Igreja de São Pedro (Sertã)
A Igreja de São Pedro, também referida como Igreja Matriz da Sertã ou Igreja Paroquial da Sertã,[2] localiza-se na freguesia e município da Sertã, distrito de Castelo Branco, em Portugal.[3]
Encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1974.[3]
O construtor quatrocentista está documentado por inscrição: João Anes Pedro de Ourém, cujas obras continuaram no séc. 16.
A igreja é de planta composta por três rectângulos justapostos: naves, capela-mor e camarim do retábulo; sacristia e capelas laterais de planta rectangular adossados à capela-mor e naves; torre sineira de planta quadrada adossada à fachada.
Na fachada principal há um portal de lintel recto com entablamento encimado por janelão rematado por frontão angular e por 2 janelas rematadas por friso saliente; empena angular com cornija.
As três naves do interior são separadas por 4 arcos formeiros quebrados assentes em pilares cruciformes.
Arco triunfal de volta perfeira.
Cobertura das naves: 3 tectos tripartidos em madeira com caixotões pintados; cobertura da capela-mor: abóbada de berço com caixotões.
Panos murários revestidos por painéis de azulejo de tapete de cor azul, branco e amarelo. Retábulos em talha dourada do estilo barroco nacional.
Conserva cadeiral da Colegiada e pintura portuguesa quinhentista.
História
[editar | editar código-fonte]Substituiu uma outra que ali existira até ao século XV e do qual se conserva uma inscrição de 1442.[4]
O mestre de obras foi João Anes Pedro de Ourém (1404). O pintor-dourados foi Francisco da Rocha (1690). E os entalhadores foram António Gomes (1685-1687); Domingos Nunes (1685-1687).
Em maio de 1951, numa cerimónia religiosa em que a igreja estava sobrelotada, alguém gritou "Fujam que há fogo!" A multidão em pânico tentando sair da igreja provocou 2 mortos e muitos feridos.
Características
[editar | editar código-fonte]Foi erguida em pedra de granito.
Internamente é dividido em três naves separadas por quatro tramos de arcos góticos, forrada a azulejos.
Em seu acervo destaca-se uma pintura sobre madeira na sacristia, representando São Pedro, da autoria de Vasco Fernandes.
Referências
- ↑ Gravura na Revista Popular - Semanario de Litteratura, Sciencia e Industria, 1852, (disponível aqui).
- ↑ Igreja Matriz da Sertã. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2009. [Consult. 2009-05-15]. Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$igreja-matriz-da-serta>
- ↑ a b Ficha na base de dados SIPA
- ↑ ANTUNES, José (1961), "A Igreja Matriz da Sertã", in Revista Estudos de Castelo Branco, n.º 1, Castelo Branco.
Ver também
ANTUNES, José, A Igreja Matriz da Sertã in Estudos de Castelo Branco, Castelo Branco, 1961, nº 1;
FARINHA, António Lourenço, A Sertã e o seu Concelho, Lisboa, 1930;
LOURENÇO, Ana Margarida, Relatório sobre o tratamento de conservação e restauro efectuado no património azulejar da Igreja da Sertã, Lisboa, 1995; Monumentos, n.º 15, 18, 21, Lisboa, DGEMN, 2001, 2003, 2005;
SILVA, António Neves, Vila da Sertã in Boletim da Casa das Beiras, Lisboa, 1943, ano IX, 3ª série, nº 4;