Books by Jóicy R T Hundertmark
Jóicy Rodrigues Teixeira Hundertmark, 2019
A mutilação genital feminina consiste em distintas formas de intervenções dolorosas nos órgãos ge... more A mutilação genital feminina consiste em distintas formas de intervenções dolorosas nos órgãos genitais femininos, que são realizadas por motivos não-medicinais, motivadas pela manutenção do patriarcado. A prática caracteriza, acima de tudo, a submissão da mulher, tendo em vista que a virgindade e pureza dela devem ser asseguradas, caracterizando os símbolos existentes nessas culturas. O principal objetivo desse livro foi apresentar as divergências entre os direitos coletivos culturais e os direitos humanos das mulheres e meninas na prática da mutilação genital feminina, apresentando medidas tomadas pela ONU e legislações criadas por países para tentar erradicar com o procedimento. A problemática, nesse sentido girou em torno da divergência existente entre a prática e os direitos humanos das mulheres e meninas, analisando quais as medidas poderiam ser tomadas para se resolver o conflito. O método de abordagem foi o dedutivo, em pesquisa do tipo teórica e qualitativa, com emprego de material bibliográfico diversificado em livros, artigos de periódicos, teses e dissertações e, principalmente, por via de websites jornalísticos e até mesmo por blogs, bem como documentos e informações disponibilizadas pela Organização das Nações Unidas. Os resultados alcançados apontam para a necessidade de realização de mais políticas públicas para, posteriormente, de diálogos interculturais, a fim de que sejam ouvidas as praticantes da incisão para, então, demonstrar a elas o lado ruim do procedimento (violações de direitos humanos das mulheres e meninas, sexuais e reprodutivos, bem como do corpo). Concluindo-se que é impossível a imposição da extinção da prática para as mutiladas e mutiladoras, devendo-se tentar escutá-las e entendê-las, apresentando o ponto de vista contrário, chegando a solução de que todas estejam juntas no fim.
Artigos by Jóicy R T Hundertmark
Fundamentos Constitucionais das Políticas Públicas, 2021
Em 11 de março de 2020 foi declarada a pandemia da covid-19, momento em que a educação à distânci... more Em 11 de março de 2020 foi declarada a pandemia da covid-19, momento em que a educação à distância foi tida como solução para a impossibilidade de contato pessoal. A problemática do presente trabalho consiste em verificar, levando em conta os indicadores sociais, bem como o racismo estrutural e a falta de acesso à educação ensino de qualidade para a população negra, quais são os corpos alcançados pela educação à distância durante a pandemia da covid-19? Utilizar-se-á da análise bibliográfica e coleta de dados, para alcançar o objetivo de analisar se o direito fundamental à uma educação de qualidade para todas as pessoas, confirma-se para a população negra marginalizada por meio da educação à distância determinada diante da pandemia da covid-19. Conclui-se que a pandemia e a postura inerte do governo, aliado à alta de políticas públicas específicas para inclusão e aumento do acesso da população negra ao direito à educação, estão trazendo diversos prejuízos no processo de ensino-aprendizagem destas crianças/adolescentes, prejuízos estes que seguirão tendo efeitos para além do período pandêmico.
Seminário de Ciências Sociais Aplicadas , 2022
Este artigo tem como tema principal a compreensão da prática do racismo no surgimento do Estado, ... more Este artigo tem como tema principal a compreensão da prática do racismo no surgimento do Estado, na caracterização dos direitos humanos atuais, bem como na sociedade brasileira. Nesse sentido, a problemática do trabalho é de que forma a prática do racismo pode ser observada na evolução dos direitos humanos e na sociedade brasileira? O objetivo principal, por sua vez, é analisar como o racismo se dá no Brasil, com destaque ao processo de colonização, ao iluminismo e aos direitos humanos atuais que pregam uma suposta universalidade que não alcança todas as pessoas. Para alcançar o objetivo proposto, trabalhar-se-á com pesquisa de abordagem dedutiva, em procedimento monográfico, de tipo teórica e qualitativa e tendo como instrumento de coleta de dados a pesquisa do tipo bibliográfica. Pontua-se, desde já, que o surgimento do Estado, no período renascentista, aconteceu com as grandes descobertas e explorações, demonstrando uma fase de subalternização de alguns corpos, visivelmente racista. Passa-se aos direitos humanos de 1948, que trazem uma universalidade fictícia que não abrange a totalidade de pessoas e consagra Estados racistas. Findando-se com o Brasil, um país que propaga um racismo à brasileira, escondido, dizendo-se participar de uma democracia racial, que é inexistente, enquanto mata alguns corpos, por meio da necropolítica propagada nas mídias.
Anais do Evento IV Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação , 2021
Resumo: A Mutilação Genital Feminina consiste em todo tipo de lesão aos órgãos genitais femininos... more Resumo: A Mutilação Genital Feminina consiste em todo tipo de lesão aos órgãos genitais femininos e é dividida em quatro tipos. O objetivo geral deste trabalho é demonstrar, por meio da teoria crítica dos direitos humanos, como a prática da Mutilação Genital Feminina não consegue respostas pela universalidade, portanto, vê-se a necessidade de perspectivas intercultural e decolonial. Para atingir o objetivo proposto utilizou-se da pesquisa de abordagem dedutiva, tendo como instrumento de coleta de dados a pesquisa do tipo teórica e qualitativa. Conclui-se, nesse sentido, pela necessidade de trazer à tona práticas interculturais e decoloniais buscando a real efetividade de direitos humanos, não abrangente com a falsa universalidade. Palavras-chave: Colonialidade. Decolonialidade. Direitos humanos de perspectiva crítica. Interculturalidade. Mutilação genital feminina. Female genital mutilation as a patriarchal culture that demonstrates gender relations between men and women: a reading from human rights in an intercultural perspective Astract: Female Genital Mutilation consists of all types of damage to the female genital organs and is divided into four types. The general objective of this work is to demonstrate, through the critical theory of human rights, how the practice of Female Genital Mutilation does not get answers due to universality, therefore, there is a need for intercultural and decolonial perspectives. To achieve the proposed objective, a deductive approach research was used, with theoretical and qualitative research as a data collection instrument. In this sense, it is concluded by the need to bring to light intercultural and decolonial practices seeking the real effectiveness of human rights, not comprehensive with the false universality.
REVISTA DE GÊNERO, SEXUALIDADE E DIREITO, 2021
O tema principal deste artigo é a Lei Maria da Penha, em especial a violência domés... more O tema principal deste artigo é a Lei Maria da Penha, em especial a violência doméstica contra mulheres negras. O objetivo geral, é verificar como ocorre a proteção de mulheres negras em situação de violência doméstica, na Lei Maria da Penha em uma perspectiva interseccional. Trabalhar-se-á com pesquisa de abordagem dedutiva, em procedimento monográfico, de tipo teórica e qualitativa com instrumento de coleta de dados, a pesquisa do tipo bibliográfica. Conclui-se que mesmo sendo uma conquista inegavelmente importante, esta Lei não alcança todas as mulheres, não alcança todas as mulheres em decorrência das fragilidades estruturais em operacionalizar a própria lei.
Anais do Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as, 2021
O tema principal de pesquisa deste trabalho é o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiad... more O tema principal de pesquisa deste trabalho é o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados - ACNUR e crianças negras. Nesse sentido, a relevância do artigo proposto está na demonstração de que as ações do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados no Brasil não protege crianças negras de forma efetiva, acarretando em uma insegurança que persegue esses corpos diante do racismo e do adultocentrismo de nossa sociedade. Vale ressaltar, ainda, que o enfoque de nosso objeto de pesquisa portanto, ronda na necessidade de demonstrar essa ausência por parte de ACNUR Brasil no que diz respeito à proteção de crianças refugiadas negras. A principal coleta de dados, para conseguir alcançar esse enfoque, foi realizada por meio do site das Nações Unidas, no que se refere à ACNUR especialmente. Além de livros de autores/as importantes para nossa pesquisa. Esse artigo advém do projeto de dissertação de uma das autoras que buscaria aprofundar o assunto posteriormente em sua pesquisa de mestrado, o que está acontecendo no decorrer deste ano.
Uploads
Books by Jóicy R T Hundertmark
Artigos by Jóicy R T Hundertmark