Palazzo Gentili del Drago
Palazzo Gentili Del Drago, conhecido também como Palazzo Boccapaduli Gentili del Drago[1], é um palácio localizado na Via in Arcione (nº 71), no rione Trevi de Roma, bem ao lado da entrada do Túnel Umberto I, conhecido como Il Traforo.
O palácio foi construído no século XVIII para o cardeal Antonio Saverio Gentili por um arquiteto desconhecido, mas que alguns estudiosos acreditam ser Domenico Raguzzini, que também projetou a Villa Gentili. Todo o lado esquerdo do edifício foi demolido em 1900 para permitir a abertura da rua que leva à entrada do túnel[2].
Ali viveram ainda Giuseppe Boccapaduli, marido de Margherita Sparapani Gentili[1], e posteriormente o cardeal Luigi Del Drago[1].
O apartamento na cobertura do palácio, que supostamente teria mais de 550 m2 de área e 200 m2 de varanda, ocupando todo o quarto e quinto pisos, foi vendido por Luigi Ciriaco De Mita, ex-primeiro-ministro da Itália, por cerca de onze milhões de euros em 2004[3][4].
Ver também
[editar | editar código-fonte]- Palazzo Boccapaduli, no rione Sant'Angelo.
- Villa Gentili, no rione Esquilino.
Referências
- ↑ a b c «Palazzo Boccapaduli Gentili del Drago» (em italiano). InfoRoma
- ↑ «SS. Vincenzo e Anastasio a Trevi» (em italiano). Rome Art Lover
- ↑ «De Mita, l'attico di via in Arcionein vendita per 11 milioni» (em italiano). Corriere della Sera
- ↑ «Dopo la polemica sull'attico di Renzi, tour a Roma tra le case dei politici finite sotto i riflettori» (em italiano). Il Sole 24 Ore