Devido ao crescimento continuo da producao de residuos na sociedade, coloca-se o desafio: como at... more Devido ao crescimento continuo da producao de residuos na sociedade, coloca-se o desafio: como atores de diferentes campos sociais envolvidos na rede organizada em torno dos residuos solidos domesticos constroem representacoes sociais sobre os residuos solidos domesticos e que caminhos essas representacoes apontam para incrementar a gestao da politica publica de coleta seletiva? Este artigo e pesquisa interdisciplinar realizada no municipio de Estrela, no Vale do Taquari-RS. Utilizaram-se metodologias quanti-qualitativas. Como resultado apontam-se caminhos para qualificar a gestao dos residuos solidos domesticos.
E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, 2020
O avanço dos meios de comunicação abre perspectiva para a participação cidadã e para o pleno exer... more O avanço dos meios de comunicação abre perspectiva para a participação cidadã e para o pleno exercício do direito à informação. Tal prerrogativa, contudo, depende da implementação das premissas legais relativas a tal direito expressas na Constituição Federal de 1988 e nas leis que a seguiram. A internet possibilita aos Comitês de Bacias Hidrográficas serem protagonistas da consecução do direito à informação, de modo a estimular a participação cidadã no debate público sobre a questão hídrica. Este estudo analisa a informação hídrica veiculada pelos comitês de bacias hidrográficas do RS no ambiente virtual, a fim de discutir de que modo suas práticas comunicativas atendem aos pressupostos legais do direito à informação. O estudo é descritivo e analítico, quanti-qualitativo, de base bibliográfica e documental. A amostra incluiu 25 comitês de bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul, onde foram analisadas três categorias: acesso, informação ofertada e redes sociais.
The general aim of this paper is to analyze the environmental practices in the journalistic field... more The general aim of this paper is to analyze the environmental practices in the journalistic field, identifying inclusion marks from the receptor in the news offer. The study object was the coverage given to the floods which occurred in the State of Rio Grande do Sul in July 22nd 2011. For these analyses were compared the journalistic speech published in the following daily journals: Zero Hora and Correio do Povo at State level, and O Informativo do Vale and A Hora do Vale in the regional level. The survey is qualitative, bibliographical and documentary. The data treatment was performed through a speech analysis from the sociosemiotic source. Despite the identification of some inclusion elements of the receptor in the news offer, we concluded it was result of an intuitive doing.
La democratizacion de las noticias en el espacio mediatico esta asociada al presupuesto del derec... more La democratizacion de las noticias en el espacio mediatico esta asociada al presupuesto del derecho publico a la informacion y al periodismo ciudadano, dirigido al cumplimiento de la necesidad de calificar la informacion, que es uno de los que elementos que frena los debates acerca de cuestiones publicas. El proposito de este estudio es reflexionar sobre las relaciones entre el periodismo ambiental y el derecho a la informacion, en el sentido de investigar en que medida las practicas de periodismo ambiental pueden tornarse practicas ciudadanas. Trata tambien de uma reflexion sobre el poder transformador de los acontecimientos desde la discusion de practicas periodisticas y los movimientos comunicativos en las redes sociales. El metodo usado es bibliografico y reflexivo.
O objetivo deste artigo e analisar e comparar qualitativamente a cobertura do tema Economia Verde... more O objetivo deste artigo e analisar e comparar qualitativamente a cobertura do tema Economia Verde, um dos topicos principais da Conferencia das Nacoes Unidas sobre Desenvolvimento Sustentavel, Rio+20, nos jornais Le Monde e Folha de S.Paulo, tendo como base as formacoes discursivas e vozes presentes nos produtos jornalisticos. Toma-se como recorte de analise materias do genero informativo, visando compreender a logica do jornalismo ambiental aplicada. Utiliza-se como metodo a Analise de Discurso francesa, que propicia um mapeamento de vozes e identificacao dos sentidos. Identificou-se a existencia de cinco formacoes discursivas difundidas entre as 33 vozes em ambos os veiculos. O enquadramento geral dado nas coberturas analisadas tratou de ressaltar os aspectos negativos da conferencia, embora reconheca elementos positivos.
O presente artigo busca analisar como o uso das redes sociais contribui para o desenvolvimento da... more O presente artigo busca analisar como o uso das redes sociais contribui para o desenvolvimento da Quarta Onda Feminista no Brasil. Dados como o aumento do número de pesquisas em plataformas de busca online e a multiplicação de páginas de conteúdo feminista em redes sociais destacam o crescente debate sobre o assunto, e justificam a relevância do estudo. O artigo relata o desenvolvimento do movimento feminista, do seu surgimento até a atual insurreição, e a maneira como este se formou. Para isso, utiliza como metodologia estudos bibliográficos sobre feminismo e sobre o uso do espaço virtual por parte de movimentos sociais, bem como o estudo de caso do coletivo feminista brasileiro Não Me Kahlo. Também foi realizada a entrevista com uma das suas fundadoras e a análise quantitativa das publicações na página do coletivo na rede social Facebook, durante os meses de janeiro e junho de 2019. A partir desta metodologia, o estudo identifica a associação direta entre a atual insurreição femin...
O objetivo deste estudo e analisar como as acoes de educacao ambiental desenvolvidas no Centro de... more O objetivo deste estudo e analisar como as acoes de educacao ambiental desenvolvidas no Centro de Educacao Ambiental (CEA) do municipio de Lajeado, se posicionam em relacao aos pressupostos dos documentos internacionais, federais e estadual. E caracterizada e comparada a politica publica municipal em relacao aos principios de documentos sobre educacao ambiental. Utilizaram-se pesquisas bibliografica, documental e de campo, que incluiu entrevistas semi-estruturadas com os atores responsaveis pela sua implantacao no municipio. Os dados foram tratados com analise de conteudo qualitativa. Verificaram-se quais acoes se alinham aos principios dos documentos. Os resultados da analise demonstraram que algumas acoes cumprem totalmente com os principios, enquanto outras cumprem parcialmente ou nao cumprem com os principios propostos nos documentos.
espanolO objetivo do artigo e analisar a cobertura midiatica dada ao tema das mudancas no Codigo ... more espanolO objetivo do artigo e analisar a cobertura midiatica dada ao tema das mudancas no Codigo Florestal, especificamente sobre a reserva legal, nos sites da Câmara dos Deputados Federais e Senado Federal, por meio de suas agencias de noticias, de modo a se discutir a relacao entre esta cobertura com os pressupostos do direito a informacao e da cidadania. Utilizou-se como metodo as pesquisa bibliografica e documental quanti-qualitativa. Apos ampla analise quantitativa das noticias publicadas nos dois sites durante a transicao legislativa, que ocorreu no Brasil em 2011, seguiu-se a etapa da analise qualitativa. Este artigo trata das conclusoes relativas a triangulacao entre as duas etapas. EnglishThe aim of the paper is to analyze the media coverage given to the issue of changes in the Forest Code, specifically on the legal reserve in the U.S. House of Representatives and Senate websites, through their news agencies, in order to discuss the relationship between this coverage with t...
Enquanto lugar que absorve em si as narrativas do mundo, o campo jornalistico parece estar autori... more Enquanto lugar que absorve em si as narrativas do mundo, o campo jornalistico parece estar autorizado a construir, atraves de protocolos e rituais que lhe sao especificos, referencias e pontos de vista sobre os mais variados temas, inclusive aqueles que dizem respeito a oferta de conteudos sobre questoes de ordem ambiental. O objetivo deste estudo e identificar e comparar os temas ambientais agendados por quatro grupos de sites: de midias comerciais, de organizacoes nao governamentais; de organizacoes governamentais e de portais especializados na tematica ambiental. O metodo e quantitativo, baseado na pesquisa bibliografica e documental em 12 sites. A analise de conteudo das 1907 noticias, publicadas entre outubro de 2011 e fevereiro de 2012, em todos os veiculos analisados dos quatro grupos aponta os temas mais recorrentes e o volume de noticias entre os diferentes tipos de sites, buscando aproximacoes e distanciamentos entre eles.
Este artigo trata da interacao entre atores do campo jornalistico e do movimento socioambiental. ... more Este artigo trata da interacao entre atores do campo jornalistico e do movimento socioambiental. Toma-se como embasamento teorico a teoria dos campos sociais, os estudos culturais e as teorias do jornalismo. Trata-se de um estudo teorico-empirico da interacao entre os produtores de noticias e os atores do movimento socioambiental no papel de fontes, onde observamos como estes agendam o campo jornalistico utilizando-se do conhecimento estrategico dos seus jeitos de fazer, especialmente dos criterios de noticiabilidade utilizados pelos jornalistas.
O artigo problematiza o panorama da formação de professores em Educação Ambiental (EA) entre desa... more O artigo problematiza o panorama da formação de professores em Educação Ambiental (EA) entre desafios e potências. Tem-se por objetivo mapear e analisar a produção acadêmica e científica entre 1992 e 2017 em língua espanhola e em língua portuguesa disponível no Portal de Periódicos da Capes referente à formação de professores em EA. A metodologia utilizada foi quanti-qualitativa, bibliográfica e documental a partir da Análise Integrativa. Os resultados demonstram desafios infraestruturais, pessoais, institucionais e ideológicos que atravancam o desenvolvimento de formações significativas e potências quando se utiliza diferentes espaços, agentes e instituições para gerar experimentações através de metodologias plurais e diversificadas no fazer EA através da docência.
Resumo: O estudo teve o intuito de verificar as práticas de Educação Ambiental (EA) voltadas às á... more Resumo: O estudo teve o intuito de verificar as práticas de Educação Ambiental (EA) voltadas às águas de bacia hidrográfica (BH), no contexto americano e europeu. A metodologia empregada foi a revisão sistemática com meta-análise qualitativa. A busca por artigos científicos ocorreu nas bases de dados da SCIELO, DOAJ e EBSCO, procurando por textos publicados entre os anos de 1992 e 2016, advindos da Europa e da América, sendo que foram obtidos 20 artigos científicos com esta ênfase. As características gerais das práticas demonstraram a sua concentração na América, com autores centralizados em um tipo de entidade de origem e área do conhecimento. Existe a concentração em práticas de EA formal direcionadas para os jovens, de modo que os objetivos, os métodos e os resultados obtidos nas práticas de EA encontram-se centrados na compreensão teórica das questões ambientais e as estratégias pedagógicas em atividades tradicionais, contudo, há propostas inovadoras, dinâmicas e interativas nes...
Este trabajo tiene como objetivo investigar y comparar la construcción de los editoriales acerca ... more Este trabajo tiene como objetivo investigar y comparar la construcción de los editoriales acerca de la Conferencia de las Naciones Unidas sobre el Desarrollo Sostenible, Rio+20, en los diarios Le Monde y Folha de S.Paulo. El enfoque teórico se basa en la teoría del establecimiento periodístico de temas de discusión de McCombs (2009), que determina que los medios de comunicación establecen la agenda para el público cuando destacan algunas perspectivas en vez de otras. Como método, se utiliza el análisis discursivo que mapea las voces y identifica los sentidos (Benetti, 2008). Para el análisis de los editoriales, complementariamente se empleó la lógica de Fausto Neto (1999), que permite caracterizar las voces de los periódicos y sus habilidades. La investigación y comparación de los editoriales acerca de la Conferencia Rio+20 en los diarios Le Monde y Folha de S.Paulo apuntaban la existencia de seis formaciones discursivas que determinan cómo los medios actúan como consultores en la e...
Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, 2020
A internet possibilita às organizações sociais o papel de protagonistas na consecução do direito ... more A internet possibilita às organizações sociais o papel de protagonistas na consecução do direito à informação, de modo a estimular a participação cidadã no debate público sobre as mais diversas questões, dentre as quais a hídrica. Este estudo analisa notícias veiculadas por duas organizações governamentais responsáveis pela gestão das águas no contexto brasileiro: uma nacional e outra do estado de São Paulo. Discute-se se suas práticas comunicativas atendem aos pressupostos legais do direito à informação no processo de agendamento e enquadramento da crise hídrica de São Paulo. O estudo é descritivo e analítico, qualitativo, de base bibliográfica e documental. A amostra é não probabilística, por tipicidade e acessibilidade. Emergiram quatro categorias de análise a partir de uma diversidade de elementos que compuseram a macrocategoria enquadramento: fontes, conflitos, responsabilidade e soluções. Concluiu-se que a organização estadual enquadra a crise como uma situação “sob controle”,...
The water crisis in São Paulo between 2013 and 2015 was considered one of the greatest in the his... more The water crisis in São Paulo between 2013 and 2015 was considered one of the greatest in the history of the state, and it was widely covered by the Media. The issue is how groups that are expected to provide information (as they are considered Government bodies, such as the case of the Watershed Committee) tackled the water crisis in São Paulo. This defining issue has driven this quanti-qualitative research on news published in the websites of Watershed Committees that manage the Cantareira System (Committees of Alto Tietê and Piracicaba, Capivari, and Jundiaí -PCJ) and the Brazilian Network of Watershed Organisms (Rebob - Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas).
Estão emergindo formas alternativas nas mídias das organizações da sociedade civil organizada (SC... more Estão emergindo formas alternativas nas mídias das organizações da sociedade civil organizada (SCO) quando trabalham na ótica informativo-jornalística ou as práticas remetem às lógicas tradicionalizadas pelo campo jornalístico? O objetivo deste artigo é refletir sobre as lógicas das mídias da sociedade civil organizada (SCO) quando abordam o tema ambiental na ótica informativo-jornalística. Abordam-se elementos da interface entre estudos de comunicação midiatizada e SCO utilizando-se a revisão bibliográfica.
Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), 2016
Este artigo reflete sobre o uso do audiovisual em processos de educomunicação socioambiental esco... more Este artigo reflete sobre o uso do audiovisual em processos de educomunicação socioambiental escolar. Quais os desafios e as potencialidades que o uso destes dispositivos midiáticos em processos de educomunicação socioambiental apresentam? Busca-se resposta a esta questão utilizando-se o método bibliográfico. Abordam-se as contribuições da educomunicação socioambiental na Educação Ambiental, a educomunicação como uma estratégia de sedução no espaço escolar, o audiovisual como um desafio para professores e sua potencialidade pedagógica. Conclui-se essa abordagem como sendo um exercício político por meio de dispositivos que exploram a criatividade, a ludicidade e a construção da sustentabilidade no espaço escolar.
Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), 2015
O objetivo do estudo foi investigar a potencialidade do método Vivências na Natureza, de Joseph C... more O objetivo do estudo foi investigar a potencialidade do método Vivências na Natureza, de Joseph Cornell, para processos de Educação Ambiental. O estudo delimitou-se à Escola Estadual Barão de Parima, de Boa Vista, Roraima. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, a qual incluiu questionários e entrevistas semiestruturadas e o desenvolvimento de atividades vivenciadas, visando a um contato mais próximo com a natureza. Concluiu-se que o método proporcionou envolvimento e sensibilização dos alunos, fortalecendo e ressignificando suas relações com a natureza e com o grupo, portanto as vivências potencializaram o processo de Educação Ambiental.
Devido ao crescimento continuo da producao de residuos na sociedade, coloca-se o desafio: como at... more Devido ao crescimento continuo da producao de residuos na sociedade, coloca-se o desafio: como atores de diferentes campos sociais envolvidos na rede organizada em torno dos residuos solidos domesticos constroem representacoes sociais sobre os residuos solidos domesticos e que caminhos essas representacoes apontam para incrementar a gestao da politica publica de coleta seletiva? Este artigo e pesquisa interdisciplinar realizada no municipio de Estrela, no Vale do Taquari-RS. Utilizaram-se metodologias quanti-qualitativas. Como resultado apontam-se caminhos para qualificar a gestao dos residuos solidos domesticos.
E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, 2020
O avanço dos meios de comunicação abre perspectiva para a participação cidadã e para o pleno exer... more O avanço dos meios de comunicação abre perspectiva para a participação cidadã e para o pleno exercício do direito à informação. Tal prerrogativa, contudo, depende da implementação das premissas legais relativas a tal direito expressas na Constituição Federal de 1988 e nas leis que a seguiram. A internet possibilita aos Comitês de Bacias Hidrográficas serem protagonistas da consecução do direito à informação, de modo a estimular a participação cidadã no debate público sobre a questão hídrica. Este estudo analisa a informação hídrica veiculada pelos comitês de bacias hidrográficas do RS no ambiente virtual, a fim de discutir de que modo suas práticas comunicativas atendem aos pressupostos legais do direito à informação. O estudo é descritivo e analítico, quanti-qualitativo, de base bibliográfica e documental. A amostra incluiu 25 comitês de bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul, onde foram analisadas três categorias: acesso, informação ofertada e redes sociais.
The general aim of this paper is to analyze the environmental practices in the journalistic field... more The general aim of this paper is to analyze the environmental practices in the journalistic field, identifying inclusion marks from the receptor in the news offer. The study object was the coverage given to the floods which occurred in the State of Rio Grande do Sul in July 22nd 2011. For these analyses were compared the journalistic speech published in the following daily journals: Zero Hora and Correio do Povo at State level, and O Informativo do Vale and A Hora do Vale in the regional level. The survey is qualitative, bibliographical and documentary. The data treatment was performed through a speech analysis from the sociosemiotic source. Despite the identification of some inclusion elements of the receptor in the news offer, we concluded it was result of an intuitive doing.
La democratizacion de las noticias en el espacio mediatico esta asociada al presupuesto del derec... more La democratizacion de las noticias en el espacio mediatico esta asociada al presupuesto del derecho publico a la informacion y al periodismo ciudadano, dirigido al cumplimiento de la necesidad de calificar la informacion, que es uno de los que elementos que frena los debates acerca de cuestiones publicas. El proposito de este estudio es reflexionar sobre las relaciones entre el periodismo ambiental y el derecho a la informacion, en el sentido de investigar en que medida las practicas de periodismo ambiental pueden tornarse practicas ciudadanas. Trata tambien de uma reflexion sobre el poder transformador de los acontecimientos desde la discusion de practicas periodisticas y los movimientos comunicativos en las redes sociales. El metodo usado es bibliografico y reflexivo.
O objetivo deste artigo e analisar e comparar qualitativamente a cobertura do tema Economia Verde... more O objetivo deste artigo e analisar e comparar qualitativamente a cobertura do tema Economia Verde, um dos topicos principais da Conferencia das Nacoes Unidas sobre Desenvolvimento Sustentavel, Rio+20, nos jornais Le Monde e Folha de S.Paulo, tendo como base as formacoes discursivas e vozes presentes nos produtos jornalisticos. Toma-se como recorte de analise materias do genero informativo, visando compreender a logica do jornalismo ambiental aplicada. Utiliza-se como metodo a Analise de Discurso francesa, que propicia um mapeamento de vozes e identificacao dos sentidos. Identificou-se a existencia de cinco formacoes discursivas difundidas entre as 33 vozes em ambos os veiculos. O enquadramento geral dado nas coberturas analisadas tratou de ressaltar os aspectos negativos da conferencia, embora reconheca elementos positivos.
O presente artigo busca analisar como o uso das redes sociais contribui para o desenvolvimento da... more O presente artigo busca analisar como o uso das redes sociais contribui para o desenvolvimento da Quarta Onda Feminista no Brasil. Dados como o aumento do número de pesquisas em plataformas de busca online e a multiplicação de páginas de conteúdo feminista em redes sociais destacam o crescente debate sobre o assunto, e justificam a relevância do estudo. O artigo relata o desenvolvimento do movimento feminista, do seu surgimento até a atual insurreição, e a maneira como este se formou. Para isso, utiliza como metodologia estudos bibliográficos sobre feminismo e sobre o uso do espaço virtual por parte de movimentos sociais, bem como o estudo de caso do coletivo feminista brasileiro Não Me Kahlo. Também foi realizada a entrevista com uma das suas fundadoras e a análise quantitativa das publicações na página do coletivo na rede social Facebook, durante os meses de janeiro e junho de 2019. A partir desta metodologia, o estudo identifica a associação direta entre a atual insurreição femin...
O objetivo deste estudo e analisar como as acoes de educacao ambiental desenvolvidas no Centro de... more O objetivo deste estudo e analisar como as acoes de educacao ambiental desenvolvidas no Centro de Educacao Ambiental (CEA) do municipio de Lajeado, se posicionam em relacao aos pressupostos dos documentos internacionais, federais e estadual. E caracterizada e comparada a politica publica municipal em relacao aos principios de documentos sobre educacao ambiental. Utilizaram-se pesquisas bibliografica, documental e de campo, que incluiu entrevistas semi-estruturadas com os atores responsaveis pela sua implantacao no municipio. Os dados foram tratados com analise de conteudo qualitativa. Verificaram-se quais acoes se alinham aos principios dos documentos. Os resultados da analise demonstraram que algumas acoes cumprem totalmente com os principios, enquanto outras cumprem parcialmente ou nao cumprem com os principios propostos nos documentos.
espanolO objetivo do artigo e analisar a cobertura midiatica dada ao tema das mudancas no Codigo ... more espanolO objetivo do artigo e analisar a cobertura midiatica dada ao tema das mudancas no Codigo Florestal, especificamente sobre a reserva legal, nos sites da Câmara dos Deputados Federais e Senado Federal, por meio de suas agencias de noticias, de modo a se discutir a relacao entre esta cobertura com os pressupostos do direito a informacao e da cidadania. Utilizou-se como metodo as pesquisa bibliografica e documental quanti-qualitativa. Apos ampla analise quantitativa das noticias publicadas nos dois sites durante a transicao legislativa, que ocorreu no Brasil em 2011, seguiu-se a etapa da analise qualitativa. Este artigo trata das conclusoes relativas a triangulacao entre as duas etapas. EnglishThe aim of the paper is to analyze the media coverage given to the issue of changes in the Forest Code, specifically on the legal reserve in the U.S. House of Representatives and Senate websites, through their news agencies, in order to discuss the relationship between this coverage with t...
Enquanto lugar que absorve em si as narrativas do mundo, o campo jornalistico parece estar autori... more Enquanto lugar que absorve em si as narrativas do mundo, o campo jornalistico parece estar autorizado a construir, atraves de protocolos e rituais que lhe sao especificos, referencias e pontos de vista sobre os mais variados temas, inclusive aqueles que dizem respeito a oferta de conteudos sobre questoes de ordem ambiental. O objetivo deste estudo e identificar e comparar os temas ambientais agendados por quatro grupos de sites: de midias comerciais, de organizacoes nao governamentais; de organizacoes governamentais e de portais especializados na tematica ambiental. O metodo e quantitativo, baseado na pesquisa bibliografica e documental em 12 sites. A analise de conteudo das 1907 noticias, publicadas entre outubro de 2011 e fevereiro de 2012, em todos os veiculos analisados dos quatro grupos aponta os temas mais recorrentes e o volume de noticias entre os diferentes tipos de sites, buscando aproximacoes e distanciamentos entre eles.
Este artigo trata da interacao entre atores do campo jornalistico e do movimento socioambiental. ... more Este artigo trata da interacao entre atores do campo jornalistico e do movimento socioambiental. Toma-se como embasamento teorico a teoria dos campos sociais, os estudos culturais e as teorias do jornalismo. Trata-se de um estudo teorico-empirico da interacao entre os produtores de noticias e os atores do movimento socioambiental no papel de fontes, onde observamos como estes agendam o campo jornalistico utilizando-se do conhecimento estrategico dos seus jeitos de fazer, especialmente dos criterios de noticiabilidade utilizados pelos jornalistas.
O artigo problematiza o panorama da formação de professores em Educação Ambiental (EA) entre desa... more O artigo problematiza o panorama da formação de professores em Educação Ambiental (EA) entre desafios e potências. Tem-se por objetivo mapear e analisar a produção acadêmica e científica entre 1992 e 2017 em língua espanhola e em língua portuguesa disponível no Portal de Periódicos da Capes referente à formação de professores em EA. A metodologia utilizada foi quanti-qualitativa, bibliográfica e documental a partir da Análise Integrativa. Os resultados demonstram desafios infraestruturais, pessoais, institucionais e ideológicos que atravancam o desenvolvimento de formações significativas e potências quando se utiliza diferentes espaços, agentes e instituições para gerar experimentações através de metodologias plurais e diversificadas no fazer EA através da docência.
Resumo: O estudo teve o intuito de verificar as práticas de Educação Ambiental (EA) voltadas às á... more Resumo: O estudo teve o intuito de verificar as práticas de Educação Ambiental (EA) voltadas às águas de bacia hidrográfica (BH), no contexto americano e europeu. A metodologia empregada foi a revisão sistemática com meta-análise qualitativa. A busca por artigos científicos ocorreu nas bases de dados da SCIELO, DOAJ e EBSCO, procurando por textos publicados entre os anos de 1992 e 2016, advindos da Europa e da América, sendo que foram obtidos 20 artigos científicos com esta ênfase. As características gerais das práticas demonstraram a sua concentração na América, com autores centralizados em um tipo de entidade de origem e área do conhecimento. Existe a concentração em práticas de EA formal direcionadas para os jovens, de modo que os objetivos, os métodos e os resultados obtidos nas práticas de EA encontram-se centrados na compreensão teórica das questões ambientais e as estratégias pedagógicas em atividades tradicionais, contudo, há propostas inovadoras, dinâmicas e interativas nes...
Este trabajo tiene como objetivo investigar y comparar la construcción de los editoriales acerca ... more Este trabajo tiene como objetivo investigar y comparar la construcción de los editoriales acerca de la Conferencia de las Naciones Unidas sobre el Desarrollo Sostenible, Rio+20, en los diarios Le Monde y Folha de S.Paulo. El enfoque teórico se basa en la teoría del establecimiento periodístico de temas de discusión de McCombs (2009), que determina que los medios de comunicación establecen la agenda para el público cuando destacan algunas perspectivas en vez de otras. Como método, se utiliza el análisis discursivo que mapea las voces y identifica los sentidos (Benetti, 2008). Para el análisis de los editoriales, complementariamente se empleó la lógica de Fausto Neto (1999), que permite caracterizar las voces de los periódicos y sus habilidades. La investigación y comparación de los editoriales acerca de la Conferencia Rio+20 en los diarios Le Monde y Folha de S.Paulo apuntaban la existencia de seis formaciones discursivas que determinan cómo los medios actúan como consultores en la e...
Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, 2020
A internet possibilita às organizações sociais o papel de protagonistas na consecução do direito ... more A internet possibilita às organizações sociais o papel de protagonistas na consecução do direito à informação, de modo a estimular a participação cidadã no debate público sobre as mais diversas questões, dentre as quais a hídrica. Este estudo analisa notícias veiculadas por duas organizações governamentais responsáveis pela gestão das águas no contexto brasileiro: uma nacional e outra do estado de São Paulo. Discute-se se suas práticas comunicativas atendem aos pressupostos legais do direito à informação no processo de agendamento e enquadramento da crise hídrica de São Paulo. O estudo é descritivo e analítico, qualitativo, de base bibliográfica e documental. A amostra é não probabilística, por tipicidade e acessibilidade. Emergiram quatro categorias de análise a partir de uma diversidade de elementos que compuseram a macrocategoria enquadramento: fontes, conflitos, responsabilidade e soluções. Concluiu-se que a organização estadual enquadra a crise como uma situação “sob controle”,...
The water crisis in São Paulo between 2013 and 2015 was considered one of the greatest in the his... more The water crisis in São Paulo between 2013 and 2015 was considered one of the greatest in the history of the state, and it was widely covered by the Media. The issue is how groups that are expected to provide information (as they are considered Government bodies, such as the case of the Watershed Committee) tackled the water crisis in São Paulo. This defining issue has driven this quanti-qualitative research on news published in the websites of Watershed Committees that manage the Cantareira System (Committees of Alto Tietê and Piracicaba, Capivari, and Jundiaí -PCJ) and the Brazilian Network of Watershed Organisms (Rebob - Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas).
Estão emergindo formas alternativas nas mídias das organizações da sociedade civil organizada (SC... more Estão emergindo formas alternativas nas mídias das organizações da sociedade civil organizada (SCO) quando trabalham na ótica informativo-jornalística ou as práticas remetem às lógicas tradicionalizadas pelo campo jornalístico? O objetivo deste artigo é refletir sobre as lógicas das mídias da sociedade civil organizada (SCO) quando abordam o tema ambiental na ótica informativo-jornalística. Abordam-se elementos da interface entre estudos de comunicação midiatizada e SCO utilizando-se a revisão bibliográfica.
Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), 2016
Este artigo reflete sobre o uso do audiovisual em processos de educomunicação socioambiental esco... more Este artigo reflete sobre o uso do audiovisual em processos de educomunicação socioambiental escolar. Quais os desafios e as potencialidades que o uso destes dispositivos midiáticos em processos de educomunicação socioambiental apresentam? Busca-se resposta a esta questão utilizando-se o método bibliográfico. Abordam-se as contribuições da educomunicação socioambiental na Educação Ambiental, a educomunicação como uma estratégia de sedução no espaço escolar, o audiovisual como um desafio para professores e sua potencialidade pedagógica. Conclui-se essa abordagem como sendo um exercício político por meio de dispositivos que exploram a criatividade, a ludicidade e a construção da sustentabilidade no espaço escolar.
Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), 2015
O objetivo do estudo foi investigar a potencialidade do método Vivências na Natureza, de Joseph C... more O objetivo do estudo foi investigar a potencialidade do método Vivências na Natureza, de Joseph Cornell, para processos de Educação Ambiental. O estudo delimitou-se à Escola Estadual Barão de Parima, de Boa Vista, Roraima. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, a qual incluiu questionários e entrevistas semiestruturadas e o desenvolvimento de atividades vivenciadas, visando a um contato mais próximo com a natureza. Concluiu-se que o método proporcionou envolvimento e sensibilização dos alunos, fortalecendo e ressignificando suas relações com a natureza e com o grupo, portanto as vivências potencializaram o processo de Educação Ambiental.
Uploads
Papers by Jane Mazzarino