Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Zero-a-seis, 2023
Revista Brasileira de Educação, 2014
Este trabalho foi feito a partir da minha experiência como professor de artes visuais em escolas na cidade de São Paulo e Santo André. São reflexões nascidas das observações sobre as crianças durante as atividades e dos registros sobre esta prática. Outra contribuição muito importante surgiu do contato com professores de Educação Infantil nos cursos de formação que tenho ministrado. Contatos muito ricos em relatos de experiências de trabalho que constituíram-se num verdadeiro aprendizado. Esta é uma tentativa de oferecer diretrizes para o trabalho com artes visuais a este professor.
Olhar de Professor, 2014
Esta pesquisa analisa as relações de gênero e a construção da docência masculina na Educação Infantil (EI), compreendendo como se dá a escolha e a inserção desses professores homens nessa etapa da educação escolar. A ancoragem teórica apoia-se nos Estudos de Gênero, e a abordagem de pesquisa é qualitativa. Foram entrevistados três professores homens, oriundos de diferentes municípios do Estado do Rio Grande do Sul e que estavam atuando em escolas de EI. A partir das análises, constatamos que os homens enfrentam dificuldades ao optarem por essa profissão normalizada como feminina. Apesar disso, alguns homens resistem, negociam e se mantêm nessa atividade, demonstrando que as masculinidades são múltiplas e plurais, construídas em meio aos desafios e possibilidades que a docência em Educação Infantil produz.
REVISTA JOVENS PESQUISADORES , 2013
RESUMO O presente estudo tem como objetivo debater a questão do trabalho infanto-juvenil no âmbito artístico, com ênfase em programas televisivos, ao mesmo tempo em que se projetam alternativas e soluções para tal violação por meio dos mecanismos das políticas públicas. A elaboração do raciocínio deste se deu de forma inicial sob as bases históricas que denotaram a visão violenta e repressora destes infantes, para após isso comentar a dimensão da alteração sofrida a partir da adoção da teoria da proteção integral. Nesse sentido, frisou-se o pensamento de combinação entre todos os entes sociais na busca por efetividade dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, fato este que compunha ao lado das políticas públicas uma associação dupla (jurídico/política) para adimplir com os objetivos traçados a estes peculiares seres humanos. Apesar do caráter inicial da pesquisa, buscou-se demonstrar os caminhos compreendidos como mais adequados no combate ao trabalho de crianças e adolescentes, ou seja, entendendo as leis já existentes e os tratados os quais o país ratificou, pois se impõe a necessidade de um pensamento não somente momentâneo, mas também em longo prazo, visando a erradicar essa chaga do corpo cultural brasileiro. Palavras-chave: Direitos da Criança e Adolescente. Trabalho Infantil Artístico. Proteção Integral. ABSTRACT This study aims to discuss the issue of child labor in art with an emphasis in television programs, while designing alternatives and solutions to such violation by the mechanisms of public policy. The elaboration of this argument occurred early in the historical bases, which denote the violent and repressive perception of infants, to after comment the extent of alteration suffered from the adoption of the theory of integral protection. In this sense, it is stressed, if the thought of combining all social beings in pursuit of effectiveness of fundamental rights of children and adolescents, a fact that made up beside a double association of public policy (legal/policy) to fulfill with the objectives outlined these peculiar human beings. In spite of the initial research, it was sought to demonstrate the ways understood as more suitable in combating child labor and adolescents, in other words, understanding existing laws and treaties to which the country has ratified, since it imposes the
Educação e Pesquisa, 2001
Poiésis Pedagógica, 2019
O presente artigo consiste em discussão teórica sobre osfundamentos estéticos da educação, no âmbito da Educação Infantil. Busca responder àpergunta: O que um educador deve ter em mente se deseja trabalhar com a arte na Educação Infantil? A partir da tríade criar, fruir e refletir(conhecer-apreender-refletir), são desenvolvidos elementos entendidos como essenciais a uma prática educativa que compreenda,simultaneamente,os universos da experiência estética e da Educação Infantil. Tal reflexão, não levaa um “como fazer”, mascaminhosa serempensados e trilhadospelo educador que deseje proporcionar às crianças momentos de criação, comunicação e expressão através da arte. Tais vivências podem ser proporcionadas a partir da organização do espaço, de propostas variadas, do uso de materiais e na interação com outras crianças. Nessa lógica, a posição do professor-propositor se configura como a de alguém que amplia as vivências possíveis, com vistas a auxiliar as crianças no cultivo de seu percurso criativo e de experimentação estética.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Critical Sociology, 2024
Fauna y Manifestaciones Rupestres en América Latina,, 2024
Nova et Vetera , 2024
International Journal for Research in Applied Science and Engineering Technology
Jornadas científicas: "Ostentación y lujo desde la época antigua a la Moderna: Piedras duras, gemas y vidrios" , 05-06/06/2024 Fundación Caja Cantabria (CASYC) Organiza: Universidad de Cantabria, 2024
Jelenkori Társadalmi és Gazdasági Folyamatok
Archives of Cardiovascular Diseases Supplements, 2012
European Journal of Psychological Assessment, 2004
International Journal of Research in Advanced Engineering and Technology, 2021
Periódico Tchê Química, 2017
Economia e Sociedade, 2018
International Journal of Computing and ICT …, 2010