Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA
As práticas de monitoramento e avaliação vêm ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo, como um conjunto de ferramentas de gestão imprescindíveis para o desenho e implementação de iniciativas de qualidade, como programas, projetos, sistemas e serviços.
Espaços para troca de conhecimentos e experiências podem fortalecer a cultura de avaliação. Esta é uma das principais contribuições da RBMA para o desenvolvimento do campo no Brasil.
A RBMA foi fundada em novembro de 2008, com o apoio da Fundação João Pinheiro (FJP), do Banco Interamericano de Desenvolvimento, e do Banco Mundial.
Em novembro de 2014, durante a assembleia anual realizada em Porto Alegre/RS, foi aprovado o Estatuto da Rede, tornando-a uma Associação sem Fins Lucrativos. Desde então, a Rede tem sido governada por uma diretoria colegiada e conselheiros fiscais.
A Rede tem como visão de futuro que “A sociedade brasileira tenha avaliação e monitoramento como valor e estratégia de aprendizagem e tomada de decisão para qualificar instituições, programas e políticas, fortalecendo processos democráticos”.
A atuação da Rede está pautada nos seguintes valores:
-
Diversidade de abordagens e atores
-
Fomento às produções locais e regionais
-
Favorecimento da produção avaliativa brasileira