Papers by Mariana Zablonsky
Resumo: Este artigo visa elaborar uma breve análise do governo e Estado angolano a partir da atua... more Resumo: Este artigo visa elaborar uma breve análise do governo e Estado angolano a partir da atual situação de Cabinda, que desde antes da independência de Angola busca o seu reconhecimento como território autônomo. Em um primeiro momento apresentaremos uma breve narrativa histórica sobre a questão do enclave de Cabinda, em seguida, usando como suporte periódicos virtuais, resoluções e comunicados do Conselho Nacional do Povo de Cabinda, problematizaremos a análise sobre a formação e a pertinência do Estado de Angola e sua inserção no contexto africano. The enclave of Cabinda on the angolan state former after independence Abstract: This article intends to develop a brief analysis of the State and the Angolan government from the current situation of Cabinda, which since before the independence of Angola seeks recognition as autonomous territory. At first, we will present a brief historical narrative on the issue of the enclave of Cabinda, then using as support virtual periodic, resolutions and communiqués of Cabinda People's National Council, we will question the analysis of the formation and relevance of the Angola state and the insertion in the African context.
Resumo: O presente artigo é resultado das atividades do projeto PIBID UFPR: História e(m) Imagens... more Resumo: O presente artigo é resultado das atividades do projeto PIBID UFPR: História e(m) Imagens, realizadas ao longo de 2014, e aborda questões relativas à utilização do cinema e das histórias em quadrinhos na sala de aula das séries finais do Ensino Básico. Partindo da discussão teórica acerca da validade destas mídias como fontes historiográficas e didáticas disponíveis ao professor, pretende-se apresentar exemplos práticos de como essa abordagem pode ser realizada. Para isso, utiliza-se do caso da oficina realizada sobre " Persépolis " , em que os alunos Bolsistas do PIBID exploraram o tema da Revolução Iraniana em ativi-dades aplicadas em duas escolas estaduais de Curitiba, utilizando-se do quadrinho " Persépolis " e da animação homônima, para abordar um as-sunto que não desfruta, via de regra, de grande destaque nos espaços escolares. Abstract: The following article is a result of the activities of the PIBID: História e(m) Imagens project, done in the year of 2014, and talks about the utilization of movies and comic books in the classes of final series in the basic education. Starting with a theorical discussion about the validi-1 Graduando e graduandas em História pela Universidade Federal do Paraná e bolsistas do programa PIBID-Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.
Book Reviews by Mariana Zablonsky
Resenha sobre o livro The suicidal state in Somalia: The rise and fall of the Siad Barre Regime, ... more Resenha sobre o livro The suicidal state in Somalia: The rise and fall of the Siad Barre Regime, 1969-1991. London: University Press of America, 2016. 383p
Thesis Chapters by Mariana Zablonsky
Dissertação de mestrado sobre posters de propaganda política durante o regime de Siad Barre na So... more Dissertação de mestrado sobre posters de propaganda política durante o regime de Siad Barre na Somália entre 1969-1976
This papper it's about propaganda posters during Siad barre regime in Somalia between 1969-1976
Drafts by Mariana Zablonsky
RESUMO O trabalho se propôs a debater o ensino de História e Geografia da África após a promulgaç... more RESUMO O trabalho se propôs a debater o ensino de História e Geografia da África após a promulgação da Lei 10.639/03 que tornou obrigatório o ensino da História e cultura afro-brasileira e africana nas salas de aula públicas e particulares. O foco do artigo esteve na aplicabilidade da lei, as principais dificuldades encontradas pelos professores para inserção deste conteúdo no currículo escolar e o eurocentrismo presente na historiografia sobre este tema. Abordamos também a lacuna deixada na formação dos professores em relação à África e os problemas raciais enfrentados pelo país. O objetivo da pesquisa bibliográfica realizada foi demonstrar como está atualmente o ensino da História e Geografia da África e como o trabalho com este tema pode ser uma importante ferramenta contra o racismo em um país onde mais da metade da população se declara preta ou parda. O artigo constatou a fragilidade nos avanços da aplicação da lei e as barreiras existentes. Palavras-chave: Ensino; África; Racismo. 1 INTRODUÇÃO O presente artigo visa elaborar um debate bibliográfico sobre o ensino de História e Geografia da África no ensino regular. O foco do trabalho esteve nas pesquisas produzidas sobre a temática e a aplicabilidade da Lei 10.639/03 que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. Mas, também o impacto que o estudo destes conteúdos pode ter no desenraizamento do racismo no Brasil. A relevância do tema reside, sobretudo, na necessidade de descolonizar o saber e inserir o conteúdo da história africana nas disciplinas de História e Geografia. Segundo o IBGE, cerca de 54,9% (IBGE, 2016) da população brasileira de declara parda ou preta. Desta forma, levanta-se a seguinte questão: se mais da metade do país é composto por não brancos por que a história e a geografia ensinada nas escolas são focadas no continente europeu majoritariamente composto por brancos?
Uploads
Papers by Mariana Zablonsky
Book Reviews by Mariana Zablonsky
Thesis Chapters by Mariana Zablonsky
This papper it's about propaganda posters during Siad barre regime in Somalia between 1969-1976
Drafts by Mariana Zablonsky
This papper it's about propaganda posters during Siad barre regime in Somalia between 1969-1976