre o papel refletissem as coordenadas, procura representar mais fielmente as áreas dos oceanos e continentes. A projeção de Peters é mais cilíndrica e equivalente. Essa representação significou muito para a autoestima dos países subdesenvolvidos, que ganharam mais destaque. Porém, para conseguir a equivalência, foi preciso sacrificar as formas. África e [[América do Sul]] estão estranhamente alongadas nos mapas feitos nessa projeção. A projeção de Peters acompanha uma visão mais exata do mundo atual no que se refere às superfícies dos continentes e países.


{{referências}}
{{referências}}
Linha 14: Linha 14:
==Ligações externas==
==Ligações externas==
* http://www.petersmap.com
* http://www.petersmap.com
*[http://www.uff.br/mapprojections/Peters_br.html Applet Java interativo para o estudo da deformações de área, distância e ângulo inerentes a Projeção de Peters]
*[https://web.archive.org/web/20070927224204/http://www.uff.br/mapprojections/Peters_br.html Applet Java interativo para o estudo da deformações de área, distância e ângulo inerentes a Projeção de Peters]
* [http://timesofindia.indiatimes.com/articleshow/1124880.cms The Size of the Matter] - An article in the [[Times of India]] on why the Gall-Peters projection should be more widely used.
* [http://timesofindia.indiatimes.com/articleshow/1124880.cms The Size of the Matter] - An article in the [[Times of India]] on why the Gall-Peters projection should be more widely used.
* http://geography.about.com/library/weekly/aa030201a.htm - A critique of the importance of the Gall-Peters projection.
* http://geography.about.com/library/weekly/aa030201a.htm - A critique of the importance of the Gall-Peters projection.

{{Cartografia}}


[[Categoria:Projeções cartográficas]]
[[Categoria:Projeções cartográficas]]

Edição atual tal como às 22h28min de 8 de julho de 2024

A projeção de Gall-Peters, conhecida também como projeção de Peters, é um tipo de projeção cartográfica cilíndrica e equivalente. As retas perpendiculares aos paralelos e as linhas meridianas têm intervalos menores, o que resulta numa reprodução fiel das áreas dos continentes à custa de uma maior deformação do formato deles. Esta projeção foi originalmente proposta por James Gall em 1885,[1] mas foi largamente ignorada e retomada apenas em 1973 pelo historiador alemão Arno Peters. Sua criação suscitou debates acalorados entre os cartógrafos, devido às implicações políticas de suas características.

A projeção de Gall-Peters é dita "terceiro-mundista", por dar um realce maior às nações que historicamente compõem a parte mais pobre do mundo. Arno Peters batizou a projeção de "mapa para um mundo mais solidário". Embora conserve a mesma distorção em longitude, os países situados em altas latitudes são relegados a um segundo plano, ao contrário da projeção de Mercator. A maior diferença da projeção de Gall-Peters para a representação de Mercator é o achatamento do continente europeu e alongamento do continente africano.

As inúmeras especializações da projeção de área igualmente cilíndrica têm diferenças somente na relação do vertical à linha central horizontal. Esta relação determina a posição paralela padrão da projeção, que não é a paralela em nenhuma distorção ao longo das distâncias que combinam a escala indicada. O padrão das paralelas da Projeção de Gall-Peters é 45°N e 45°S.

A projeção de Peters

Outras especializações denominadas áreas cilíndricas são: cilíndrica de Lambert (padrão paralelo no equador), Cilíndrica de Behrmann (30° N/S), Craster (37°04' N/S), Trystran Edwards (37°24' N/S), Hobo-Dyer (37°30'), e Balthasart (50° N/S). A versão de Lambert fornece toda a fundação para a exploração do fato que a área de superfície de uma esfera e a área do cilindro são iguais.

A projeção cilíndrica, que é como se um cilindro de papel fosse colocado em volta de um globo e sobre o papel refletissem as coordenadas, procura representar mais fielmente as áreas dos oceanos e continentes. A projeção de Peters é mais cilíndrica e equivalente. Essa representação significou muito para a autoestima dos países subdesenvolvidos, que ganharam mais destaque. Porém, para conseguir a equivalência, foi preciso sacrificar as formas. África e América do Sul estão estranhamente alongadas nos mapas feitos nessa projeção. A projeção de Peters acompanha uma visão mais exata do mundo atual no que se refere às superfícies dos continentes e países.

Referências

  1. Gall, James (1885). «Use of cylindrical projections for geographical, astronomical, and scientific purposes». Scottish Geographical Magazine. 1 (4): 119–123. doi:10.1080/14702548508553829 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]