Gustavo Machado (desenhista)
Gustavo Machado | |
---|---|
Nascimento | Gustavo Machado Ferreira 25 de dezembro de 1958 (65 anos) Rio de Janeiro |
Ocupação | desenhista de banda desenhada, desenhista de storyboard, character design, animador |
Distinções | |
Gustavo Machado Ferreira (Rio de Janeiro) é um desenhista de quadrinhos brasileiro. Começou como desenhista profissional em 1977, aos 18 anos, como integrante da equipe da revista em quadrinhos do "Sítio do Picapau Amarelo", produzida pela Rio Gráfica e Editora (RGE), atualmente Editora Globo. De 1979 a 1982, desenhou histórias em quadrinhos de terror para a Editora Vecchi, no Rio de Janeiro, e quadrinhos adultos para a Grafipar, em Curitiba, PR, onde residiu por três anos. Ainda em 82, trabalhou como ilustrador e layoutman para as agências de publicidade Exclam e MPM, em Curitiba.
Mudou-se para São Paulo e, de 1983 a 1988, trabalhou com desenhos animados em vários estúdios da capital paulista, como Daniel Messias Cinema de Animação, Briquet Filmes, Sketch Filmes e outros. Neste período, em 1987, criou o planejamento e animação para o curta metragem "O Quarto Rei Mago" (The Story of the Other Wise Man) para a Start Filmes. Em 1988, criou os character designs inspirados apresentadores de TV: Xuxa e Gugu Liberato para uso em histórias em quadrinhos, respectivamente, para as editoras Globo e Abril.
De 1988 a 1997, como desenhista contratado da Editora Abril, desenhou quadrinhos de vários personagens dos quadrinhos Disney e de outras franquias como: Zé Carioca, Os Trapalhões, Sergio Mallandro, Gugu, O Corcunda de Notre Dame, Hércules, Mulan e Tarzan (baseado no filme da Disney lançado em 1999),[1] destacando-se a graphic novel "Didi Volta Para O Futuro". Em parceria com Wander Antunes, desenhou as HQs "Dora" e "As Aventuras de Zózimo Barbosa", este último lançado em 2007 no álbum "O Corno Que Sabia Demais", pela Pixel Media, um selo da Ediouro Publicações[2]. Em 2013, ao lado de José Wilson Magalhães e Osnei Rocha, ilustra o livro Cabeça Oca em Goiânia: O Tesouro Escondido de Christie Queiroz[3].
Em 2014, Gustavo Machado voltou a ilustrar o Zé Carioca, na edição de março do papagaio.[4].
Em março de 2019, a SESI-SP Editora publica Isto não é um assassino, escrita por Hugo Aguiar e ilustrada por Gustavo Machado.[5]
Como desenhista, recebeu dois prêmios Abril de Jornalismo, três prêmios Angelo Agostini[6][7], dois troféus Dona Beja de Quadrinhos e o Prêmio Angelo Agostini como Mestre do Quadrinho Nacional, em 2015.
Atualmente trabalha com ilustrações de livros para várias editoras, além de criar trabalhos para publicidade e HQs institucionais. Com o estúdio Cartoon Pro, participou da produção de desenhos animados em 3D para editora Luz e Vida, de Curitiba.
Vive em Londrina-PR, desde 1993. É casado com Cleusa e tem duas filhas, Paula e Natália.
Referências
- ↑ Entrevista: Gustavo Machado
- ↑ Marko Ajdarić (4 de agosto de 2006). «Zózimo: aí vem O Corno que Sabia Demais». HQManiacs
- ↑ Thiago Colás (18 de novembro de 2013). «Lançamento de Cabeça Oca em Goiânia». HQManiacs
- ↑ Thiago Colás (22 de janeiro de 2014). «HQs sobre futebol na revista do Zé Carioca». HQManiacs
- ↑ Lançamento da HQ Isto não é um assassino em São Paulo
- ↑ Worney Almeida de Souza (16 de dezembro de 2005). «Tudo sobre o Dia do Quadrinho Nacional e o Troféu Angelo Agostini». Bigorna.net
- ↑ Samir Naliato (19 de janeiro de 2015). «Os premiados do 31º Troféu Angelo Agostini». Universo HQ