Bibliotecário-documentalista na Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes. Doutor ciência da informação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em ciência da informação pelo convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel em biblioteconomia e gestão de unidades de informação pela UFRJ.
Trata da caracterização da charge como documento no escopo da organização do conhecimento. O obje... more Trata da caracterização da charge como documento no escopo da organização do conhecimento. O objetivo é investigar o caráter informativo da charge a partir da aplicação das variáveis da análise documentária. Seleciona a análise documentária como a corrente teórica do tratamento temático da informação, no âmbito da Ciência da Informação, para efeitos de análise. Propõe que as variáveis da análise documentária de charge sejam: a) a estrutura narrativa da charge; b) as informações brutas presentes na charge; c) a terminologia da área; d) instituições de custódia da charge; e) os usuários da charge e f) o estoque do conhecimento anterior do analista e sua formação ideológica. Conclui que a análise documentária é uma vertente possível de olhar a charge como documento viabilizando o seu tratamento temático, propondo variáveis para a análise documentária de charges no âmbito de sistemas de recuperação da informação.
Discute as interferências dos contextos de produção e de uso na análise documentária de charge, v... more Discute as interferências dos contextos de produção e de uso na análise documentária de charge, valendo-se de suas características linguísticas e informativas. Sob essa perspectiva, o uso frequente da charge como documento sugere a necessidade de refinamento de estudos sobre a análise documentária de charges. Esses estudos abrangem o desenvolvimento de metodologias e de instrumentos eficazes para e representação documentária de charge sob a perspectiva da Organização do Conhecimento. O presente estudo fundamenta-se na compreensão da charge como um gênero discursivo de uso híbrido de linguagens verbal e imagética, caracterizado pela temporalidade, pela sátira e pela crítica referente a determinado evento, em geral de natureza política. Apresenta a análise documentária como uma bordagem da Organização do Conhecimento e como conjunto de operações realizadas para representar o conteúdo de um documento de forma distinta da original, com o fim de facilitar a recuperação da informação. Defende que a análise documentária se configura de forma variada consoante às especificidades linguísticas e informativas do gênero de documento em foco. A partir da observação das especificidades linguísticas da charge, aponta para aspectos críticos nas operações da análise documentária e enfatiza a discussão sobre os contextos de produção e de uso da charge. Como principal abordagem teórico-metodológica, adota a Linguística Documentária apoiada em pressupostos epistemológicos da abordagem domínio-analítica na Organização do Conhecimento. Discute a noção de contexto, a partir da perspectiva sócio-cognitiva linguística, como restrição e condição para a interpretação do discurso e pensa o contexto de uso documentário da charge, o qual não é previsto pelo chargista, como determinante durante o processo de análise documentária. Finalmente, afirma ser a charge um potencial objeto de investigações para a Organização do Conhecimento na Ciência da Informação, visando à sua valorização como geradora de conhecimento.
Apresenta a estrutura da charge como uma variável da análise documentária. O objetivo é investiga... more Apresenta a estrutura da charge como uma variável da análise documentária. O objetivo é investigar a estrutura da charge para identificar variações na análise documentária. O trabalho discute a estrutura narrativa mínima e a análise documentária de charge. Considera a charge como gênero discursivo de uso híbrido das linguagens verbal e imagética, caracterizado pela temporalidade marcada pela sátira e pela crítica referentes a determinado evento, em geral de natureza política. A estrutura narrativa é considerada como passagem e transformação de um estado inicial em um estado final. Observa as possibilidades de produção de sentido e de narrativas na mediação da informação. Destaca o conflito entre as linguagens da charge e do sistema informativo documental. Aponta as possibilidades de categorização de tipos de charge. Conclui que os conhecimentos da estrutura narrativa e de como se dá a produção sígnica podem permitir a elaboração de estratégias para a análise documentária de charge. Reforça a necessidade de aprofundar as pesquisas sobre narrativas no contexto da organização do conhecimento. Palavras-chave: Análise documentária. Charge. Estrutura narrativa. Abstract: It presents the political cartoon structure as a variable of the subject analysis. The aim is to investigate the political cartoon structure in order to identify variations in the subject analysis. The political cartoon is a hybrid graphic and verbal discursive genre which criticizes or satirizes any event. Subject analysis consists in extracting central ideas of a document intending the retrieval of it through synthetic representations. The narrative structure is considered as a passage and transformation from an initial state to a final state. It points the possibilities of sense and narrative production on the mediation of information. It emphasizes the conflict between the languages of political cartoon and retrieval information system. It points the possibilities for categorizing types of cartoon. It concludes the knowledge of narrative structure and how is the sign production may allow the development of strategies for the subject analysis of political cartoon. Reforça a necessidade de aprofundar as 1 O conteúdo textual deste artigo, os nomes e e-mails foram extraídos dos metadados informados e são de total responsabilidade dos autores do trabalho.
Discute as variáveis da análise documentária aplicadas à charge. Justifica-se na intenção de cont... more Discute as variáveis da análise documentária aplicadas à charge. Justifica-se na intenção de contribuir para que a charge seja reconhecida como documento para a sua inserção em sistemas informativos-documentais. O objetivo é analisar aspectos endógenos e exógenos da charge para identificar elementos para representação documentária em sistemas de recuperação de informação. Pressupõe teorias de documento e informação no âmbito da análise documentária tendo como base o paradigma hermenêutico da informação relacionado à perspectiva domínio-analítica. Discute as variáveis da análise documentária de texto, propostas por Lara, considerando os seguintes elementos: o documento, a informação, a sistematização da área, a instituição, o usuário e o documentalista. Compara e interpreta esses elementos na análise documentária da charge. Como resultado, propõe as seguintes variáveis na análise documentária de charge: a) a estrutura discursiva da charge; b) as informações brutas presentes na charge; c) os domínios de atividade em torno da charge; d) instituições de custódia da charge; e) os usuários da charge e f) a formação e o quadro de referência do documentalista para o tratamento da charge. Essas variáveis evidenciam a circunscrição desse processo em condições sociais específicas. Por consequência, a análise de assunto da charge não pode ser assumida como neutra e imparcial, o que nos permite concluir sobre a inviabilidade de uma proposta universal e atemporal para análise documentária de charge.
Aborda o papel dos chargistas na modernização do carnaval carioca. Pressupõe que os chargistas te... more Aborda o papel dos chargistas na modernização do carnaval carioca. Pressupõe que os chargistas tecem/falam sobre/no cotidiano e que as charges são ricas fontes históricas. Objetiva identificar indícios de uma função pedagógica dos chargistas na modernização do carnaval. Adota o paradigma indiciário de Ginzburg como modelo epistemológico. Analisa a implantação do modelo europeu de carnaval no contexto da modernização do Rio de Janeiro. Discute o papel da imprensa nesse processo como tecedores sobre/no cotidiano. Conclui que há indícios da participação de chargistas nesse processo. Defende a charge como documento na história social do conhecimento. Reafirma a adequação do paradigma indiciário como alternativa epistemológica para o conflito entre o racionalismo e o irracionalismo.
Estudo exploratório a respeito da análise documentária de charge, a partir dos pressupostos da Li... more Estudo exploratório a respeito da análise documentária de charge, a partir dos pressupostos da Linguística Documentária, com o objetivo principal de contribuir para os avanços teórico metodológicos do tratamento da informação verbal-imagética contidas em charge. Discute a charge enquanto gênero discursivo e documental, seus aspectos linguísticos e informativos. Propõe um conceito operacional da charge e a distingue de gêneros discursivos similares. Situa a análise documentária no contexto da Ciência da Informação e aduz elementos contribuidores para formação do seu campo teórico-metodológico. Apresenta algumas definições de análise documentária e suas operações gerais. Destaca a análise documentária de imagens. Explora especificidades desse processo aplicado à charge, a partir de sua caracterização enquanto gênero discursivo e documental, levanta temas e questões sobre o assunto, nos domínios da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Conclui que a capacidade de a charge ser informativa está associada com seu aspecto pragmático à medida que revela o caráter social e simbólico da informação e, consequentemente, os ambientes e as situações concretas de uso, sendo a análise documentária profícua abordagem teórico metodológica para o tratamento temático da charge.
Esta dissertação traz uma pesquisa social qualitativa sobre a charge, na intenção de contribuir p... more Esta dissertação traz uma pesquisa social qualitativa sobre a charge, na intenção de contribuir para o desenvolvimento de uma abordagem adequada para o tratamento da charge em sistemas informativos documentais. Reconhece a charge como instrumento para intervenção na realidade, para reprodução de discursos e para educação da população. Assume como objetivo geral investigar a charge no escopo da organização do conhecimento. Pressupõe as teorias do documento e da informação no âmbito da análise documentária em diálogo com teorias mais recentes na ciência da informação. Adota uma abordagem metodológica heterogênea, de acordo com os objetivos estimados. Investiga as tipologias de desenhos de humor para identificar semelhanças e diferenças da charge com outros gêneros. Discute o lugar da charge entre os gêneros jornalísticos. Identifica nos dicionários gerais de língua o que é denominado por charge, caricatura e cartum pelos falantes comuns. Representa as definições de charge e congêneres em mapas conceituais. Problematiza a definição de charge com teorias sobre desenhos de humor. Apresenta um panorama da charge na ciência da informação. Aborda a charge como documento. Discute as variáveis da análise documentária de texto, propostas por Lara, considerando os seguintes elementos: o documento, a informação, a sistematização da área, a instituição, o usuário e o documentalista. Compara e interpreta esses elementos na análise documentária da charge. Como resultados, identifica aproximações semânticas entre os empréstimos charge, caricatura e cartum e suas respectivas palavras de origem estrangeira, ocorrendo, todavia, adaptações na língua portuguesa. Indica adaptações de empréstimos porque apenas no português brasileiro coexistem as unidades lexicais usadas para designar diferentes tipos de desenho de humor. Propõe as seguintes variáveis na análise documentária de charge: a) a estrutura narrativa da charge; b) as informações brutas presentes na charge; c) terminologia da área; d) instituições de custódia da charge; e) os usuários da charge e f) a formação e o quadro de referência do documentalista para o tratamento da charge. Essas variáveis evidenciam a circunscrição desse processo em condições sociais específicas. Por consequência, a análise de assunto da charge não pode ser assumida como neutra e imparcial, o que nos permite concluir sobre a inviabilidade de uma proposta universal e atemporal para análise documentária de charge. Conclui que cabe à ciência da informação investigar a charge como objeto informativo e desenvolver sistemas de informação para potenciar seu uso como geradora de conhecimento.
Trata da caracterização da charge como documento no escopo da organização do conhecimento. O obje... more Trata da caracterização da charge como documento no escopo da organização do conhecimento. O objetivo é investigar o caráter informativo da charge a partir da aplicação das variáveis da análise documentária. Seleciona a análise documentária como a corrente teórica do tratamento temático da informação, no âmbito da Ciência da Informação, para efeitos de análise. Propõe que as variáveis da análise documentária de charge sejam: a) a estrutura narrativa da charge; b) as informações brutas presentes na charge; c) a terminologia da área; d) instituições de custódia da charge; e) os usuários da charge e f) o estoque do conhecimento anterior do analista e sua formação ideológica. Conclui que a análise documentária é uma vertente possível de olhar a charge como documento viabilizando o seu tratamento temático, propondo variáveis para a análise documentária de charges no âmbito de sistemas de recuperação da informação.
Discute as interferências dos contextos de produção e de uso na análise documentária de charge, v... more Discute as interferências dos contextos de produção e de uso na análise documentária de charge, valendo-se de suas características linguísticas e informativas. Sob essa perspectiva, o uso frequente da charge como documento sugere a necessidade de refinamento de estudos sobre a análise documentária de charges. Esses estudos abrangem o desenvolvimento de metodologias e de instrumentos eficazes para e representação documentária de charge sob a perspectiva da Organização do Conhecimento. O presente estudo fundamenta-se na compreensão da charge como um gênero discursivo de uso híbrido de linguagens verbal e imagética, caracterizado pela temporalidade, pela sátira e pela crítica referente a determinado evento, em geral de natureza política. Apresenta a análise documentária como uma bordagem da Organização do Conhecimento e como conjunto de operações realizadas para representar o conteúdo de um documento de forma distinta da original, com o fim de facilitar a recuperação da informação. Defende que a análise documentária se configura de forma variada consoante às especificidades linguísticas e informativas do gênero de documento em foco. A partir da observação das especificidades linguísticas da charge, aponta para aspectos críticos nas operações da análise documentária e enfatiza a discussão sobre os contextos de produção e de uso da charge. Como principal abordagem teórico-metodológica, adota a Linguística Documentária apoiada em pressupostos epistemológicos da abordagem domínio-analítica na Organização do Conhecimento. Discute a noção de contexto, a partir da perspectiva sócio-cognitiva linguística, como restrição e condição para a interpretação do discurso e pensa o contexto de uso documentário da charge, o qual não é previsto pelo chargista, como determinante durante o processo de análise documentária. Finalmente, afirma ser a charge um potencial objeto de investigações para a Organização do Conhecimento na Ciência da Informação, visando à sua valorização como geradora de conhecimento.
Apresenta a estrutura da charge como uma variável da análise documentária. O objetivo é investiga... more Apresenta a estrutura da charge como uma variável da análise documentária. O objetivo é investigar a estrutura da charge para identificar variações na análise documentária. O trabalho discute a estrutura narrativa mínima e a análise documentária de charge. Considera a charge como gênero discursivo de uso híbrido das linguagens verbal e imagética, caracterizado pela temporalidade marcada pela sátira e pela crítica referentes a determinado evento, em geral de natureza política. A estrutura narrativa é considerada como passagem e transformação de um estado inicial em um estado final. Observa as possibilidades de produção de sentido e de narrativas na mediação da informação. Destaca o conflito entre as linguagens da charge e do sistema informativo documental. Aponta as possibilidades de categorização de tipos de charge. Conclui que os conhecimentos da estrutura narrativa e de como se dá a produção sígnica podem permitir a elaboração de estratégias para a análise documentária de charge. Reforça a necessidade de aprofundar as pesquisas sobre narrativas no contexto da organização do conhecimento. Palavras-chave: Análise documentária. Charge. Estrutura narrativa. Abstract: It presents the political cartoon structure as a variable of the subject analysis. The aim is to investigate the political cartoon structure in order to identify variations in the subject analysis. The political cartoon is a hybrid graphic and verbal discursive genre which criticizes or satirizes any event. Subject analysis consists in extracting central ideas of a document intending the retrieval of it through synthetic representations. The narrative structure is considered as a passage and transformation from an initial state to a final state. It points the possibilities of sense and narrative production on the mediation of information. It emphasizes the conflict between the languages of political cartoon and retrieval information system. It points the possibilities for categorizing types of cartoon. It concludes the knowledge of narrative structure and how is the sign production may allow the development of strategies for the subject analysis of political cartoon. Reforça a necessidade de aprofundar as 1 O conteúdo textual deste artigo, os nomes e e-mails foram extraídos dos metadados informados e são de total responsabilidade dos autores do trabalho.
Discute as variáveis da análise documentária aplicadas à charge. Justifica-se na intenção de cont... more Discute as variáveis da análise documentária aplicadas à charge. Justifica-se na intenção de contribuir para que a charge seja reconhecida como documento para a sua inserção em sistemas informativos-documentais. O objetivo é analisar aspectos endógenos e exógenos da charge para identificar elementos para representação documentária em sistemas de recuperação de informação. Pressupõe teorias de documento e informação no âmbito da análise documentária tendo como base o paradigma hermenêutico da informação relacionado à perspectiva domínio-analítica. Discute as variáveis da análise documentária de texto, propostas por Lara, considerando os seguintes elementos: o documento, a informação, a sistematização da área, a instituição, o usuário e o documentalista. Compara e interpreta esses elementos na análise documentária da charge. Como resultado, propõe as seguintes variáveis na análise documentária de charge: a) a estrutura discursiva da charge; b) as informações brutas presentes na charge; c) os domínios de atividade em torno da charge; d) instituições de custódia da charge; e) os usuários da charge e f) a formação e o quadro de referência do documentalista para o tratamento da charge. Essas variáveis evidenciam a circunscrição desse processo em condições sociais específicas. Por consequência, a análise de assunto da charge não pode ser assumida como neutra e imparcial, o que nos permite concluir sobre a inviabilidade de uma proposta universal e atemporal para análise documentária de charge.
Aborda o papel dos chargistas na modernização do carnaval carioca. Pressupõe que os chargistas te... more Aborda o papel dos chargistas na modernização do carnaval carioca. Pressupõe que os chargistas tecem/falam sobre/no cotidiano e que as charges são ricas fontes históricas. Objetiva identificar indícios de uma função pedagógica dos chargistas na modernização do carnaval. Adota o paradigma indiciário de Ginzburg como modelo epistemológico. Analisa a implantação do modelo europeu de carnaval no contexto da modernização do Rio de Janeiro. Discute o papel da imprensa nesse processo como tecedores sobre/no cotidiano. Conclui que há indícios da participação de chargistas nesse processo. Defende a charge como documento na história social do conhecimento. Reafirma a adequação do paradigma indiciário como alternativa epistemológica para o conflito entre o racionalismo e o irracionalismo.
Estudo exploratório a respeito da análise documentária de charge, a partir dos pressupostos da Li... more Estudo exploratório a respeito da análise documentária de charge, a partir dos pressupostos da Linguística Documentária, com o objetivo principal de contribuir para os avanços teórico metodológicos do tratamento da informação verbal-imagética contidas em charge. Discute a charge enquanto gênero discursivo e documental, seus aspectos linguísticos e informativos. Propõe um conceito operacional da charge e a distingue de gêneros discursivos similares. Situa a análise documentária no contexto da Ciência da Informação e aduz elementos contribuidores para formação do seu campo teórico-metodológico. Apresenta algumas definições de análise documentária e suas operações gerais. Destaca a análise documentária de imagens. Explora especificidades desse processo aplicado à charge, a partir de sua caracterização enquanto gênero discursivo e documental, levanta temas e questões sobre o assunto, nos domínios da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Conclui que a capacidade de a charge ser informativa está associada com seu aspecto pragmático à medida que revela o caráter social e simbólico da informação e, consequentemente, os ambientes e as situações concretas de uso, sendo a análise documentária profícua abordagem teórico metodológica para o tratamento temático da charge.
Esta dissertação traz uma pesquisa social qualitativa sobre a charge, na intenção de contribuir p... more Esta dissertação traz uma pesquisa social qualitativa sobre a charge, na intenção de contribuir para o desenvolvimento de uma abordagem adequada para o tratamento da charge em sistemas informativos documentais. Reconhece a charge como instrumento para intervenção na realidade, para reprodução de discursos e para educação da população. Assume como objetivo geral investigar a charge no escopo da organização do conhecimento. Pressupõe as teorias do documento e da informação no âmbito da análise documentária em diálogo com teorias mais recentes na ciência da informação. Adota uma abordagem metodológica heterogênea, de acordo com os objetivos estimados. Investiga as tipologias de desenhos de humor para identificar semelhanças e diferenças da charge com outros gêneros. Discute o lugar da charge entre os gêneros jornalísticos. Identifica nos dicionários gerais de língua o que é denominado por charge, caricatura e cartum pelos falantes comuns. Representa as definições de charge e congêneres em mapas conceituais. Problematiza a definição de charge com teorias sobre desenhos de humor. Apresenta um panorama da charge na ciência da informação. Aborda a charge como documento. Discute as variáveis da análise documentária de texto, propostas por Lara, considerando os seguintes elementos: o documento, a informação, a sistematização da área, a instituição, o usuário e o documentalista. Compara e interpreta esses elementos na análise documentária da charge. Como resultados, identifica aproximações semânticas entre os empréstimos charge, caricatura e cartum e suas respectivas palavras de origem estrangeira, ocorrendo, todavia, adaptações na língua portuguesa. Indica adaptações de empréstimos porque apenas no português brasileiro coexistem as unidades lexicais usadas para designar diferentes tipos de desenho de humor. Propõe as seguintes variáveis na análise documentária de charge: a) a estrutura narrativa da charge; b) as informações brutas presentes na charge; c) terminologia da área; d) instituições de custódia da charge; e) os usuários da charge e f) a formação e o quadro de referência do documentalista para o tratamento da charge. Essas variáveis evidenciam a circunscrição desse processo em condições sociais específicas. Por consequência, a análise de assunto da charge não pode ser assumida como neutra e imparcial, o que nos permite concluir sobre a inviabilidade de uma proposta universal e atemporal para análise documentária de charge. Conclui que cabe à ciência da informação investigar a charge como objeto informativo e desenvolver sistemas de informação para potenciar seu uso como geradora de conhecimento.
Uploads
Papers by Thulio Gomes
Thesis by Thulio Gomes