Videos by Gilfranco Lucena dos Santos
Aula ministrada no Curso de Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba
3 views
Books by Gilfranco Lucena dos Santos
Este pequeno livro evidencia o liame existente entre a Bíblia e a Filosofia a partir do método de... more Este pequeno livro evidencia o liame existente entre a Bíblia e a Filosofia a partir do método de interpretação bíblica de Carlos Mesters, conhecido por ter facilitado o acesso à leitura e à interpretação do texto bíblico no âmbito das comunidades eclesiais de base. Este estudo aprofunda os fundamentos filosóficos da hermenêutica de Carlos Mesters e evidencia-lhes os aspectos teológicos, em diálogo com o pensamento filosófico contemporâneo, de modo especial com Martin Heidegger.
Papers by Gilfranco Lucena dos Santos
Revista Perspectiva Filosófica - ISSN: 2357-9986, 2014
Griot : Revista de Filosofia, 2011
Este artigo visa construir uma relação direta entre Aristóteles e Platão, no que respeita à sua R... more Este artigo visa construir uma relação direta entre Aristóteles e Platão, no que respeita à sua Retórica e à primeira parte do Górgias de Platão. Este Diálogo de Platão forneceu um aspecto fundamental e relevante: a retórica tem uma relação com o que é justo e injusto e pode ser usada com justiça se o orador for justo. Mas no Diálogo, Platão revela pela boca de Sócrates certo ceticismo frente a esta possibilidade da retórica. Mas seria possível ver, que Aristóteles tentou demonstrar em sua Retórica um caminho para a realização desta possibilidade? Este artigo diz sim a esta questão, e procura mostrar que Aristóteles estabeleceu as condições para esta realização.
Archai: Revista de Estudos sobre as Origens do Pensamento Ocidental, 2017
Revista De Filosofia Aurora, 2017
Este artigo tem por objetivo por em evidencia a conexao entre o pensamento de Stein e a filosofia... more Este artigo tem por objetivo por em evidencia a conexao entre o pensamento de Stein e a filosofia de Platao. A hipotese a respeito desta relacao leva em conta o esquema descrito por Stein em Ser finito e ser eterno, quando ela examina a conexao conceitual entre Aristoteles e Platao e expoe uma visao geral sobre os diferentes significados de οὐσία e ὄν. Neste mapa conceitual, Stein nos mostra que a expressao platonica ὄντως ὄν e equivalente a eἶδος, e ela deve ser considerada um fundamento para οὐσία e λόγος νοήτος. A analise desta conexao nos mostra que o caminho de Stein para a filosofia de Platao coloca seu projeto fenomenologico na mesma perspectiva da fenomenologia transcendental de Husserl, na qual as idealidades exercem um papel significativo para a constituicao do mundo objetivo.
A presente tese pretende apresentar a passagem de uma compreensao categorial a uma compreensao ex... more A presente tese pretende apresentar a passagem de uma compreensao categorial a uma compreensao existencial do conceito de kairo,j, operada por Heidegger a partir de suas interpretacoes de Aristoteles no contexto do projeto de sua Analitica Existencial. Para tanto, toma como ponto de partida, a compreensao aristotelica segundo a qual o kairo,j e o bem dito segundo o quando como figura da predicacao, ou seja, o tempo em sentido categorial. Levando em conta as interpretacoes heideggerianas de Aristoteles, procurase, entao, apresentar como o kairo,j foi interpretado por Heidegger primeiramente no contexto da filosofia aristotelica, para depois ser integrado como um fenomeno existencial fundamental do ser-ai. Evidencia-se com isso que, enquanto a compreensao aristotelica do conceito de tempo como kairo,j se constitui no plano da Etica, ao compreender o fenomeno nao em termos categoriais, como o faz Aristoteles, mas em termos existenciais, Heidegger o coloca na perspectiva da historia, e ...
Revista Ideação, Jun 20, 2018
Problemata
This article aims to highlight the subversion of history promoted by José Rufino's work of ar... more This article aims to highlight the subversion of history promoted by José Rufino's work of art. It will be tried with a hermeneutical reflexion of his art considering the existential phenomenological understanding of history developed by Martin Heidegger. To this end, it takes as a starting point the thematic coincidence revealed by José Rufino's Abruptum and a comment made by Heidegger in his 1942/43 summer semester course, entitled Parmenides. Both in José Rufino's work and in Heidegger's commentary, we can see the relationship between man and the word through writing.
Resumo O presente artigo tem o objetivo de apresentar e discutir o caráter temporâneo do espaço a... more Resumo O presente artigo tem o objetivo de apresentar e discutir o caráter temporâneo do espaço arquitetônico e sua relação com a existência histórica à luz da obra O Espaço da Arquitetura do filósofo recifense Evaldo Coutinho (1911-2007). Em seu sentido filosófico do espaço arquitetônico, o espaço-tempo mantém um vínculo fundamental no vão da arte arquitetônica, de tal maneira que eles podem orientar e resguardar artisticamente no habitáculo arquitetônico a existência histórica do ser humano. Trata-se, pois, de pensar a história sob o signo de uma filosofia da arte arquitetônica. Abstract This article has the purpose to think the relation between time, history and architectonic space in Evaldo Coutinho's (1911-2007) Philosophy of Architecture. In his philosophical meaning of architectonic space, the shell of architectonical space keeps the time of life and history as an offering to those who live in it and to those who in it comes. So this article tries to investigate how the space and time maintains a fundamental link in the shell of architectonical art, and questions how they keep artistically the historical human existence. It tries to think the history under sign of a phenomenological philosophy of architectonical art.
Resumo: Este artigo visa elucidar a compreensão kantiana do esquema da quantidade e estabelecer s... more Resumo: Este artigo visa elucidar a compreensão kantiana do esquema da quantidade e estabelecer suas relações possíveis entre a compreensão aristotélica e platônica do conceito de quantidade. Abstract: This article aims to elucidate the kantian comprehension of the concept of quantity and to stablish its possible relation with Aristotle's and Plato's concept of quantity.
Este artigo visa construir uma relação entre a Retórica de Aristóteles e a primeira parte do Górg... more Este artigo visa construir uma relação entre a Retórica de Aristóteles e a primeira parte do Górgias de Platão. Para Platão, neste diálogo, a retórica guarda uma relação com o que é justo e injusto, e pode ser usada com justiça se o orador for justo. Porém, Platão revela, pela boca de Sócrates, certo ceticismo frente ao fato de que a retórica possa ser efetivamente conducente à justiça. Mas a hipótese deste artigo é de que, com base nas indicações estabelecidas por Platão no Górgias, Aristóteles procurou estabelecer em sua Retórica as condições segundo as quais o discurso retórico pode conduzir à justiça.
Tendo em vista que a Filosofia é um saber abrangente que abarca o conjunto de todos os problemas ... more Tendo em vista que a Filosofia é um saber abrangente que abarca o conjunto de todos os problemas fundamentais presentes nas mais variadas ciências, inclusive aquelas naturais e formais, e que ela aparece então com uma função de caráter interdisciplinar e transversal no trabalho de seus conteúdos na educação básica: este artigo visa fundamentar a possibilidade de uma pesquisa de intervenção pedagógica que favoreça a compreensão da tarefa de um estudo filosófico da ciência no Ensino Médio, que favoreça uma compreensão mais crítica, ampla e aprofundada dos conceitos fundamentais da Matemática, Física, Química e Biologia. Entende-se aqui que a Filosofia da Ciência e seu estudo na Educação Básica no Brasil podem ser um veículo de caráter interdisciplinar, que pode ampliar os conhecimentos desses componentes curriculares, e favorecer aos alunos um melhor aprofundamento de seus conteúdos, além de uma visão mais crítica sobre o papel da ciência na educação humana, seu alcance e seus limites.
Uploads
Videos by Gilfranco Lucena dos Santos
Books by Gilfranco Lucena dos Santos
Papers by Gilfranco Lucena dos Santos