O presente artigo reporta os resultados de um estudo que investigou os tipos de erros orais que s... more O presente artigo reporta os resultados de um estudo que investigou os tipos de erros orais que seis aprendizes de língua inglesa mais cometiam. Para tal, foram gravadas em áudio e transcritas dez aulas de uma turma composta por seis alunos de nível Novice High, em uma escola de idiomas no interior do estado do Paraná. Os resultados indicaram que, dos 154 erros identificados, os que mais apareceram foram os Intralinguais, totalizando 141 erros. Os erros Interlinguais apareceram quatorze vezes e os erros ambíguos foram os que menos surgiram - somente uma vez. Finalmente, os erros induzidos apareceram quatro vezes durante as aulas, o que indica que, talvez a professora deva tomar mais cuidado com o modo de apresentar a língua estrangeira aos seus alunos.
The present work aimed at analysing two student-teachers (ST) beliefs in an undergraduate course ... more The present work aimed at analysing two student-teachers (ST) beliefs in an undergraduate course in Letras-Ingls about the teaching of English as a foreign language (EFL) in public schools. With the objective of investigating the possible changes in the STs beliefs occurred between the beginning of Practicum and the teaching practice period, an interpretative analysis, of materials produced by the participants in 2006, was developed. Based on this analysis, an open questionnaire and an interview were carried out in 2007. Data triangulation resulted in the production of meaning, in the light of the works of authors such as Barcelos (2001) and Borg (2003). Results indicate that some of the STs beliefs about EFL teaching in public schools changed after the beginning of the teaching practice.
The use of English has been increasingly growing all around the world. Thereby, new theoretical p... more The use of English has been increasingly growing all around the world. Thereby, new theoretical perspectives about the use and teaching English appear all the time, and English as an International Language (EIL) has become one of the main perspectives currently studied. This article shows a theoretical and bibliographic research about EIL and it’s features and it seeks to explain the EIL theory, it’s divisions and it’s pedagogy.
The present work aimed at analysing two student-teachers’ (ST) beliefs in an undergraduate course... more The present work aimed at analysing two student-teachers’ (ST) beliefs in an undergraduate course in Letras-Ingles about the teaching of English as a foreign language (EFL) in public schools. With the objective of investigating the possible changes in the ST’s beliefs occurred between the beginning of Practicum and the teaching practice period, an interpretative analysis, of materials produced by the participants in 2006, was developed. Based on this analysis, an open questionnaire and an interview were carried out in 2007. Data triangulation resulted in the production of meaning, in the light of the works of authors such as Barcelos (2001) and Borg (2003). Results indicate that some of the ST’s beliefs about EFL teaching in public schools changed after the beginning of the teaching practice.
This article reports on a qualitative study on teachers’ beliefs about grammar and grammar teachi... more This article reports on a qualitative study on teachers’ beliefs about grammar and grammar teaching. The study aimed at investigating nine in-service EFL teachers’ beliefs about grammar, the functions the teachers attribute to grammar and grammar teaching in the EFL classroom, and the sources which influence these teachers’ beliefs.
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressã... more Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.Partindo do pressuposto de que para melhor compreender o ensino de línguas é essencial saber que tipo de concepções, conhecimentos e crenças os professores de língua têm (Freeman & Richards, 1996), esta pesquisa enfoca nas crenças de nove professores de inglês como língua estrangeira - LE a respeito da gramática e do ensino da gramática, e nas práticas de um desses professores ao trabalhar a gramática numa sala de aula de inglês - LE. A pesquisa objetiva investigar (a) as crenças que os professores têm à respeito da gramática, (b) as funções que os professores atribuem à gramática e ao seu ensino na sala de aula de inglês - LE, (c) os fatores que influenciam as crenças desses professores à respeito da gramática e de seu ensino, (d) como essas crenças podem ser contextualizadas com os dados das aulas de um desses professores. Na primeira fase de coleta e análise de dados, um questionário aberto foi aplicado aos professores com a finalidade de atingir os três primeiros objetivos da pesquisa. Posteriormente, com o objetivo de contextualizar as crenças encontradas na análise dos dados do questionário, um segundo estágio de coleta e análise de dados focalizou em episódios de aulas de um dos professores participantes. A análise dos dados mostra que de acordo com esses professores de inglês - LE a gramática e o ensino da gramática devem ser usados como facilitadores para ajudar os alunos em seu processo de aprendizagem. Os resultados também indicam que as crenças desses professores sobre a gramática e o seu ensino são influenciadas por fatores interativos - cognitivos, contextuais e experienciais - corroborando, portanto, os resultados de Borg (1999c)
A presente pesquisa foi desenvolvida em duas escolas de educação básica da rede pública no interi... more A presente pesquisa foi desenvolvida em duas escolas de educação básica da rede pública no interior do Paraná, com as respectivas professoras de língua inglesa do Ensino Médio (EM), e com quatro alunas-professoras do último ano de um curso de licenciatura em Letras Inglês. As discussões teóricas desenvolvidas com as alunas-professoras e professoras foram embasadas em estudos realizados por pesquisadores como Meurer (2000), Heberle e Meurer (2006), entre outros, que têm se preocupado com uma pedagogia baseada em gêneros, com suporte na Lingüística Sistêmico Funcional (Halliday, 1994). Por meio deste estudo, buscamos proporcionar momentos de discussão sobre formas de atuação com ensino de língua inglesa para o EM. A partir dessas discussões com as professoras sobre a viabilização e resultados das atividades propostas pelas alunas-professoras e desenvolvidas com os alunos do EM, foi possível auxiliar o aluno do EM a desenvolver seu senso crítico, em relação a sua posição na sociedade.
Voos Revista Polidisciplinar Eletronica Da Faculdade Guairaca, Sep 29, 2011
Este artigo reporta uma pesquisa que investigou as crencas de duas professoras de ingles-LE sobre... more Este artigo reporta uma pesquisa que investigou as crencas de duas professoras de ingles-LE sobre formacao continuada. Para obtencao dos dados, foram utilizados um questionario aberto e uma entrevista individual com as professoras. Os resultados mostram que as professoras consideravam muito importante a formacao continuada e tinham interesse em dar continuidade a sua formacao. Porem, as participantes afirmaram nao estar investindo em aprimoramentos porque, segundo elas, ha varios fatores que dificultam a busca pelo aperfeicoamento profissional.
Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre as mudancas nas crencas e expectativas de ... more Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre as mudancas nas crencas e expectativas de tres alunas-professoras ao cursar um mestrado em Ensino de Ingles como Segunda ou Outra Lingua (‘Teaching English as a Second or Other Language’) em uma universidade inglesa. A coleta dos dados foi feita com um questionario contendo 47 perguntas abertas e semi-abertas, aplicado no inicio do curso, e com uma mensagem eletronica (e-mail), enviada as alunas-professoras ao final do mestrado. A analise de dados seguiu uma perspectiva qualitativa, conforme o modelo de analise de dominio proposto por Spradley (1980). Os resultados sugerem que as participantes passaram de uma frustracao, sobrecarga e falta de compreensao do que envolve a vida academica no inicio do mestrado, para uma visao mais ampla, na qual aprenderam a apreciar os estudos na universidade e a dar sugestoes para melhora do curso e de seu proprio desenvolvimento.
This article presents an overview of concepts related to identity and language learning, as well ... more This article presents an overview of concepts related to identity and language learning, as well as empirical research on student’s identity in SL, FL and AL classrooms published in recent years, focusing on the theoretical and methodological approaches that supported the studies. Besides a brief history of the concept of identity, it discusses the concept in light of poststructuralist theories. Moreover, the notions of investment and imagined communities, as proposed by Norton (2013, among others) are reviewed along with some empirical studies on identity and language learning. Finally, the paper presents suggestions for further research.
Este artigo reporta os resultados de um estudo etnográfico queinvestigou a relação entre a correç... more Este artigo reporta os resultados de um estudo etnográfico queinvestigou a relação entre a correção de erros gramaticais oraisem uma sala de aula de inglês como língua estrangeira e ascrenças da professora observada sobre esta prática. Os dadoscoletados incluem observação das aulas da professora por cercade 13 horas, notas de campo, um questionário aberto e umaentrevista com a professora. Os resultados indicam que aprofessora corrigia os erros gramaticais orais produzidos porseus alunos e que os tipos de estratégias de correção maisutilizados foram a correção explícita e a correção através desinais metalinguísticos. A professora demonstrou-se preocupadatanto com a fluência de seus alunos como com a maneira comque estes se comunicavam na língua estrangeira, ocorrendo acorreção sempre que estes objetivos não eram atingidos sob oponto de vista da professora.
O presente artigo reporta os resultados de um estudo que investigou os tipos de erros orais que s... more O presente artigo reporta os resultados de um estudo que investigou os tipos de erros orais que seis aprendizes de língua inglesa mais cometiam. Para tal, foram gravadas em áudio e transcritas dez aulas de uma turma composta por seis alunos de nível Novice High, em uma escola de idiomas no interior do estado do Paraná. Os resultados indicaram que, dos 154 erros identificados, os que mais apareceram foram os Intralinguais, totalizando 141 erros. Os erros Interlinguais apareceram quatorze vezes e os erros ambíguos foram os que menos surgiram - somente uma vez. Finalmente, os erros induzidos apareceram quatro vezes durante as aulas, o que indica que, talvez a professora deva tomar mais cuidado com o modo de apresentar a língua estrangeira aos seus alunos.
The present work aimed at analysing two student-teachers (ST) beliefs in an undergraduate course ... more The present work aimed at analysing two student-teachers (ST) beliefs in an undergraduate course in Letras-Ingls about the teaching of English as a foreign language (EFL) in public schools. With the objective of investigating the possible changes in the STs beliefs occurred between the beginning of Practicum and the teaching practice period, an interpretative analysis, of materials produced by the participants in 2006, was developed. Based on this analysis, an open questionnaire and an interview were carried out in 2007. Data triangulation resulted in the production of meaning, in the light of the works of authors such as Barcelos (2001) and Borg (2003). Results indicate that some of the STs beliefs about EFL teaching in public schools changed after the beginning of the teaching practice.
The use of English has been increasingly growing all around the world. Thereby, new theoretical p... more The use of English has been increasingly growing all around the world. Thereby, new theoretical perspectives about the use and teaching English appear all the time, and English as an International Language (EIL) has become one of the main perspectives currently studied. This article shows a theoretical and bibliographic research about EIL and it’s features and it seeks to explain the EIL theory, it’s divisions and it’s pedagogy.
The present work aimed at analysing two student-teachers’ (ST) beliefs in an undergraduate course... more The present work aimed at analysing two student-teachers’ (ST) beliefs in an undergraduate course in Letras-Ingles about the teaching of English as a foreign language (EFL) in public schools. With the objective of investigating the possible changes in the ST’s beliefs occurred between the beginning of Practicum and the teaching practice period, an interpretative analysis, of materials produced by the participants in 2006, was developed. Based on this analysis, an open questionnaire and an interview were carried out in 2007. Data triangulation resulted in the production of meaning, in the light of the works of authors such as Barcelos (2001) and Borg (2003). Results indicate that some of the ST’s beliefs about EFL teaching in public schools changed after the beginning of the teaching practice.
This article reports on a qualitative study on teachers’ beliefs about grammar and grammar teachi... more This article reports on a qualitative study on teachers’ beliefs about grammar and grammar teaching. The study aimed at investigating nine in-service EFL teachers’ beliefs about grammar, the functions the teachers attribute to grammar and grammar teaching in the EFL classroom, and the sources which influence these teachers’ beliefs.
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressã... more Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.Partindo do pressuposto de que para melhor compreender o ensino de línguas é essencial saber que tipo de concepções, conhecimentos e crenças os professores de língua têm (Freeman & Richards, 1996), esta pesquisa enfoca nas crenças de nove professores de inglês como língua estrangeira - LE a respeito da gramática e do ensino da gramática, e nas práticas de um desses professores ao trabalhar a gramática numa sala de aula de inglês - LE. A pesquisa objetiva investigar (a) as crenças que os professores têm à respeito da gramática, (b) as funções que os professores atribuem à gramática e ao seu ensino na sala de aula de inglês - LE, (c) os fatores que influenciam as crenças desses professores à respeito da gramática e de seu ensino, (d) como essas crenças podem ser contextualizadas com os dados das aulas de um desses professores. Na primeira fase de coleta e análise de dados, um questionário aberto foi aplicado aos professores com a finalidade de atingir os três primeiros objetivos da pesquisa. Posteriormente, com o objetivo de contextualizar as crenças encontradas na análise dos dados do questionário, um segundo estágio de coleta e análise de dados focalizou em episódios de aulas de um dos professores participantes. A análise dos dados mostra que de acordo com esses professores de inglês - LE a gramática e o ensino da gramática devem ser usados como facilitadores para ajudar os alunos em seu processo de aprendizagem. Os resultados também indicam que as crenças desses professores sobre a gramática e o seu ensino são influenciadas por fatores interativos - cognitivos, contextuais e experienciais - corroborando, portanto, os resultados de Borg (1999c)
A presente pesquisa foi desenvolvida em duas escolas de educação básica da rede pública no interi... more A presente pesquisa foi desenvolvida em duas escolas de educação básica da rede pública no interior do Paraná, com as respectivas professoras de língua inglesa do Ensino Médio (EM), e com quatro alunas-professoras do último ano de um curso de licenciatura em Letras Inglês. As discussões teóricas desenvolvidas com as alunas-professoras e professoras foram embasadas em estudos realizados por pesquisadores como Meurer (2000), Heberle e Meurer (2006), entre outros, que têm se preocupado com uma pedagogia baseada em gêneros, com suporte na Lingüística Sistêmico Funcional (Halliday, 1994). Por meio deste estudo, buscamos proporcionar momentos de discussão sobre formas de atuação com ensino de língua inglesa para o EM. A partir dessas discussões com as professoras sobre a viabilização e resultados das atividades propostas pelas alunas-professoras e desenvolvidas com os alunos do EM, foi possível auxiliar o aluno do EM a desenvolver seu senso crítico, em relação a sua posição na sociedade.
Voos Revista Polidisciplinar Eletronica Da Faculdade Guairaca, Sep 29, 2011
Este artigo reporta uma pesquisa que investigou as crencas de duas professoras de ingles-LE sobre... more Este artigo reporta uma pesquisa que investigou as crencas de duas professoras de ingles-LE sobre formacao continuada. Para obtencao dos dados, foram utilizados um questionario aberto e uma entrevista individual com as professoras. Os resultados mostram que as professoras consideravam muito importante a formacao continuada e tinham interesse em dar continuidade a sua formacao. Porem, as participantes afirmaram nao estar investindo em aprimoramentos porque, segundo elas, ha varios fatores que dificultam a busca pelo aperfeicoamento profissional.
Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre as mudancas nas crencas e expectativas de ... more Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre as mudancas nas crencas e expectativas de tres alunas-professoras ao cursar um mestrado em Ensino de Ingles como Segunda ou Outra Lingua (‘Teaching English as a Second or Other Language’) em uma universidade inglesa. A coleta dos dados foi feita com um questionario contendo 47 perguntas abertas e semi-abertas, aplicado no inicio do curso, e com uma mensagem eletronica (e-mail), enviada as alunas-professoras ao final do mestrado. A analise de dados seguiu uma perspectiva qualitativa, conforme o modelo de analise de dominio proposto por Spradley (1980). Os resultados sugerem que as participantes passaram de uma frustracao, sobrecarga e falta de compreensao do que envolve a vida academica no inicio do mestrado, para uma visao mais ampla, na qual aprenderam a apreciar os estudos na universidade e a dar sugestoes para melhora do curso e de seu proprio desenvolvimento.
This article presents an overview of concepts related to identity and language learning, as well ... more This article presents an overview of concepts related to identity and language learning, as well as empirical research on student’s identity in SL, FL and AL classrooms published in recent years, focusing on the theoretical and methodological approaches that supported the studies. Besides a brief history of the concept of identity, it discusses the concept in light of poststructuralist theories. Moreover, the notions of investment and imagined communities, as proposed by Norton (2013, among others) are reviewed along with some empirical studies on identity and language learning. Finally, the paper presents suggestions for further research.
Este artigo reporta os resultados de um estudo etnográfico queinvestigou a relação entre a correç... more Este artigo reporta os resultados de um estudo etnográfico queinvestigou a relação entre a correção de erros gramaticais oraisem uma sala de aula de inglês como língua estrangeira e ascrenças da professora observada sobre esta prática. Os dadoscoletados incluem observação das aulas da professora por cercade 13 horas, notas de campo, um questionário aberto e umaentrevista com a professora. Os resultados indicam que aprofessora corrigia os erros gramaticais orais produzidos porseus alunos e que os tipos de estratégias de correção maisutilizados foram a correção explícita e a correção através desinais metalinguísticos. A professora demonstrou-se preocupadatanto com a fluência de seus alunos como com a maneira comque estes se comunicavam na língua estrangeira, ocorrendo acorreção sempre que estes objetivos não eram atingidos sob oponto de vista da professora.
Uploads
Papers by Marcia Carazzai